Por Ricardo Vieira para o Pplware. Com a continuação do drama biográfico de Che Guevara, um filme com um elenco fortíssimo e a mais recente aventura da Dreamworks, escolhi para filme da semana um filme independente de terror. Querem saber porquê?
CHE – GUERRILHA (Che – guerrilla)
Biográfico|Espanha,EUA,França|131 min Realizador: Steven Soderbergh Argumento: Peter Buchman, Benjamin A. Van Der Veen Intérpretes: Benicio Del Toro, Catalina Sandino Moreno, Demián Bichir, Joaquim de Almeida, Rodrigo Santoro. IMDB: 7,1/10 (2 606 votos) RT: 78% (36 críticas)
Segunda e última paret da biografia que Steven Soderbergh filmou sobre Ernesto Guevara (Che), o revolucionário e herói da revolução cubana. Na primeira, “O Argentino”, relata-se a participação de chena Revolução Cubana (1959) e avança-se até o discurso do guerrilheiro em Nova Iorque, na Assembleia-Geral da ONU, em 1964. Esta 2ª parte do filme chama-se “Guerrilha” e centra-se nos 341 dias que Che passou na selva boliviana, entre os guerrilheiros, até à sua morte.
Um filme a ver, principalmente para quem gostou da primeira parte. Nesta conclusão do drama biográfico de Che Guevara, entra o português Joaquim de Almeida e o brasileiro Rodrigo Santoro, caras conhecidas do público português. De reter a fabulosa interpretação de Benicio Del Toro.
ELE NÃO ESTÁ ASSIM TÃO INTERESSADO
(He’s just not that into you) Comédia|EUA|129 min Realizador: Ken Kwapis Argumento: Abby Kohn, Marc Silverstein Intérpretes: Ben Affleck, Drew Barrymore, Jennifer Anniston, Jennifer Connelly , Scarlet Johansson IMDB: 6,5/10 (7 766 votos) RT: 43% (131 críticas)
Se alguma vez já esteve sentada à frente do telefone a perguntar-se porque razão ele disse que ligava mas não liga, ou se não percebe o porquê dela não querer ir mais para a cama consigo, ou porque diabo a sua relação não avança para o nível seguinte… ele (ou ela) talvez não estejam mesmo nessa…
Baseado no popular dos argumentistas de “O Sexo e a Cidade”, Greg Behrendt e Liz Tuccillo, “Ele Não Está Assim Tão Interessado” conta a história cruzada de um grupo de vintões e trintões de Baltimore, enquanto estes navegam através das suas várias relações, desde o vazio da cena do engate até aos terrenos profundos mas escorregadios da vida marital, mas tentando sempre ler da melhor maneira os sinais que lhe são enviados pelo sexo oposto.
O que surpreende logo neste filme é o seu elenco. Dele fazem uma incrível junção da nomes famosos e conhecidos, já para não falar na beleza feminina que encherá a tela. É uma comédia que tem tido um recepção morna por parte do público e negativa por parte da crítica. O problema é que, com tanto talento no ecrã, as personagens são pouco desenvolvidas caindo em estereótipos comuns destes filmes.
MONSTROS VS ALIENS (monsters vs aliens)
Animação|EUA|94 min Realizador: Rob Letterman, Conrad Vernon Argumento: Maya Forbes, Wallace Wolodarsky,Rob Letterman, Jonathan Aibel Intérpretes: Hugh LAurie, Kiefer Sutherland, Reese Whiterspoon IMDB: 7,3/10 ( 1 402 votos) RT: 70% (135 críticas)
Quando, no dia do seu casamento, a californiana Susan Murphy é abalroada inesperadamente por um meteoro cheio de viscosidade oriunda do espaço interplanetário, ela cresce misteriosamente 14 metros e 28 centímetros. O exército entra em acção e ela é capturada e levada para um complexo secreto do Governo.
Aí, é apelidada de Ginórmica e conotada com um grupo estranho de monstros: o brilhante Dr. Barata Prof. Dr., o macho meio macaco, meio peixe O Elo Perdido, o gelatinoso e indestrutível B.O.B e a larva de 106 metros, de seu nome Insectosaurus. No entanto, o tempo de encarceramento é interrompido, quando um misterioso robot alien chega à Terra.
Como último recurso, sob orientação do General G.R. R.A. Provoka a tripulação heterogénea de Monstros é chamada para entrar em acção e combater os aliens para, deste modo, salvarem o mundo da destruição iminente.
Monstros VS Aliens é o primeiro filme totalmente produzido em 3-D pelos estúdios da Dreamworks, o mesmo estúdio responsável por grandes êxitos de bilheteira, tais como: Shrek e Madagáscar. A recepção deste filme na primeira semana de exibição nos cinema americanos foi estrondosa.
Em apenas 3 dias conseguiu arrecada qualquer coisa como 60 milhões de dólares! Espera-se um filme divertido, recheado de peripécias e aventuras bem ao estilo destas produções de animação.
O LAGO PERFEITO (eden lake)
Terror|Reino Unido|91 min Realizador: James Watkins Argumento: James Watkins Intérpretes: Jack O’Connel, Kelly Reilly, Michael Fassbender, Tara Ellis IMDB: 7/10 (6 344 votos) RT: 83% (23 críticas)
A professora primária Jenny e o seu namorado Steve saíram de Londres para um fim-de-semana, num bonito e isolado lago. Steve escolheu esta paisagem romântica e aguarda o momento perfeito para surpreender Jenny com um pedido de casamento. Eles montaram uma tenda, foram nadar, apanharam sol e saborearam a tranquilidade – até que o sossego foi quebrado por um grupo de jovens arruaceiros ameaçadores.
Quando Steve confronta o grupo sobre o comportamento deles, uma luta começa e Steve acidentalmente mata o cão de Brett, o líder do grupo.
De repente, o fim-de-semana perfeito transforma-se num pesadelo de sobrevivência, à medida que são forçados a fugir pela floresta para escapar à vingança dos perseguidores. Separada do Steve, Jenny tem de recorrer a uma reserva desconhecida de força – e crueldade – para sobreviver…
Eden Lake é um filme intenso, perturbador, chocante e incrivelmente desafiador. Tive oportunidade de vê-lo ontem à noite, e devo dizer que não estava nada à espera de algo tão bom. À primeira vista parecia-me mais um filme de terror com pitadas de slasher-teen. Mais um a juntar às dezenas de filmes que têm aparecido nestes últimos anos, mas estava enganado.
Esta produção inglesa independente, consegue retratar o fenómeno “bullying” de uma maneira aterrorizadora. Não existem monstros, não existem cenas fictícias, a violência abunda tanto física como psicológica e, meus amigos, os vilões aqui são crianças! E acreditem que são crianças doentias.
É uma mostra do que é a violência infantil e que resulta de uns pais violentos e sem qualquer tipo de moral e que não impõem regras nem limites. O “EU POSSO” e o “EU FAÇO” são armas completamente poderosas nas mãos de jovens delinquentes e sem qualquer pudor. É um filme a não perder. Não o recomendo a pessoas mais sensíveis, mas acreditem que é uma espectacular montanha-russa de sensações que culmina num final incrível.
RESTANTES ESTREIAS:
Autocarro 174, A Mulher Sem Cabeça, Street Fighter: A Lenda de Chun-Li.