Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas”, que coloca Hansel (Jeremy Renner) e Gretel (Gemma Arterton) como dois caçadores de bruxas. Destaque também para o filme “Parker”, protagonizado por Jennifer Lopez e Jason Statham.

Estreia ainda o filme “Barbara”, que se passa durante a Guerra Fria, onde uma médica da Alemanha Oriental é transferida, por motivos políticos, para uma cidade do interior; “Freelancers”, um drama policial realizado por Jessy Terrero e que também conta com 50 Cent no seu elenco; e por fim, “Lincoln”, um filme épico sobre sobre a vida de um dos presidentes mais célebres da história dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln.

HENSEL E GRETEL: CAÇADORES DE BRUXAS M12|ACÇÃO, FANTÁSTICO, TERROR, THRILLER|ALEMANHA|88m

Realizador: Tommy Wirkola Argumento: Tommy Wirkola, D.W. Harper Intérpretes: Gemma Arterton, Jeremy Renner, Famke Janssen, Peter Stormare, Ingrid Bolsø Berdal, Zoe Bell IMDB: 6.4 /10 (5 535 votos)

O filme “Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas” coloca Hansel (Jeremy Renner) e Gretel (Gemma Arterton) como dois caçadores de bruxas. O enredo desenrola-se quinze anos após os traumáticos eventos ocorridos na casa de gengibre. Os dois tornaram-se em caçadores de bruxas implacáveis, prontos a exterminar todas as bruxas que encontrarem.

Vinte anos antes, Hansel e Gretel (Jeremy Renner e Gemma Arterton) viviam com o pai, um lenhador muito pobre. Certo dia, o progenitor decidiu abandoná-los na floresta, esperançoso que alguém os encontrasse antes que todos morressem de fome.

Assim, os dois pequenos deram consigo perdidos num bosque, cheios de fome e frio, até descobrirem uma casinha feita de doces de todas as formas e sabores. Porém, dentro dela vivia uma terrível bruxa que intentava engordá-los e comê-los.

Depois de semanas de puro terror, as duas crianças conseguiram matar a bruxa e escapar incólumes. Desde essa altura, os dois dedicam as suas vidas a defender os mais fracos e desprotegidos, caçando bruxas.

Até hoje, o seu trabalho foi relativamente fácil pois, por um motivo obscuro, são ambos imunes a todo o tipo de magia negra. Agora, são chamados pelo xerife de uma pequena cidade para a resolver um misterioso caso de crianças desaparecidas.

É então que descobrem que o seu desaparecimento está relacionado com a Festa da Lua Cheia, onde decorrerá um ritual satânico, durante o qual um grupo de bruxas tenciona sacrificar 12 crianças.

Com a data da Lua Cheia a aproximar-se e o tempo a esgotar-se, os dois irmãos terão de encontrar uma maneira de impedir o sacrifício.

Realizado por Tommy Wirkola, esta é mais uma versão de um dos célebres contos dos irmãos Grimm.

BARBARA M12|DRAMA|ALEMANHA|105m

Realizador: Christian Petzold Argumento: Christian Petzold, Harun Farocki Intérpretes: Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Rainer Bock, Christina Hecke, Claudia Geisler, Peter Weiss, Carolin Haupt, Deniz Petzold IMDB: 7,2 /10 (2 319 votos)

O filme “Barbara” passa-se durante a Guerra Fria, onde uma médica da Alemanha Oriental é transferida, por motivos políticos, para uma cidade do interior. Mas mesmo muito vigiada ela planeia uma fuga com ajuda do seu amante da Alemanha Ocidental…

1980, República Democrática Alemã.

A exercer medicina em Berlim, Barbara tenta arranjar um visto que lhe permita ir ao encontro de Jörg, o namorado, à Alemanha Ocidental. Após a recusa do Governo, é desterrada para um hospital de uma localidade rural, longe da capital. Enquanto Jörg tenta encontrar um plano de fuga, ela aguarda pacientemente, evitando tudo o que a possa ligar àquele lugar.

Porém, com o passar do tempo, acaba por se sentir atraída por Andre (Ronald Zehrfeld), um colega particularmente caloroso que se esforça para que ela se sinta em casa.

Mas, mesmo quando acaba apaixonada por ele, Barbara não consegue entregar-se totalmente, obcecada com a hipótese de ele ser um espião contratado para seguir os seus passos.

Assim, à medida que Barbara se vai deixando levar pelos sentimentos que a ligam a Andre, acaba por ser forçada a tomar uma decisão que mudará, irremediavelmente, a sua vida.

Um filme do alemão Christian Petzold (“Yella”, “Jerichow”), que acabou por arrecadar, em 2012, o prémio de melhor realizador no Festival de Berlim.

FREELANCERS M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA|EUA|96m

Realizador: Jessy Terrero Argumento: L. Philippe Casseus Intérpretes: 50 Cent, Robert De Niro, Forest Whitaker, Dana Delany, Beau Garrett, Michael McGrady, Jeff Chase, Matt Gerald IMDB: 4,3 /10 (3 857 votos)

O filme “Freelancers” é um drama policial realizado por Jessy Terrero e que também conta com 50 Cent no seu elenco. A história do filme centra-se num polícia novato (50 Cent) que é colocado numa divisão policial que é liderada pelo antigo parceiro do seu pai que também era polícia.

Malo (Curtis ’50 Cent’ Jackson), filho de um detetive da polícia de Nova Iorque morto em ação, junta-se à força polícial e torna-se parceiro do antigo colega do pai e de um grupo de agentes que agem de forma independente.

O seu novo chefe, Sarcone (Robert De Niro), vai testá-lo e avaliar se o novato tem o que é preciso para ser um deles.

Quando a verdade acerca da morte do pai se torna conhecida, Malo é tomado por um desejo de vingança que só terminará quando for feita justiça.

LINCOLN M12|DRAMA, HISTÓRIA|EUA|150m

Realizador: Steven Spielberg Argumento: Tony Kushner, Doris Kearns Goodwin Intérpretes: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Hal Holbrook, Tommy Lee Jones, John Hawkes, Jackie Earle Haley, Bruce McGill, Tim Blake Nelson IMDB: 7,9 /10 (42 533 votos)

“Lincoln” é um filme épico sobre sobre a vida de um dos presidentes mais célebres da história dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln (interpretado por Daniel Day-Lewis), onde este tenta, nos seus últimos meses de vida e no final da guerra civil, abolir a escravatura em 1865, ano em que foi assassinado. Ao vasto elenco junta-se Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, Lee Pace, Sally Field, Jackie Earle Haley, John Hawkes, entre outros. A banda sonora, como é hábito nos filmes de Spielberg, é composta por John Williams.

Abraham Lincoln nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, na cidade de Washington. Liderando uma nação instável durante o difícil período da Guerra Civil Americana, era um homem determinado e com ideias precisas sobre governação, algo que foi demonstrando desde a sua eleição, em 1860, até ao seu assassinato, em Abril de 1865.

Com realização de Steven Spielberg e com Daniel Day-Lewis como protagonista, esta é a adaptação cinematográfica da obra “Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln” escrita, em 2005, por Doris Kearns Goodwin.

Contudo, em vez de retratar toda a vida de Abraham Lincoln, centra-se apenas nos últimos quatro meses da sua vida, com especial enfoque nos seus esforços para a aprovação, pela Câmara dos Representantes, da 13.ª Emenda à Constituição americana, que resultou numa das mais importantes transformações sociais dos EUA: a abolição da escravatura.

Com 12 nomeações, entre elas a de melhor filme, realizador, actor principal e secundário (Daniel Day-Lewis e Tommy Lee Jones, respectivamente), “Lincoln” é o favorito à corrida aos Óscares, cuja cerimónia decorrerá no próximo dia 24 de Fevereiro.

PARKER M12|CRIME, THRILLER|EUA|118m

Realizador: Taylor Hackford Argumento: John McLaughlin, Donald E. Westlake Intérpretes: Jason Statham, Jennifer Lopez, Nick Nolte, Michael Chiklis, Clifton Collins Jr., Sala Baker IMDB: 6,3 /10 (1 747 votos)

“Parker” é um filme protagonizado por Jennifer Lopez e Jason Statham. O argumento de “Parker” é inspirado na série literária de Donald E. Westlake (com o nome Richard Stark), iniciada com “The Hunter”. O enredo centra-se em Parker, um criminoso que conta com o seu próprio código de ética, que inclui nunca magoar inocentes. Este valoriza a sua palavra de honra e vai com toda a certeza vingar-se de quem o trair.

Parker é um assaltante ousado, meticuloso e implacável , um especialista em planear e executar assaltos aparentemente impossíveis. Tudo o que exige à sua equipa é lealdade absoluta e estrita adesão ao plano.

Quando durante um assalto, um descuido de um membro do seu grupo coloca toda a equipa numa situação de perigo, Parker recusa entrar num novo golpe, apesar de este ser pedido pelo chefe do crime Melander.

Não estando disposto a aceitar um não como resposta, Melander ataca Parker, deixando-o como morto numa estrada deserta.

Sobrevivendo ao ataque e decidido a vingar-se, Parker segue os seus atacantes até Palm Beach, onde assume a identidade de um texano rico à procura de comprar uma casa. Lá conhece Leslie, uma vendedora de imóveis com problemas financeiros e um enorme conhecimento da região.

Ao descobrir que o grupo de Melander pretende roubar mais de 50 milhões de dólares em joias, Parker elabora um plano para sequestrar o prémio e assim executar a sua vingança.

O personagem já foi adaptado de forma livre em vários filmes. Lee Marvin interpretou o equivalente a Parker em “Point Blank”, Chow Yun-fat em “Full Contact” e Mel Gibson em “Payback”.

Exit mobile version