Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Homem de Ferro 3” da Marvel, que volta a colocar frente a frente o ousado e brilhante industrialista Tony Stark / Homem de Ferro e um inimigo que não conhece barreiras. Destaque ainda para o filme “Não”, que foi realizado por Pablo Larraín, através do argumento de Pedro Peirano.
Estreia ainda o filme francês “A Rapariga de Parte Nenhuma”, do francês Jean Claude Brisseau; ”É o Amor”, de João Canijo, que é um misto entre documentário e ficção sobre as Caxinas, em Vila do Conde; a comédia “Fintar o Amor”, com Gerard Butler, Jessica Biel, Uma Thurman e Catherine Zeta-Jones no elenco; “Gladiadores”, um filme de animação que se passa no Império Romano, séc. I d.C.; o filme português “O Frágil Som do Meu Motor”; e por fim, o filme “Trance”, que se centra em Simon (McAvoy), um assistente de uma casa de leilões que reúne uma quadrilha liderada por Franck (Cassel) para roubar uma obra de arte da autoria de Goya, que vai ser leiloada.
HOMEM DE FERRO 3 M12|ACÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA, THRILLER|EUA|130m
Realizador: Shane Black Argumento: Drew Pearce, Shane Black, Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber, Jack Kirby Intérpretes: Robert Downey Jr., Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Ben Kingsley, Paul Bettany, Don Cheadle, Jon Favreau, Rebecca Hall IMDB: 8,7 /10 (4 692 votos)
“Homem de Ferro 3” da Marvel, volta a colocar frente a frente o ousado e brilhante industrialista Tony Stark / Homem de Ferro e um inimigo que não conhece barreiras. Depois do sucesso dos dois primeiros filmes, Shane Black regressa com o terceiro episódio da série, através do argumento de Drew Pearce.
Frente a frente o ousado e brilhante industrialista Tony Stark / Homem de Ferro e um inimigo que não conhece barreiras. Quando Stark encontra o seu mundo pessoal destruído pelas mãos do seu inimigo, embarca numa angustiante busca para encontrar os responsáveis.
Esta busca irá testar constantemente a sua determinação. Encostado à parede, Stark terá de lutar sozinho, contando apenas com o seu engenho e instinto para proteger os que lhe são mais próximos.
Na luta para regressar, Stark descobre a resposta à questão que secretamente o tem atormentado: o homem faz o fato ou o fato faz o homem?
A RAPARIGA DE PARTE NENHUMA M12|DRAMA|FRANÇA|90m
Realizador: Jean-Claude Brisseau Argumento: Jean-Claude Brisseau Intérpretes: Virginie Legeay, Claude Morel, Lise Bellynck, Sébastien Bailly, Anne Berry, Emmanuel Noblet, Jean-Claude Brisseau IMDB: 6,3 /10 (66 votos)
“A Rapariga de Parte Nenhuma”, do francês Jean Claude Brisseau, foi o vencedor do Leopardo de Ouro, do festival de cinema de Locarno, e conta a história de Michel, um professor de matemática reformado, que vive sozinho desde a morte da mulher e ocupa o tempo a escrever um ensaio sobre as crenças que condicionam a vida de todos os dias.
Após um violento ataque que a deixa quase inconsciente, uma jovem é salva por Michel Deviliers, um professor de Matemática reformado. Desde o falecimento da mulher, algum tempo antes, que vive exclusivamente para as suas intensas pesquisas sobre a Bíblia.
Porém, a presença daquela mulher vai alterar a dinâmica a que ele se habituara, transformando a vida do velho professor para sempre…
É O AMOR M12|DRAMA|PORTUGAL|135m
Realizador: João Canijo Intérpretes: Anabela Moreira, Sónia Nunes, Francisco Torrão, Cassilda Pontes, Paula Saraiva, Francisquinho IMDB: (ainda sem votação)
Depois do sucesso internacional de “Sangue do Meu Sangue” (2011), o cineasta João Canijo estreia o seu recente filme “É o Amor”. ”É o Amor”, que é um misto entre documentário e ficção escrito por Canijo e a atriz Anabela Moreira, é uma versão mais extensa da curta-metragem “Obrigação”, criada no âmbito do Curtas Vila do Conde 2012. Com a produção da Midas Filmes e com o apoio do Curtas-Metragens de Vila do Conde, o filme irá mais tarde ser transmitido na RTP em dois episódios.
Em Caxinas, freguesia de pescadores em Vila do Conde, cidade do Norte de Portugal, a relação entre a mulher e o pescador funda-se numa confiança vital, numa dependência recíproca e total para a sobrevivência da família.
Porque a mulher confia e depende do pescador para ganhar a vida, e o pescador confia e depende da mulher para governar a vida. Neste filme acompanhamos um grupo de mulheres das Caxinas no seu dia-a-dia, no trabalho quotidiano e com a família.
FINTAR O AMOR M12|COMÉDIA, DESPORTO, ROMANCE|EUA|105m
Realizador: Gabriele Muccino Argumento: Robbie Fox Intérpretes: Gerard Butler, Jessica Biel, Uma Thurman, Catherine Zeta-Jones, Iqbal Theba, Aisha Kabia, Joe Chrest, Noah Lomax, Sean O’Bryan, Jon Mack IMDB: 5,5 /10 (8 662 votos)
“Fintar o Amor” é um filme realizado por Gabriele Muccino (“Seven Pounds”), através do argumento de Robbie Fox, e conta no elenco com Gerard Butler (“300”), Uma Thurman (“Kill Bill”), Jessica Biel (“Total Recall”), Dennis Quaid (“The Words”), Noah Lomax (“Drop Dead Diva”), James Tupper (“Revenge”), Catherine Zeta-Jones (“Rock of Ages”).
George Dryer, antiga estrela de futebol, está disposto a tudo para reconquistar o respeito de Stacie, a sua ex-mulher, que tenciona casar em breve com o actual namorado.
Para provar que é um homem diferente e totalmente dedicado à família, Dryer aceita treinar a equipa do filho de ambos. Porém, o que não poderia imaginar era que a fama de sedutor, que antes contribuíra para o sucesso da sua carreira e para o fracasso do seu casamento, viria a assombrá-lo.
Agora, constantemente perseguido pelas mães dos jovens jogadores que o querem seduzir à força, como poderá George ganhar de novo a confiança e o afecto de Stacie e fazê-la desistir do casamento?
GLADIADORES M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|ITÁLIA|95m
Realizador: Iginio Straffi Argumento: Michael J. Wilson Intérpretes: Luca Argentero, Laura Chiatti, Belén Rodríguez, Julianne Hough IMDB: 4,5 /10 (192 votos)
“Gladiadores” é um filme de animação que se passa no Império Romano, séc. I d.C. Órfão após a terrível erupção do Vesúvio, em Pompeia, onde o jovem Timo é levado pelo general Quíron e criado na escola de gladiadores mais famosa de Roma. Apesar de admirar a bravura daqueles homens, a verdade é que ele nunca esteve lá muito empenhado em aprender o ofício… Um filme de animação para toda a família, realizado pelo italiano Iginio Straffi (“Winx Club 3D – A Aventura Mágica”).
Roma imperial. Órfão após a terrível erupção de Pompeia, o jovem Timo é adotado pelo general Quíron e criado na Academia de Gladiadores mais famosa de Roma. Será este o início da história de um grande herói?
Nem pensar, Timo não foi feito para ser gladiador! Ele só quer estar com os amigos, Ciccius e Mauricius, e evitar as sessões de treino tontas do seu pai adotivo!
No entanto, tudo muda quando Lucilla, a filha de Quíron, regressa da Grécia. Agora, o único interesse de Timo é tornar-se um corajoso gladiador, para conquistar o coração da sua adorada amiga de infância… e convencer Quíron a aceitá-lo como futuro genro. Como poderá fazê-lo? Timo está desesperado, mas, por sorte, conhece a melhor treinadora pessoal de Roma.
Com poções, raides loucos pelos bosques e treinos terríveis com a gira, sensual e perigosa Diana, conseguirá Timo vencer na sua missão?
NÃO M12|DRAMA|CHILE|118m
Realizador: Pablo Larraín Argumento: Pedro Peirano, Antonio Skármeta Intérpretes: Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers, Luis Gnecco, Néstor Cantillana, Jaime Vadell, Marcial Tagle, Richard Dreyfuss, Christopher Reeve, Jane Fonda IMDB: 7,5 /10 (5 138 votos)
“Não” foi realizado por Pablo Larraín (“Post Mortem”), através do argumento de Pedro Peirano, e conta no elenco com Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers, Luis Gnecco, Diego Muñoz, Néstor Cantillana, Manuela Oyarzún, Marcial Tagle, Alejandro Goic, entre outros. O enredo de “No” desenrola-se no Chile, em 1988, e acompanha um jovem publicitário (Benrnal) que é convidado para desenvolver a campanha publicitária do opositor ao ditador Augusto Pinochet, após este último ter aceite realizar um plebiscito.
Chile, 1988. Devido a várias pressões internacionais, o general Augusto Pinochet (1915 – 2006), que chegou ao poder através do golpe militar que derrubou o governo eleito de Salvador Allende, é forçado a convocar um referendo sobre a sua presidência. Os cidadãos votarão o “sim” ou o “não” que determinará o seu direito de concorrer a um novo mandato.
É então que, encontrando ali a última oportunidade de derrotar o ditador, os líderes da oposição persuadem René Saavedra (Gael García Bernal), um jovem publicitário, a liderar a sua campanha pelo “não”.
Assim, contra todas as expectativas, Saavedra e a sua equipa de homens corajosos conseguem ganhar e libertar o Chile de uma longa ditadura de 17 anos.
O FRÁGIL SOM DO MEU MOTOR M12|THRILLER|PORTUGAL|124m
Realizador: Leonardo António Argumento: Leonardo António Intérpretes: Manoela Amaral, Pedro Bargado, António Braga, Rui Luís Brás, Susana Farrajota, Albano Jerónimo, Peter Michael, Alexandra Rocha, Gustavo Vargas, Pedro Vieira, João Villas-Boas IMDB: 3,8 /10 (14 votos)
“O Frágil Som do Meu Motor” é um filme escrito e realizado por Leonardo António, que anteriormente apenas tinha inerente ao seu nome a curta-metragem “Aqua”, com algumas caras conhecidas da ficção portuguesa. Alexandra Rocha, João Villas-Boas, Gustavo Vargas e Rui Luís Brás, entre outros, são algumas das caras que poderemos ver na grande tela a contracenar nesta mais recente obra do cineasta português, que estreará no dia dos Cravos, dia 25 de Abril, e que terá como banda sonora músicas da autoria de Rodrigo Leão.
Gabriela é enfermeira, trabalha num hospital da capital mas mora num vale frio do Norte do país. Rodeada constantemente por neve, a sua casa de madeira é partilhada pelo seu marido, Pedro, reformado, ex-polícia, vítima de um tiroteio que o deixou paraplégico.
Com um casamento em declínio devido à alma fria de Pedro e falta de intimidade, Gabi começa a receber cartas de um admirador secreto e rapidamente é conduzida para uma relação intensa e misteriosa.
Esta ligação assenta numa fantasia: vendar-se a si própria, a pedido do amante, para não conhecer a sua identidade quando estão juntos. Vítor é um investigador policial que foi colega de Pedro. Está presentemente a trabalhar num misterioso caso de assassínios em série.
As vítimas, todas elas mulheres, são queimadas vivas em suas próprias casas por alguém que, meses antes, as engravida. Gabi trabalha na Unidade de Queimados, onde está a tratar da única sobrevivente a estes ataques.
Grávida e inconsciente, esta mulher não é identificável, pelo que Vítor pede a ajuda a Gabi, não só para estar presente se ela acordar e poder revelar a identidade do assassino, mas também para estar de olho noutra pessoa também presente na Unidade, um esquisito homem, parcialmente queimado e com uma aparente perturbação psicológica, claramente mencionado como um dos principais suspeitos.
Com o desenrolar das investigações de Vítor, Gabriela, começa a desconfiar que o seu amante poderá ser o homem responsável pelos assassínios em série.
Um número considerável de suspeitos ligados à sua vida, vai surgindo à medida que a ação se desenvolve: o sexualmente perverso médico que é seu colega; o perturbado e paranóico paciente da unidade cujo rosto está parcialmente queimado; o detetive que esteve apaixonado por ela, juntamente com vários outros personagens, todos com elos ao passado e presente da vítima.
TRANSE M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA, THRILLER|REINO UNIDO|101m
Realizador: Danny Boyle Argumento: Joe Ahearne, John Hodge Intérpretes: James McAvoy, Rosario Dawson, Vincent Cassel, Tuppence Middleton, Danny Sapani, Lee Nicholas Harris, Sam Creed, Hamza Jeetooa, Ben Cura, Matt Cross, Kelvin Wise IMDB: 7,3 /10 (6 206 votos)
“Transe” é um remake do telefilme homónimo exibido originalmente em 2001. O filme fala sobre um assistente de uma casa de leilões de arte que planeia um roubo com a ajuda de um líder de um gang (James McAvoy). Contudo, o assistente acaba por perder a memória depois de uma pancada com a cabeça fazendo com que o gang tenha de tentar reconstruir o projecto no puzzle da sua cabeça através da hipnose.
O enredo de “Trance” centra-se em Simon (McAvoy), um assistente de uma casa de leilões que reúne uma quadrilha liderada por Franck (Cassel) para roubar uma obra de arte da autoria de Goya, que vai ser leiloada. Quando Simon resolve trair o grupo, Franck retalia violentamente deixando o indivíduo inconsciente.
Quando acorda, Simon revela que se encontra com amnésia e não sabe onde guardou a obra de arte.
Com as constantes tentativas para recuperar a memória de Simon a terem resultados negativos, a quadrilha começa a duvidar da lealdade do personagem de McAvoy, indo contratar uma hipnoterapeuta (Dawson) para procurar que este último recupere a memória.
Há medida que penetram na memória de Simon, as barreiras entre a realidade e a sugestão hipnótica começam a esbater-se, deixando o jogo mental bem mais perigoso do que qualquer um dos jogadores poderia inicialmente antecipar.