Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Homem de Aço”, que regressa ao grande ecrã pela mão de Zack Snyder, de “300” e “Sucker Punch”, com produção de Christopher Nolan e argumento de David S. Goyer, a dupla de “O Cavaleiro das Trevas Renasce”.
Estreia ainda o filme francês “A Datilógrafa”, uma comédia realizada por Régis Roinsard; o filme português “Bairro”, da autoria de Francisco Moita Flores e que surge a partir da série que a TVI irá transmitir com o mesmo nome; o filme de animação “Garfield – Um Festival de Comédia”; “Imperador”, um drama ambientado no Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial; e por fim, “Operação Gerónimo: A Caça a Bin Laden”, um filme em estilo de documentário, que se inspira na verdadeira missão que deu origem, em Maio de 2011, à captura e morte de um dos homens mais procurados do mundo.
HOMEM DE AÇO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FANTÁSTICO, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|143m
Realizador: Zack Snyder Argumento: David S. Goyer Intérpretes: Henry Cavill, Amy Adams, Diane Lane, Russell Crowe, Michael Shannon, Kevin Costner, Christopher Meloni, Laurence Fishburne, Jadin Gould, Tahmoh Penikett, Ayelet Zurer, Antje Traue, Richard Schiff, Dylan Sprayberry, Michael Kelly IMDB: 7,9 /10 (125 602 votos)
O Super Homem regressa ao cinema pela mão de Zack Snyder, de “300” e “Sucker Punch”, com produção de Christopher Nolan e argumento de David S. Goyer, a dupla de “O Cavaleiro das Trevas Renasce”. “Homem de Aço” é realizado por Zack Snyder e conta no elenco com Henry Cavill (Superman), Amy Adams (Lois Lane), Ayelet Zurer (Lara-El), Russell Crowe (Jor-El), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), entre outros.
Clark chegou à Terra ainda bebé, proveniente de um planeta longínquo chamado Krypton. Com a sua origem mantida em segredo, foi criado por Martha e Jonathan Kent, que se dedicaram de corpo e alma à sua educação.
Agora, já adulto, vive angustiado por um constante sentimento de não-pertença a uma raça que não é a dele, questionando a origem dos seus poderes, que gradualmente se têm fortalecido.
É então que, a viver numa cidade devastada pela criminalidade e corrupção, descobre a finalidade da sua própria existência ao criar o Super-Homem, um justiceiro sobre-humano capaz de restaurar a paz e o equilíbrio ao planeta que o acolheu.
Contra o super-herói estão dois outros sobreviventes Kryptonianos, o vilão General Zod, interpretado por Michael Shannon, e Faora, a parceira maléfica de Zod, interpretada por Antje Traue. Também de Krypton estão Lara Lor-Van, a mãe biológica do Super-Homem e Jor-El, o pai biológico, interpretado por Russell Crowe.
A DATILÓGRAFA M12|COMÉDIA|FRANÇA|111m
Realizador: Régis Roinsard Argumento: Régis Roinsard, Daniel Presley Intérpretes: Romain Duris, Déborah François, Bérénice Bejo, Shaun Benson, Mélanie Bernier, Nicolas Bedos, Miou-Miou, Eddy Mitchell, Frédéric Pierrot, Marius Colucci, Emeline Bayart, Yannik Landrein, Nastassja Girard, Caroline Tillette, Jeanne Cohendy IMDB: 6,7 /10 (1 691 votos)
“A Datilógrafa” é uma comédia realizada por Régis Roinsard, que também assina o argumento juntamente com Daniel Presley e Romain Compingt. A história do filme centra-se na Primavera de 1958. Rose Pamphyle tem 21 anos e vive com o pai, dono de uma loja numa pequena aldeia normanda. Está prometida ao filho do proprietário da garagem e tem reservado o destino de uma mulher dócil e esforçada. Contudo, Rose não quer essa vida…
França, 1958. Rosa Pamphyle (Déborah François) tem 21 anos e vive com o pai, um homem rústico, proprietário da única mercearia da cidade. O futuro dela reserva-lhe um casamento combinado com o filho de um mecânico e uma vida calma como dona de casa.
Porém, é uma rapariga moderna: o que realmente sonha para a sua vida é ser secretária. Assim, perseguindo o sonho, Rosa segue viagem até Lisieux, onde se candidata ao lugar de secretária na empresa de Louis Échard (Romain Duris), um atraente solteirão algo afectado. Apesar de a entrevista se revelar um autêntico fracasso, ele descobre em Rosa uma aptidão totalmente inesperada: a capacidade de escrever à máquina a uma velocidade estonteante.
É então que Louis, de natureza altamente competitiva, vê nela a candidata perfeita para secretária do ano. Para isso decide contratá-la, treiná-la e, no momento certo, fazê-la participar num concurso internacional de secretárias. Com este objectivo em mente, eles não só acabarão por vencer o desafio como terão de lidar com algo bastante mais complexo: o amor.
Nomeado para cinco Césares (os “Óscares franceses”), uma comédia que marca a estreia na realização do francês Régis Roinsard.
BAIRRO M12|ACÇÃO, AVENTURA, CRIME, DRAMA|PORTUGAL
Realizador: Jorge Cardoso, Lourenço Mello, José Manuel Fernandes, Ricardo Inácio Argumento: Francisco Moita Flores Intérpretes: Maria João Bastos, Paulo Pires, Carloto Cotta, Afonso Pimentel, João Lagarto, Dânia Neto, Carlos Malvarez, Duarte Gomes, Leandro Pires, Sara Santos, Joana Ribeiro Santos, Luís Gaspar, Rui Unas, Margarida Moreira, Julie Sargeant, Virgílio Castelo IMDB: (ainda sem votação)
O filme português “O Bairro”, da autoria de Francisco Moita Flores e que surge a partir da série que a TVI irá transmitir com o mesmo nome. Maria João Bastos será Diana, a protagonista desta história. No filme, órfã desde os dez anos, Diana nasceu e cresceu num bairro pobre e hoje é a implacável líder de um “gang” de criminosos. Ao mesmo tempo que é capaz de matar com ferocidade, é leal e capaz dos maiores actos de generosidade.
Diana, nasceu e cresceu no Bairro da Estrela Polar, perdeu os pais quando ainda era criança e lidera um bando de criminosos que negoceia em droga, lavagem de dinheiro, armas, quadros, jóias e tabaco. Comanda os principais assaltos por toda Lisboa. É uma líder fria, calculista e protetora, mas também uma mulher sedutora, engenhosa e solidária.
O Bairro agradece-lhe a generosidade pagando com o silêncio sobre as suas atividades criminosas. É ela que lidera os assaltos mais ousados e a quadrilha observa um respeito sem limites pelas decisões daquela mulher, capaz de matar com uma frieza implacável.
A violência alastra cada vez mais. O Bairro está por sua conta. É o reduto inexpugnável que a protege. De arma em punho abre caminho, a tiro e ao murro, com golpes de audácia que deixam a Polícia Judiciária perplexa.
Diana é um desafio para a as autoridades que não medem esforços para tentar apanhá-la. Desmantelar a quadrilha de Diana torna-se uma obsessão.
A Polícia Judiciária reconhece que está perante o maior desafio da instituição. E, por isso, não a deixará em paz enquanto não a meter nos calabouços… ou na morgue.
Diana enfrentará conflitos internos no bando, a cobiça de gangs rivais e a perseguição feroz da polícia. Conseguirá resistir a todos os desafios?
GARFIELD – UM FESTIVAL DE COMÉDIA M6|ANIMAÇÃO, COMÉDIA|EUA|79m
Realizador: Mark A.Z. Dippé, Eondeok Han Argumento: Jim Davis Intérpretes: Frank Welker, Tim Conway, Gregg Berger, Wally Wingert, Audrey Wasilewski, Fred Tatasciore, Stephen Stanton IMDB: 3,9 /10 (274 votos)
Garfield, há muito o campeão de talentos do Festival de Comédia, acredita que este ano poderá ganhar novamente com seu número de comédia habitual. O problema é que a sua parceira (e namorada) Arlene quer mudar o número. Quando Garfield recusa, Arlene junta-se ao charmoso novo gato da cidade, Ramone…
Garfield, há muito o campeão de talentos do Festival de Comédia, acredita que este ano só poderá ganhar como sempre com seu número de comédia habitual. O problema é que a sua parceira (e namorada) Arlene quer mudar o número. Quando Garfield, se recusa, Arlene junta-se ao super charmoso novo gato da cidade, Ramone, para um tango de fazer parar a ação. Não sendo feito para números a solo, Garfield perde o seu espírito de comediante!
Com o tempo contado até ao espetáculo, Garfield, com o seu amigo Odie, partem à procura do Santo Graal das Gargalhadas, o lago mágico da água das gargalhadas, na Floresta Mística, cuja existência leu num livro de contos.
Numa viagem cheia de enigmas, piadas, personagens engraçados e um guru da comédia (Freddy o Sapo, o primeiro ser engraçado!), conseguirá Garfield aprender as lições da verdadeira comédia e regressar a tempo de resgatar o primeiro prémio, e recuperar Arlene?
IMPERADOR M12|DRAMA, GUERRA, HISTÓRIA|EUA|105m
Realizador: Peter Webber Argumento: Vera Blasi, David Klass, Shiro Okamoto Intérpretes: Matthew Fox, Tommy Lee Jones, Eriko Hatsune, Toshiyuki Nishida, Masayoshi Haneda IMDB: 6,3 /10 (698 votos)
“Imperador” é um drama ambientado no Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial. No filme, o General Bonner Fellers (Matthew Fox), um especialista em assuntos japoneses, precisa tomar uma decisão de importância histórica: deve o Imperador Hirohito ser julgado e enforcado como um criminoso de guerra? Tommy Lee Jones faz o General Douglas MacArthur no filme.
Enquanto detentor do poder real sobre uma potência estrangeira, o General Douglas MacArthur designa o general Bonner Fellers – um perito em cultura japonesa e em inteligência militar, para secretamente encontrar uma resposta à questão para paira sobre o país: deverá o Imperador Japonês, adorado pelo seu povo, ser salvo ou castigado por crimes de guerra?
Dividido entre a precária situação política da sua urgente missão e uma demanda pessoal que o leva a tentar encontrar uma professora primária, o verdadeiro motivo que o levou ao Japão, Fellers apenas tem uma certeza: a de que as movimentações que se desenrolam à sua volta irão mudar, para sempre, o seu coração e a história entre duas nações.
Um drama histórico, realizado por Peter Webber, sobre um dos mais importantes, embora pouco conhecidos, momentos políticos do séc. XX.
OPERAÇÃO GERÓNIMO: A CASA A BIN LADEN M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA|EUA|164m
Realizador: John Stockwell Argumento: Kendall Lampkin Intérpretes: Cam Gigandet, Anson Mount, Freddy Rodríguez, Xzibit, Kathleen Robertson, Robert Knepper, Eddie Kaye Thomas IMDB: 5,4 /10 (4 321 votos)
Baseado na história real, o filme “Operação Gerónimo: A Caça a Bin Laden” foca-se na acção conjunta da CIA com os operativos das forças especiais do Exército norte-americano, os chamados SEALs. Em operação no Paquistão, eles estão em busca de pistas que os vão levar enfim ao seu maior inimigo: trata-se do terrorista Osama Bin-Laden, o homem mais procurado do planeta!
A 11 de Setembro de 2001, o mundo assistia em directo a um ataque terrorista sem precedentes. O acontecimento deu origem a uma época de instabilidade e medo e, por essa razão, foram somados esforços para capturar Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, a organização responsável pelos ataques.
Quando, dez anos volvidos, surgem rumores sobre a sua localização a norte do Paquistão, a CIA prepara um grupo SEAL da Marinha dos EUA para uma missão ultra-secreta, com o objectivo de capturar – ou matar -, o responsável pela morte de milhares de inocentes.
Apesar da dúvida acerca da posição exacta de bin Laden, e ignorando as possíveis implicações de um ataque-surpresa em solo paquistanês, o Pentágono decide avançar com a ofensiva. Assim, um grupo restrito de homens altamente treinados para as mais arriscadas missões vai ter nas suas mãos o destino de muitos outros…
Realizado por John Stockwell, um filme em estilo de documentário, que se inspira na verdadeira missão que deu origem, em Maio de 2011, à captura e morte de um dos homens mais procurados do mundo.