Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Hitchcock”, que, situado durante as filmagens do clássico de 1960, narrará o romance entre o icónico resalizador Alfred Hitchcock (Anthony Hopkins) e sua esposa e parceira Alma Reville (Helen Mirren). Destaque também para a estreia de “Sangue Quente”, um filme sobre uma estranha ligação amorosa que se cria entre um ser humano e um zombie.
Estreiam ainda os filmes de animação “As Aventuras de Vickie” e “Vickie e o Tesouro dos Deuses”; a comédia francesa “A Arte de Amar”, sobre o amor sob as diferentes perspetivas de vários casais; e por fim, “O Mentor”, um filme dramático com argumento e realização de Paul Thomas Anderson.
HITCHCOCK M12|BIOGRAFIA, COMÉDIA, DRAMA|EUA|98m
Realizador: Sacha Gervasi Argumento: John J. McLaughlin, Stephen Rebello Intérpretes: Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, James D’Arcy, Jessica Biel, Michael Stuhlbarg, Ralph Macchio, Toni Collette, Danny Huston, Michael Wincott, Kurtwood Smith, Judith Hoag, Currie Graham, Wallace Langham IMDB: 7,0 /10 (8 499 votos)
O filme “Hitchcock”, adaptado do livro “Alfred Hitchcock and the Making of Psycho” de Stephen Rebello, é realizado por Sacha Gervasi e tem como protagonistas Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Jessica Biel e James D’Arcy. O filmes traz uma história de amor entre um dos mais reverenciados autores de cinema do século XX e a sua mulher Alma Reville, com a ação a ter lugar durante a rodagem do clássico “Psycho”.
A trama, situada durante as filmagens do clássico de 1960, narrará o romance entre o icónico resalizador Alfred Hitchcock (Anthony Hopkins) e sua esposa e parceira Alma Reville (Helen Mirren).
A ARTE DE AMAR M12|COMÉDIA|FRANÇA|85m
Realizador: Emmanuel Mouret Argumento: Emmanuel Mouret Intérpretes: Emmanuel Mouret, Pascale Arbillot, Ariane Ascaride, Frédérique Bel, François Cluzet, Julie Depardieu, Judith Godrèche, Louis-Do de Lencquesaing, Philippe Magnan IMDB: 6,2 /10 (576 votos)
O filme “A Arte de Amar” é uma comédia francesa sobre o amor sob as diferentes perspetivas de vários casais. No momento em que nos apaixonamos, nesse instante preciso, produz-se em nós uma música muito especial. Ela é diferente para cada um e pode revelar acontecimentos inesperados…
Achille (François Cluzet) está sozinho por opção, mas acredita que pode viver uma bela história de amor e sexo com a sua vizinha (Frédérique Bel).
Por seu turno, Emmanuelle (Ariane Ascaride), quase a entrar nos cinquenta, tenciona deixar o marido (Philippe Magnan) para viver novas formas de paixão.
Vanessa (Élodie Navarre) admite ao companheiro as suas fantasias com um colega de trabalho e Zoé (Pascale Arbillot) oferece o próprio marido à amiga Isabelle (Julie Depardieu), que vai ajudar Amélie (Judith Godrèche) a testar a fidelidade de um admirador.
Assim se cruzam cinco histórias sobre o amor, com os seus encontros e desencontros, e as suas diversas melodias.
Realizado por Emmanuel Mouret, um filme cujo argumento se baseou em várias notas sobre o amor e o desejo que Mouret foi juntando ao longo de mais de dez anos.
AS AVENTURAS DE VICKIE M12|ACÇÃO, ANIMAÇÃO, AVENTURA|ALEMANHA|85m
Realizador: Michael Herbig Argumento: Michael Herbig, Runer Jonsson Intérpretes: Jonas Hämmerle, Waldemar Kobus, Günther Kaufmann, Nic Romm, Christian Koch, Olaf Krätke, Mike Maas, Patrick Reichel, Jörg Moukaddam, Mercedes Jadea Diaz, Ankie Beilke IMDB: 5,6 /10 (1 407 votos)
“As Aventuras de Vickie” traz-nos a história de um jovem Viking que acompanha o seu pai, o chefe da aldeia, e os seus homens nas suas aventuras, e muitas vezes é a pessoa que usa a sua inteligência e o seu instinto de ajudar os homens quando precisam.
Vickie é um brilhante e simpático pequeno Viking com cabelo ruivo, cor do fogo. O Vickie vive com a mãe Ylva e o pai Halvar, que é o chefe Viking mais cabeça dura de sempre, na nórdica aldeia de Flake.
Por natureza, os Vikings são fortes, valentes e fala-baratos. Vickie é diferente: é tímido, reservado e até um pouco quieto.
Mas ele possui um dom especial que o torna único entre os seus companheiros Vikings: ele pensa! Na verdade, tem um cérebro que chega para o resto da aldeia, o que é bom para todos. O lema de Vickie é “Cérebro primeiro, músculos depois!”
Um dia a sua aldeia é invadida por terríveis estranhos com máscaras de dragão, que pilham tudo sem misericórdia incluindo o maior bem da aldeia: as crianças! Todas, exceto Vickie, que ficou preso no topo de uma árvore quando tentava voar…
O Chefe Halvar, lidera os Vikings numa missão de salvamento. Vickie sobe a bordo contra a vontade do pai e acaba por se tornar no verdadeiro herói graças às suas ideias brilhantes e planos inteligentes.
O MENTOR M16|DRAMA|EUA|137m
Realizador: Paul Thomas Anderson Argumento: Paul Thomas Anderson Intérpretes: Philip Seymour Hoffman, Joaquin Phoenix, Amy Adams, Price Carson, Mike Howard, Sarah Shoshana David, Bruce Goodchild, Matt Hering, Dan Anderson, Andrew Koponen IMDB: 7,7 /10 (17 302 votos)
“O Mentor” é um filme dramático com argumento e realização de Paul Thomas Anderson que valeu a Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman e a Amy Adams a nomeação para os Óscares nas categorias de melhores actor e actriz.
Freddie Quell (Joaquin Phoenix) é um veterano da Marinha norte-americana que regressa à Califórnia depois de anos a lutar no Pacífico, durante o período da II Guerra Mundial.
Com marcas psicológicas profundas, que alteraram o seu temperamento, ele é um alcoólico viciado em sexo e com enormes dificuldades em conter um génio imprevisível e violento. Mas o fim da guerra traz também a esperança e a vontade de acreditar numa oportunidade para refazer a vida.
Assim, depois alguns esforços de adaptação a esta nova sociedade, conhece Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), o carismático líder de um movimento filosófico que se auto-intitula de “A Causa”.
Dodd toma-o sob a sua protecção e, entre ambos, acaba por nascer uma relação muito próxima, complexa e difícil que se desenrolará durante quase uma década.
SANGUE QUENTE M12|COMÉDIA, ROMANCE, TERROR|EUA|98m
Realizador: Jonathan Levine Argumento: Jonathan Levine, Isaac Marion Intérpretes: Nicholas Hoult, Teresa Palmer, John Malkovich, Analeigh Tipton, Rob Corddry, Dave Franco, Cory Hardrict, Daniel Rindress-Kay, Vincent Leclerc, Billie Calmeau IMDB: 7,4 /10 (6 283 votos)
“Sangue Quente” é um filme sobre uma estranha ligação amorosa que se cria entre um ser humano e um zombie.
Num futuro não muito distante, uma nova estirpe de vírus assolou o planeta e, à excepção de alguns sobreviventes, toda a raça humana foi transformada em mortos-vivos. O reduzido grupo de humanos que restaram vivem refugiados em locais incertos, temendo um ataque que os transfigure em seres monstruosos.
Quando Julie (Teresa Palmer), em conjunto com um grupo de pessoas, resolve sair do seu refúgio para tentar encontrar mantimentos, é atacada. Entre os atacantes está R (Nicholas Hoult), um zombie solitário que, ao cruzar-se com a rapariga, sente despertar em si sensações que julgava extintas.
Assim, determinado a salvá-la dos seus pares, R leva-a para o seu esconderijo onde acaba por perceber que, entre eles, acabou de acontecer algo que, noutras circunstâncias, se poderia chamar de amor.
Confusa com os sentimentos que a unem a um ser que toda a sua vida aprendeu a temer e desprezar, Julie foge para junto do pai (John Malkovich), um implacável caçador de zombies.
É então que R, destroçado pela sua ausência, começa a notar estranhas mudanças em si mesmo, que o leva a acreditar que talvez tenha encontrado o meio de reverter o processo que o tornou num ser inumano e sedento de sangue.
Com argumento e realização de Jonathan Levine (“50/50”), uma comédia de terror baseada no romance homónimo de Isaac Marion.
VICKIE E O TESOURO DOS DEUSES M12|ACÇÃO, AVENTURA|ALEMANHA|96m
Realizador: Christian Ditter Argumento: Christian Ditter, Runer Jonsson Intérpretes: Jonas Hämmerle, Waldemar Kobus, Valeria Eisenbart, Nic Romm, Christian Koch, Olaf Krätke, Mike Maas, Patrick Reichel, Jörg Moukaddam, Mercedes Jadea Diaz IMDB: 5,7 /10 (402 votos)
No filme “Vickie e o Tesouro dos Deuses”, o terrível Sven rapta Halvar, pai de Vicky e chefe da aldeia. Nomeado substituto do progenitor, Vicky é incumbido de liderar os guerreiros da aldeia para, com o apoio da destemida Svenja, descobrir onde fica o esconderijo do vilão e resgatar Halvar.
Conseguirá o pequeno Vickie tornar-se num verdadeiro Viking? Esta questão não deixa o seu pai Halvar dormir descansado.
Inesperadamente, Vickie tem a sua grande hipótese quando Sven – o Terrível – rapta o chefe de Flake. Como filho e substituto do chefe, ele terá de liderar os poderosos Vikings, contando com a ajuda da destemida Svenja.
Desbravando oceanos em fúria, praias tropicais e perigosos desertos gelados, Vickie parte numa arriscada aventura para salvar o pai e em busca do lendário tesouro dos Deuses, enfrentando Sven – O Terrível.
Mas Vickie tem alguns truques na manga para ser o primeiro a chegar ao tesouro.