Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Velocidade Furiosa 6”, o blockbuster de sucesso mundial. Desta vez, o grupo de Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker), espalhou-se pelo globo após o golpe no Rio de Janeiro que rendeu 100 milhões de dólares. Mas a impossibilidade de regressar a casa e o facto de estarem sempre em fuga deixa-os com uma amarga sensação.

Estreia ainda o filme de animação espanhol “Rugas”; a reputada obra de Charles Dickens, “Grandes Esperanças”; o thriller “O Fundamentalista Relutante”, adaptado a partir da obra de Mohsin Hamid; a comédia dramática “Selecção Natural”, que marca a estreia na realização de Robbie Pickering; e por fim, o drama “Um Planeta Solitário”, que se foca num casal, interpretado por Bernal e Furstenberg, que se encontra de casamento marcado, até que uma viagem casual, coloca tudo em causa…

VELOCIDADE FURIOSA 6 M12|ACÇÃO, CRIME, THRILLER|EUA|130m

Realizador: Justin Lin Argumento: Chris Morgan, Gary Scott Thompson Intérpretes: Paul Walker, Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jordana Brewster, Gina Carano, Luke Evans, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Eva Mendes IMDB: 7,7 /10 (7 611 votos)

Vin Diesel, Paul Walker e Dwayne Johnson lideram o elenco de estrelas em “Velocidade Furiosa 6”, o regresso do blockbuster de sucesso mundial. Jordana Brewster, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Sung Kang, Gal Gadot, Chris “Ludacris” Bridges e Elsa Pataky – juntam-se aos recém-chegados vilões Luke Evans e Carano Gina. Desta vez, o grupo de Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker), espalhou-se pelo globo após o golpe no Rio de Janeiro que rendeu 100 milhões de dólares. Mas a impossibilidade de regressar a casa e o facto de estarem sempre em fuga deixa-os com uma amarga sensação.

Após o último golpe no Brasil, que lhes rendeu 100 milhões de dólares, Dominic Toretto (Vin Diesel) e o seu grupo de corredores estão dispersos pelo mundo sob identidades secretas, sempre atentos aos movimentos das autoridades.

É então que Dom, ainda a viver no Rio de Janeiro, é abordado pelo agente Hobbs (Dwayne Johnson), que dedicou os últimos meses a perseguir um grupo internacional de mercenários dedicado à violência e extorsão, cujos métodos de condução os têm tornado exímios na arte da fuga.

A única forma de deter os criminosos é vencê-los nas ruas. Para isso, o agente investe numa última jogada: desafiar Dom a reunir a sua equipa e a juntar-se a ele. Em troca, ser-lhes-á concedido o perdão total pelos seus crimes e a oportunidade de um recomeço nos EUA, sem cadastro.

ARRUGAS M12|ANIMAÇÃO|ESPANHA|89m

Realizador: Ignacio Ferreras Argumento: Rosanna Cecchini, Ignacio Ferreras Intérpretes: Tacho González, Álvaro Guevara, Mabel Rivera, Álvaro Cervantes IMDB: 7,3 /10 (596 votos)

A longa-metragem de animação 2D, “Rugas”, é um filme de animação para um público adulto baseada na aclamada banda desenhada homónima de Paco Roca (Premio Nacional del Comic 2008). O filme narra a amizade entre Emilio e Miguel, dois idosos internados num lar. Emilio, que acaba de chegar num estado inicial de Alzheimer será ajudado por Miguel e outros colegas para não acabar no piso superior da instituição, o temido andar dos «assistidos», que é como ali chamam aos casos perdidos.

Emílio e Miguel são dois amigos a dividir quarto num lar de terceira idade. Quando são diagnosticados a Emílio os primeiros sintomas de Alzheimer, Miguel percebe que terá de encontrar uma maneira de impedir que o transfiram para o segundo andar da instituição, para onde, supostamente, são deslocados os casos sem solução.

Assim, ao mesmo tempo que um se vai perdendo nos labirintos da memória, confundindo a realidade com criações da sua mente envelhecida, o outro arranja um plano infalível que provará a todos que, mesmo na velhice, a amizade é o bem mais precioso.

GRANDES ESPERANÇAS M12|DRAMA|REINO UNIDO|128m

Realizador: Mike Newell Argumento: David Nicholls, Charles Dickens Intérpretes: Jeremy Irvine, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Holliday Grainger, Robbie Coltrane, Ewen Bremner, Sally Hawkins, Jason Flemyng IMDB: 6,2 /10 (2 483 votos)

A reputada obra de Charles Dickens, “Grandes Esperanças”, conta a história de Philip Pirrip (Pip), um rapaz a quem foi concedida uma grande fortuna, de forma que este se tornasse um cavalheiro sem quaisquer esforços. Escrita durante a era vitoriana, em 1861, a obra foi publicada em três volumes e inspirou diversos filmes e séries de televisão.

Inglaterra, princípio do séc. XIX. Pip, um órfão de seis anos, é salvo das ruas e ajudado por um misterioso benfeitor. ´

Sem saber a identidade daquele homem ou receber qualquer tipo de explicação, o pequeno é levado para a capital, onde cresce e é educado lado a lado com as pessoas mais importantes da sociedade londrina, tornando-se um verdadeiro cavalheiro.

Porém, quando a vida de Pip está no auge e ele, já homem feito, conquista o seu lugar no mundo, a verdade sobre a origem da fortuna que tem recebido anonimamente é descoberta. As consequências são catastróficas e vão afectar, para sempre, todos os que o rodeiam.

O FUNDAMENTALISTA RELUTANTE M12|DRAMA, THRILLER|EUA|130m

Realizador: Mira Nair Argumento: Ami Boghani, Mohsin Hamid, William Wheeler Intérpretes: Kate Hudson, Kiefer Sutherland, Liev Schreiber, Nelsan Ellis, Riz Ahmed, Martin Donovan, Christopher Nicholas Smith, Om Puri IMDB: 6,3 /10 (755 votos)

Adaptado a partir da obra de Mohsin Hamid, e com Riz Ahmed, Kate Hudson, Liev Schreiber, Martin Donovan e Kiefer Sutherland no elenco, no filme “O Fundamentalista Relutante” seguimos Changez, um jovem paquistanês (Ahmed), que trabalha em Wall Street e cuja vida muda radicalmente quando ocorrem os atentados do 11 de Setembro. Tudo é contado num café a um estranho e assim saberemos a sua ascensão meteórica no mundo da finança, mas também a sua queda vertiginosa e os fracassos amorosos que associados aos ataques terroristas levaram-no a abandonar o EUA e regressar ao Paquistão.

Changez Khan é um jovem paquistanês licenciado pela Universidade de Princeton, EUA, com um futuro brilhante à sua frente. Logo após terminar os estudos académicos, inicia a sua carreira como analista financeiro na Underwood Samson, uma das mais importantes empresas de Wall Street.

A sua vida nos EUA é a realização do “sonho americano” e ele sente-se perfeitamente adaptado e aceite naquela sociedade. Mas tudo se altera no dia 11 de Setembro de 2001, em que um ataque terrorista sem precedentes muda o mundo para sempre. A partir daquela data, Changez começa a sentir um clima de desconfiança sobre si, devido à sua cultura e nacionalidade.

É assim que, cansado de ser perseguido por razões injustificadas, decide regressar à sua terra natal e abraçar as suas origens. Ali, a sua inteligência e personalidade carismática vão fazer dele um líder, respeitado pelos jovens estudantes paquistaneses que o vêem como um mentor. E, simultaneamente, em alguém temido pelas entidades norte-americanas.

SELEÇÃO NATURAL M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|90m

Realizador: Robbie Pickering Argumento: Robbie Pickering Intérpretes: Rachael Harris, Jon Gries, Matt O’Leary, John Diehl, Vanessa Vander Pluym, Billy Blair, Berna Roberts, Michael Hyland, Melinda DeKay, Hallie Martin IMDB: 6,0 /10 (644 votos)

No filme “Selecção Natural”, quando uma dona de casa cristã e estéril descobre que o seu marido sofreu um derrame numa clínica de doação de esperma, onde ele fazia doações há anos, ela decide procurar o primeiro “filho” gerado com o esperma do marido. Uma comédia dramática que marca a estreia na realização de Robbie Pickering e que conta com Rachael Harris, Matt O’Leary e John Diehl nos principais papéis.

Linda White (Rachael Harris), uma dona de casa dedicada cristã, leva uma vida abrigada no Texas suburbano. O seu mundo vira-se de cabeça para baixo quando descobre que o seu marido que está a morrer, Abe, tem um filho de 23 anos ilegítimo chamado Raymond (Matt O’Leary), que vive na Flórida.

Em algum lugar na ponta de culpa e solidão, Linda promete a Abe um desejo final e embarca numa jornada quixotesca para encontrar Raymond e trazê-lo de volta.

Ao longo do caminho, a relação maravilhosamente bizarra de Linda com Raymond vai ensinar-lhe mais sobre si do que ela jamais imaginou ser possível e forçá-la a vir aos termos com o seu passado conturbado.

UM PLANETA SOLITÁRIO M12|DRAMA|EUA|113m

Realizador: Julia Loktev Argumento: Tom Bissell, Julia Loktev Intérpretes: Gael García Bernal, Hani Furstenberg, Bidzina Gujabidze IMDB: 5,5 /10 (1 548 votos)

“Um Planeta Solitário”, novo filme com Gael García Bernal e Hani Furstenberg, é realizado por Julia Loktev, a cargo de quem ficou, também, o argumento. A mesma realizadora de “Day Night Day Night” faz o seu regresso ao género thriller com “The Loneliest Planet”, filme que recebeu críticas bastante positivas nos mais variados festivais por onde passou. A história foca-se num casal, interpretado por Bernal e Furstenberg, que se encontra de casamento marcado, até que uma viagem casual, coloca tudo em causa…

Alex e Nica são jovens, estão apaixonados e têm casamento marcado. No Verão antes do casamento, vão de mochilas às costas até às montanhas do Cáucaso, na Geórgia. O casal contrata um guia local para levá-los numa expedição pelas montanhas e partem em direcção a uma paisagem deslumbrante.

Os três andam a pé durante horas, vão trocando histórias e fazendo jogos.

É então que acontece um deslize momentâneo, um gesto que dura apenas dois ou três segundos, um gesto que acaba logo após ter começado.

Mas uma vez feito, não pode ser desfeito. Depois de feito, corre o risco de desfazer tudo aquilo em que o casal acreditava saber um sobre o outro e sobre si mesmos.

Um filme sobre traição, tanto acidental como deliberada, e sobre a ambiguidade do perdão.

Exit mobile version