Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Batalha do Pacífico”, o mais recente filme de Guillermo Del Toro, somos confrontados com o facto do planeta estar à mercê de uma legião de criaturas destruidoras. Destaque também para o filme de animação “Turbo”, onde um caracol deseja ser o mais veloz da sua espécie e tornar-se no grande vencedor das corridas de Indianapolis.
Estreia ainda o filme francês “A Loja dos Suicídios”; o drama “A Qualquer Preço”, realizado por Ramin Bahrani; o thriller “Dentro de Casa”, baseado na peça de teatro “O Rapaz da Última Fila”, do espanhol Juan Mayorga; o filme “Por Linhas Tortas”, que conta a história de um homem que após dez anos passados numa clínica de reabilitação; e por fim, o filme brasileiro “Xingu – A Expedição”, sobre a cultura das civilizações indígenas.
BATALHA DO PACÍFICO M12|ACÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|131m
Realizador: Guillermo del Toro Argumento: Travis Beacham, Guillermo del Toro Intérpretes: Idris Elba, Charlie Hunnam, Charlie Day, Ron Perlman, Diego Klattenhoff, Rinko Kikuchi, Burn Gorman, Max Martini, Ron Perlman, Clifton Collins Jr., Brad William Henke IMDB: 7,9 /10 (34 260 votos)
Em “Batalha do Pacífico”, o mais recente filme de Guillermo Del Toro, somos confrontados com o facto do planeta estar à mercê de uma legião de criaturas destruidoras. Para os combater, teremos nós mesmos de criar uma resistência capaz, onde os robôs gigantescos são uma realidade. O filme conta com Charlie Hunnam, Rinko Kikuichi, Idris Elba e Charlie Day nos principais papeis.
Deste sempre se previu que raças alienígenas surgiriam dos céus. Quando seres enormes e ferozes, de nome kaiju, emergiram das profundezas do Oceano Pacífico, nenhuma nação estava preparada para a hecatombe que se aproximava.
Os ataques, à escala global, eram maciços, e deram início a uma guerra sem precedentes que resultou na perda de milhões de vidas. Embora conscientes do poder dos seus inimigos, os seres humanos criaram máquinas de guerra aptas a uma luta corpo-a-corpo: os jaegar, “robots” colossais comandados por dois pilotos neurologicamente conectados.
Porém, apesar de conseguirem algum controlo sobre a ameaça, depressa se apercebem que não estão à altura da força ou velocidade dos kaiju. À beira da extinção, a última esperança recai sobre dois heróis improváveis: um piloto reformado e um jovem inexperiente que se unem para ressuscitar um jaegar lendário, mas velho e ultrapassado.
Assim, no meio do desespero, este trio transforma-se na mais credível hipótese de sobrevivência de toda a vida na Terra.
A LOJA DOS SUICÍDIOS M12|ANIMAÇÃO, COMÉDIA, MUSICAL|FRANÇA|79m
Realizador: Patrice Leconte Argumento: Patrice Leconte, Jean Teulé Intérpretes: Bernard Alane, Isabella Spade, Kacey Mottet Klein, Isabelle Giami, Laurent Gendron, Pierre-François Martin-Laval, Eric Métayer, Jacques Mathou IMDB: 5,9 /10 (1 486 votos)
Imagine uma cidade em que as pessoas já não riem, de tal forma que a loja que mais floresce é a que vende venenos e cordas para enforcar. Mas a dona vai ter um bebé, que é a alegria em pessoa! Na Loja dos Suicídios, o mal já está feito… “A Loja dos Suicídios” é o primeiro filme de animação realizado pelo autor de “Ridiculo”, Patrice Leconte.
Eles vivem numa cidade melancólica, triste e desesperada, onde a taxa de suicídio aumenta de ano para ano.
Para levar a vida, esta família ganha o seu sustento com a loja mais concorrida da cidade, a loja dos suicídios, onde disponibiliza todo o material para sossegadas formas de pôr fim à própria vida.
Tudo corre como esperado até nascer Alen, o terceiro filho. Ao contrário de toda a gente daquele lugar, ele é a verdadeira encarnação da alegria de viver. Assim, à medida que cresce, aquele menino vai alterar a dinâmica familiar, contaminando, com as suas gargalhadas e energia positiva, um mundo absolutamente avesso à felicidade.
E até na loja, sem que alguém se aperceba, começa a evitar os suicídios dos clientes, ao dar-lhes motivos para olharem o mundo de uma outra maneira…
Primeiro filme de animação do realizador Patrice Leconte (“Rua dos Prazeres”, “10 Dias para Encontrar um Melhor Amigo”), é baseado na novela homónima escrita, em 2007, pelo francês Jean Teulé.
A QUALQUER PREÇO M12|DRAMA, FAMILIAR, THRILLER|EUA|105m
Realizador: Ramin Bahrani Argumento: Ramin Bahrani, Hallie Elizabeth Newton Intérpretes: Zac Efron, Dennis Quaid, Heather Graham, Clancy Brown, Kim Dickens, Patrick Stevens, Guy Massey, John Hoogenakker, Laura Atwood IMDB: 5,5 /10 (872 votos)
“A Qualquer Preço” é realizado por Ramin Bahrani (“Goodbye Solo”), através do argumento do próprio e Hallie Elizabeth Newton. Situado no competitivo mundo da agricultura moderna, o enredo de “At Any Price” acompanha o ambicioso Henry Whipple (Dennis Quaid), um indivíduo que pretende que o seu rebelde filho (Zac Efron) expanda o império agrícola da família.
No competitivo mundo da agricultura moderna, o ambicioso Henry Whipple quer que o seu filho rebelde Dean o ajude a expandir o império agrícola da família.
No entanto, Dean tem outros planos para o futuro: pretende tornar-se um piloto profissional de corrida da NASCAR.
Quando uma investigação expõe o negócio de alto trisco, pai e filho são empurrados para uma crise inesperada que ameaça todo o sustento da família.
DENTRO DE CASA M12|MISTÉRIO, THRILLER|FRANÇA|105m
Realizador: François Ozon Argumento: Juan Mayorga, François Ozon Intérpretes: Bastien Ughetto, Denis Ménochet, Emmanuelle Seigner, Ernst Umhauer, Fabrice Luchini, Kristin Scott Thomas IMDB: 7,3 /10 (7 396 votos)
Baseado na peça de teatro “O Rapaz da Última Fila”, do espanhol Juan Mayorga, “Dentro de Casa” conta a história de um rapaz de 16 anos que se infiltra na casa de um colega de turma sob o pretexto de o ajudar na disciplina de matemática. Estas visitas transformam-se em textos que o rapaz apresenta ao seu professor de Francês. O filme foi o grande vencedor do Festival de San Sebastián onde conquistou o prémio máximo para o melhor filme da competição (a Concha de Ouro) mas também o Prémio de Melhor Argumento.
Claude Garcia, um jovem estudante de 16 anos, imiscui-se em casa de um colega de turma com intenção de observar a sua família e usá-la como inspiração para a sua escrita.
Quando o ano lectivo se inicia, Germain, o professor de literatura francesa, percebe, através dos trabalhos que pede aos alunos, que aquele rapaz é possuidor de um dom raro.
Apesar de introvertido e solitário, a sua personalidade cativa o professor, que considera que as obras literárias por ele criadas possuem uma força fora do comum, que vai muito além da sua idade ou maturidade.
Porém, com o passar do tempo, os textos começam a revelar o seu lado “voyeurista” e perverso, com detalhes cada vez mais explícitos sobre a vida privada da família em questão.
Dividido entre a decisão de o denunciar ou de o encorajar a continuar, o professor entra num perigoso jogo que porá em causa algo mais do que a sua carreira ou reputação.
POR LINHAS TORTAS M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA
Realizador: James Cox Argumento: David Cole Intérpretes: Anna Paquin, Ryan Phillippe, Luke Wilson, Powers Boothe, Riley Thomas Stewart, Ursula Parker, Christa Campbell, Tess Harper, Simone Levin, Johnnie Brannon IMDB: 5,2 /10 (1 405 votos)
“Por Linhas Tortas” (“Straight A’s”) conta a história de um homem que após dez anos passados numa clínica de reabilitação, começa a ser assombrado pelo fantasma da sua mãe que o obriga a regressar à família que rejeitou durante anos. O filme é realizado por James Cox e conta no elenco com Anna Paquin, Ryan Phillippe e Luke Wilson.
Depois de mais de uma década a entrar e a sair de clínicas de reabilitação, Scott (Ryan Phillippe) é convencido pelo fantasma da mãe a regressar a casa, de modo a fazer as pazes com família.
Finalmente disposto a ceder, Scott monta no seu cavalo e faz-se à estrada em direcção a Shreveport, EUA, com a intenção de resolver as coisas com William (Luke Wilson), o irmão, e Charles (Riley Thomas Stewart), o seu filho.
Porém, no seu caminho vai reencontrar Katherine (Anna Paquin), a sua ex-namorada e hoje esposa do seu irmão. Esse encontro irá dar origem a todo o tipo de mal-entendidos, que os forçarão a compreender as suas motivações e, dessa forma, a reatar os laços que os uniram no passado.
TURBO M6|ANIMAÇÃO, FAMILIAR|EUA|96m
Realizador: David Soren Argumento: Darren Lemke, Robert D. Siegel Intérpretes: Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Maya Rudolph, Michael Peña, Luis Guzmán, Bill Hader, Richard Jenkins, Ken Jeong, Michelle Rodriguez, Ben Schwartz, Snoop Dogg IMDB: (ainda sem votação)
“Turbo” é um caracol que deseja ser o mais veloz da sua espécie e tornar-se no grande vencedor das corridas de Indianapolis. Um dia, é acidentalmente sugado para o interior do motor de um automóvel, onde entra em contato com óxido nítrico e conquista a velocidade com que sempre sonhou. Uma comédia de animação realizada por David Soren que, na sua versão original, conta com as vozes de Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Maya Rudolph, Michelle Rodriguez, Snoop Dogg e Samuel L. Jackson, entre outros.
Turbo é um pequeno caracol de jardim cujo maior sonho é tornar-se o mais veloz do mundo dos gastrópodes. A sua obsessão por tudo o que se move rapidamente fez dele um pária dentro da pacata comunidade onde nasceu.
Marginalizado por todos, Turbo anseia por escapar àquele destino, que considera mais triste do que uma morte lenta.
Um dia, após ter sido atropelado por um carro em alta velocidade que quase lhe rouba a vida, adquire um misterioso poder que o torna capaz de atingir velocidades vertiginosas.
Assim, o pequeno animal, feliz por conseguir um feito nunca antes visto, decide realizar a maior ambição da sua vida: competir com os mais conceituados pilotos de IndyCar dos EUA. Com isto em mente, nada, nem ninguém, o vai parar.
Uma comédia de animação realizada por David Soren que, na sua versão original, conta com as vozes de Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Maya Rudolph, Michelle Rodriguez, Snoop Dogg e Samuel L. Jackson, entre outros.
XINGU – A EXPEDIÇÃO M12|AVENTURA, DRAMA|BRASIL|102m
Realizador: Cao Hamburger Argumento: Elena Soarez, Cao Hamburger Intérpretes: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maria Flor, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá IMDB: 7,0 /10 (704 votos)
O filme brasileiro “Xingu – A Expedição”, a ser lançado em Portugal a 18 de julho, pode servir para diminuir o brutal preconceito e ignorância que ainda paira sobre a cultura das civilizações indígenas. O filme, que já estreou no Brasil em abril de 2012, relata o percurso de três irmãos, Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Boas, que se tornaram grandes defensores das causas indígenas no Brasil e foram os idealizadores da primeira reserva indígena oficial do país, criada em 1961.
Até aos anos 1930, a maior parte da população brasileira estava concentrada no litoral. Por esse motivo, em 1938, com o objectivo de incentivar a ocupação da região interior, Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, inicia o programa Marcha para o Oeste, uma política de colonização e expansão económica e demográfica do território.
A Expedição Roncador-Xingu, integrada nesse programa, tinha o propósito de fazer o reconhecimento oficial das áreas ocupadas pelos povos indígenas e elaborar mapas da região. Nomeados chefes da expedição, Cláudio, Orlando e Leonardo Villas-Bôas conseguem estabelecer contacto com os povos indígenas.
Com este percurso, os três irmãos acabam por se tornar os grandes defensores dos direitos dos índios. As suas ideias progressistas contribuíram para a criação, em 1961, do Parque Indígena do Xingu, uma área de 27 mil quilómetros quadrados a norte do estado de Mato Grosso, entre o Planalto Central e a Floresta Amazónica.
Produzida por Fernando Meirelles e apresentada na secção Panorama do Festival de Berlim, esta é a terceira longa-metragem do brasileiro Cao Hamburger e conta com a participação dos actores João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat.