Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Assalto à Casa Branca”, onde o enredo acompanha Mike Banning, um ex-Agente dos Serviços Secretos que se torna na última esperança dos Estados Unidos da América quando um grupo de terroristas toma de assalto a 1600 Pennsylvania Ave.
Estreia ainda o filme “A Essência do Amor” com Rachel McAdams, Ben Affleck, Javier Bardem e Rachel Weisz; o filme português “Além de Ti”; o drama co-produzido pela Irlanda e Portugal “Beat Girl”; “Incompatíveis e Não Só…”, uma comédia francesa realizada por David Charhon; o drama português “Photo”; o filme “Renoir”, que regista o pintor francês Pierre-Auguste Renoir nos seus últimos anos de vida; e por fim, a comédia romântica “Só Precisamos de Amor”.
ASSALTO À CASA BRANCA M12|ACÇÃO, AVENTURA, DRAMA, THRILLER|EUA|120m
Realizador: Antoine Fuqua Argumento: Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt Intérpretes: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Angela Bassett, Dylan McDermott, Ashley Judd, Melissa Leo, Rick Yune, Robert Forster, Tory Kittles, Cole Hauser, Radha Mitchell IMDB: 7,0 /10 (24 538 votos)
“Assalto à Casa Branca” é realizado por Antoine Fuqua (“Brooklyn’s Finest”), através do argumento de Creighton Rothenberger e Katrin Benedikt, é descrito como uma espécie de “Die Hard” na Casa Branca. O enredo acompanha Mike Banning, um ex-Agente dos Serviços Secretos que se torna na última esperança dos Estados Unidos da América quando um grupo de terroristas toma de assalto a 1600 Pennsylvania Ave.
Através de um ousado ataque à Casa Branca, um pequeno grupo de extremistas fortemente armados e meticulosamente treinados consegue apoderar-se do edifício e prender o Presidente Benjamin Asher e a sua equipa, dentro de um bunker subterrâneo impenetrável.
Durante a invasão, Mike Banning, um ex-agente dos serviços secretos da guarda do Presidente, que acaba por ficar involuntariamente preso no edifício, decide juntar-se à batalha e fazer o trabalho para o qual treinou durante toda a sua vida: proteger o presidente, a todo custo.
Banning usa o seu treino e profundo conhecimento da residência oficial do presidente, tornando-se nos olhos e ouvidos da equipa de segurança nacional, chefiada por Allan Trumbull (Morgan Freeman), no interior da Casa Branca.
Com o escalar da tensão, os terroristas começam a executar reféns e prometem concretizar todas ameaças, caso as suas exigências não sejam atendidas. A equipa de segurança nacional não tem assim outra opção se não depositar as suas esperanças em Banning para cumprir a missão de resgatar o Presidente antes dos terroristas levarem a cabo o seu aterrorizante plano.
A ESSÊNCIA DO AMOR M12|DRAMA, ROMANCE|EUA|112m
Realizador: Terrence Malick Argumento: Terrence Malick Intérpretes: Rachel McAdams, Ben Affleck, Javier Bardem, Rachel Weisz, Amanda Peet, Olga Kurylenko, Barry Pepper IMDB: 6,5 /10 (4 117 votos)
No que promete ser uma nova entrada na poética carreira de Terrence Malick (“A Árvore da Vida”), o filme “A Essência do Amor” passa-se após uma visita ao Mont Saint-Michel, onde Marina e Neil regressam ao Oklahoma e aí começam a surgir problemas. Marina conhece um padre que duvida da sua vocação e Neil recupera os laços com a amiga de infância, Jane.
Drama romântico centrado em Neil, um homem que se encontra dividido entre duas paixões: Marina, uma mulher europeia que viajou para os Estados Unidos para estar com ele, e Jane, uma antiga chama da sua cidade natal que reacendeu.
Em “A Essência do Amor”, Terence Malick explora a forma como o amor e as suas fases e épocas – paixão, simpatia, obrigação, tristeza, indecisão – podem transformar, destruir e reinventar vidas.
ALÉM DE TI M12|DRAMA, MUSICAL, ROMANCE|PORTUGAL|92m
Realizador: João Marco Argumento: João Marco Intérpretes: Mário Spencer, Joana Costa, Sofia Reis, João Machado, Adelaide Fonseca, Nuno Faísca, Igor Arrais, Igor Arrais, João Jonas IMDB: (ainda sem votação)
“Além de Ti” é um filme elaborado de forma independente que foi inteiramente rodado no Algarve, sobretudo em Faro, entre o inicio de Agosto de 2011 e o final de Setembro do mesmo ano. “Além de Ti” é realizado por João Marco (“Borboleta”), através do argumento do próprio, e conta no elenco com Mário Spencer, Joana Costa, Sofia Reis, João Machado, Nuno Faísca, Nuno Murta, Adelaide Fonseca, João Jonas e Pedro Monteiro.
Tomás e Sofia são casados há cinco anos. Ele é cartoonista no jornal local. Ela trabalha num Hotel.
Tomás tem o sonho de ser artista plástico, mas falta-lhe a força interior para sê-lo. Raul, o seu melhor amigo e “anjo-da-guarda”, insiste na qualidade maior das suas pinturas.
Mas quando tudo parece renascer, Tomás entra numa crise emocional que o afasta de Sofia, a ponto de ela não o reconhecer. Sofia começa a perder a sua lucidez, vive num isolamento que não quer.
No seu estado de dormente, ela começa a sentir-se mal com aquilo que descobre dentro de si… algo que sente cada vez mais próximo. Sofia percebe que a sua vida se tornou em algo que agora não consegue controlar.
Duas histórias paralelas sobre dois olhares que se procuram e simultaneamente se temem. A vida, apenas.
BEAT GIRL M12|DRAMA|IRLANDA, PORTUGAL|93m
Realizador: Mairtín de Barra Argumento: Nuno Bernardo, Melanie Martinez Intérpretes: Louise Dylan, Percelle Ascott, Michael Higgs, Miles Richardson, Hilary Rose, Alfie Browne-Sykes, Jose Mantero IMDB: (ainda sem votação)
Realizado por Martin de Barra, “Beat Girl” conta com Michael Higgs e Louise Dylan no seu elenco e estreará nas salas de cinema nacionais a 9 de Maio. O filme explora a corajosa demanda profissional de Heather, uma bonita e astuta rapariga que sonha seguir as pisadas da mãe e tornar-se numa pianista clássica, até que descobre o mundo da música eletrónica, que ajudará esta jovem a encontrar um novo sentido na música, na vida e no amor.
A música faz parte da vida de Heather desde criança. Filha de uma famosa pianista, ela sempre sonhou seguir as pisadas da mãe e formar-se em música clássica na mais conceituada escola de música: a Juilliard em Nova Iorque. Quando a mãe morre de doença prolongada, Heather fica sozinha e a braços com sonhos que parecem cada vez mais impossíveis de realizar.
Com pouco mais do que a herança da mãe – várias dívidas e um piano – Heather não tem outra alternativa senão ir viver com o pai e o meio-irmão para os subúrbios. A convivência com o pai, que ela sempre culpou pela doença da mãe, e a aproximação ao meio-irmão, em plena crise de adolescência, serão alguns dos problemas que Heather terá de enfrentar.
Mas o maior de todos surge quando ela vê recusada a candidatura à bolsa de estudos que pagaria o ingresso em Juilliard. Sem maneira de financiar os seus sonhos, Heather está prestes a baixar os braços quando conhece Toby. Jovem e atraente, ele é também um apaixonado por música, dono de uma loja de discos durante o dia e DJ à noite. Com Toby, Heather entra no fascinante mundo da música eletrónica.
Movida pela necessidade de juntar dinheiro para concorrer a Juilliard, ela torna-se DJ. Mas, à medida que aperfeiçoa a técnica, Heather vê-se cada vez mais envolvida num estilo de música e de vida que a fazem sentir-se mais livre do que nunca.
Entre as noites passadas atrás dos decks, a fazer multidões dançar ao ritmo da sua música, e os dias dedicados às exigentes aulas de piano no conservatório, Heather começa a viver entre dois mundos.
Por um lado, a música clássica. Por outro, a música eletrónica. Pelo meio, a descoberta do amor, o resgate de laços familiares quebrados e a importância da amizade. Ao ritmo de diferentes músicas, Heather terá de descobrir o seu caminho e fazer escolhas difíceis. Até porque se aproximam as audições para Juilliard e, com elas, a derradeira oportunidade de concretizar sonhos antigos.
Mas será que Heather mantém os sonhos de criança? Os mesmos que partilhava com a mãe quando se sentava ao seu colo no piano? Numa jornada de descoberta através da música, Heather terá de perceber o que realmente quer, pois só assim encontrará as respostas que precisa para ser feliz.
INCOMPATÍVEIS E NÃO SÓ… M12|COMÉDIA|FRANÇA|96m
Realizador: David Charhon Argumento: Eric Altmayer, Nicolas Altmayer Intérpretes: Omar Sy, Laurent Lafitte, Sabrina Ouazani, Lionel Abelanski, Youssef Hajdi, Maxime Motte, Léo Léothier, André Marcon, Zabou Breitman IMDB: 5,8 /10 (598 votos)
O filme “Incompatíveis e Não Só…” é uma comédia francesa realizada por David Charhon (“Cyprien”) segundo uma ideia original dos irmãos Eric e Nicolas Altmayer. O filme passa-se numa manhã, no subúrbio de Bobigny, perto de uma antiga casa de jogo clandestino, onde é encontrado o corpo sem vida de Eponime Chaligny, mulher do influente Jean-Éric Chaligny, um homem que se encontra no centro de uma crise social extrema que agita a França há algumas semanas.
Uma manhã, no subúrbio de Bobigny, perto de uma antiga casa de jogo clandestino, é encontrado o corpo sem vida de Eponime Chaligny, mulher do influente Jean-Éric Chaligny, um homem que se encontra no centro de uma crise social extrema que agita a França há algumas semanas.
Nessa mesma manhã, os mundos radicalmente opostos de Ousmane Diakité, agente da polícia de Bobigny, e de François Monge, capitão da polícia criminal de Paris, vão-se encontrar.
A investigação vai levá-los das chefias dos poderosos sindicatos de Paris aos bairros problemáticos e negócios clandestinos de Bobigny. De um lado ao outro da auto-estrada.
PHOTO M12|DRAMA|PORTUGAL|85m
Realizador: Carlos Saboga Argumento: Carlos Saboga Intérpretes: Anna Mouglalis, Simão Cayatte, Johan Leysen, Didier Sandre, Marisa Paredes, Rui Morrison, Hélène Patarot, José Neto IMDB: (ainda sem votação)
O filme “Photo” parte de um conjunto de fotografias enigmáticas que a personagem Elisa (a atriz Anna Mouglalis) descobre depois da morte da mãe, a autora das imagens, e nas quais estão retratados três homens durante os anos 1960 e 1970. As interrogações sobre o passado, sobre a identidade daqueles homens (e sobre possível ligação parternal a um deles) conduzirão Elisa a Portugal, onde descobrirá ainda implicações de um antigo agente da PIDE.
A mãe acaba de morrer. O pai não é aquele que ela julgava. Elisa sente-se perdida entre um passado incerto e um futuro fechado pela perspectiva do casamento.
A sua busca de um pai improvável, que é também uma fuga ao presente, condu-la de Paris a Lisboa, do fantasma dos anos 70 do século passado aos primeiros anos de um novo século fantasmático.
Este itinerário leva-a a cruzar mortos que falam, memórias que vacilam, torcionários reformados e revolucionários arrependidos. No fim do percurso, uma verdade dúbia aberta para um novo mistério, como uma história de que se não conhece a última palavra.
RENOIR M12|DRAMA, ROMANCE|FRANÇA|111m
Realizador: Gilles Bourdos Argumento: Gilles Bourdos, Jacques Renoir, Michel Spinosa, Jérôme Tonnerre Intérpretes: Michel Bouquet, Christa Theret, Vincent Rottiers, Thomas Doret, Michèle Gleizer, Romane Bohringer IMDB: 6,6 /10 (111 votos)
O filme “Renoir” regista o pintor francês Pierre-Auguste Renoir nos seus últimos anos de vida, quando ele encontra uma nova modelo para os seus quadros. Cheia de vida e beleza, Andrée será o último modelo de Renoir, e a força por detrás de uma espantosa renovação. De regresso a casa para convalescer, também Jean cai no feitiço da nova estrela do firmamento Renoir…
Côte d’Azur, 1915. Nos últimos anos da sua vida, o pintor Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela perda da mulher, pelas dores da artrose e pelas terríveis notícias de que o seu filho Jean foi ferido na guerra. No entanto, quando uma jovem rapariga entra milagrosamente no seu mundo, o velho pintor enche-se de uma nova e inesperada energia.
Cheia de vida e beleza, Andrée será o último modelo de Renoir, e a força por detrás de uma espantosa renovação. De regresso a casa para convalescer, também Jean cai no feitiço da nova estrela do firmamento Renoir.
No paraíso mediterrânico da família e perante a feroz oposição do pai, Jean apaixona-se por aquele espírito rebelde e indomável. E, enquanto o amor surge, dentro do ser abalado pela guerra que é Jean, um cineasta começa a despontar.
SÓ PRECISAMOS DE AMOR M12|COMÉDIA, ROMANCE|DINAMARCA|116m
Realizador: Susanne Bier Argumento: Susanne Bier, Anders Thomas Jensen Intérpretes: Pierce Brosnan, Trine Dyrholm, Paprika Steen, Kim Bodnia IMDB: 6,4 /10 (2 628 votos)
“Só Precisamos de Amor” é uma comédia romântica onde duas famílias muito diferentes se juntam para um casamento numa bela villa italiana. Um filme com argumento e realização de Susanne Bier, a reconhecida realizadora de “Num Mundo Melhor”, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
Ida (Trine Dyrholm) é uma dinamarquesa que, nos últimos meses, viveu uma angustiante luta contra um cancro da mama. Certo dia, ao chegar a casa após o trabalho, encontra o marido na cama com uma mulher mais jovem. Apesar de profundamente magoada com o que acaba de presenciar, ela decide seguir viagem até Sorrento, em Itália, para a festa de casamento da sua filha Astrid.
Durante a viagem, depois de um pequeno acidente de automóvel, Ida conhece Philip (Pierce Brosnan) que, por coincidência, é o pai do seu futuro genro. Já em Itália, na casa à beira-mar onde Philip viveu momentos de terna felicidade com a falecida mulher, nasce uma estranha atracção entre os dois, dando origem a um amor maduro, calmo e profundamente compensador.