Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “00:30 Hora Negra”, um dos principais candidatos ao Óscar de Melhor Filme, sobre a captura e assassínio de Osama bin Laden que se centra na determinação de “Maya”, uma agente da CIA creditada como a principal responsável pelo sucesso da operação que decorreu em Abbottabad, no Paquistão, em Maio de 2011.
Estreia ainda o filme “Reality”, que nos conta a história de Luciano, napolitano, e da sua família que um dia o convence a concorrer ao Big Brother; “Seis Sessões”, um drama que estreou no Festival de Sundance; e por fim, o filme de ação “Undisputed III: Redenção”.
00:30 HORA NEGRA M12|ACÇÃO, DRAMA, THRILLER|EUA|157m
Realizador: Kathryn Bigelow Argumento: Mark Boal Intérpretes: Mark Strong, Jessica Chastain, Joel Edgerton, Chris Pratt, Kyle Chandler, Édgar Ramírez, Mark Duplass, Scott Adkins, Jennifer Ehle, Ricky Sekhon IMDB: 7,7 /10 (18 388 votos)
Realizado pela norte-americana Kathryn Bigelow, o filme “00:30 Hora Negra”, o principal candidato ao Óscar de Melhor Filme, sobre a captura e assassínio de Osama bin Laden centra-se na determinação de “Maya”, uma agente da CIA creditada como a principal responsável pelo sucesso da operação que decorreu em Abbottabad, no Paquistão, em Maio de 2011. A personagem principal, interpretada pela actriz Jessica Chastain, está obcecada com a captura de Bin Laden e faz disso a sua razão de viver.
A caça ao lider da al-Qaeda, Osama Bin Laden, iniciada após os atentados terroristas de 9 de Setembro, preocupou o mundo e dois Governos Americanos durante mais de uma década.
Por fim, foi uma pequena e dedicada equipa de operacionais da CIA que o conseguiu localizar.
Cada pormenor da missão foi preparado no mais completo segredo. Embora alguns dos detalhes tenham sido, entretanto, tornados públicos, grande parte dos aspetos mais relevantes desta operação são agora trazidos pela primeira vez para o grande ecrã por Kathryn Bigelow (realização) e Mark Boal (argumento) a mesma dupla criativa vencedora de três Óscares com “Estado de Guerra”, em 2009.
REALITY M12|COMÉDIA, DRAMA|ITÁLIA|115m
Realizador: Matteo Garrone Argumento: Matteo Garrone, Massimo Gaudioso Intérpretes: Aniello Arena, Loredana Simioli, Nando Paone, Nello Iorio, Nunzia Schiano, Rosaria D’Urso, Giuseppina Cervizzi, Claudia Gerini IMDB: 6,8 /10 (659 votos)
O filme Italiano “Reality” conta-nos a história de Luciano, napolitano, e da sua família que um dia o convence a concorrer ao Big Brother. E de como o perseguir de um sonho tolda a sua percepção da realidade. Uma comédia dramática inspirada num facto real, realizada pelo italiano Matteo Garrone, depois do sucesso internacional de “Gomorra”, em 2008.
Luciano (Aniello Arena) é um peixeiro napolitano, cuja disposição franca e alegre contagia todos à sua volta.
Certo dia, pressionado pela família, decide concorrer ao Grande Fratello (versão italiana do reality show Big Brother), um dos mais célebres programas da televisão italiana.
Porém o sonho de se tornar uma celebridade é de tal modo obsessivo que vai transformar toda a percepção que tem de si mesmo e de todos à sua volta…
Uma comédia dramática inspirada num facto real, realizada pelo italiano Matteo Garrone, depois do sucesso internacional de “Gomorra”, em 2008. Este filme, em competição na edição de 2012 do Festival de Cannes, valeu ao realizador o Prémio do Júri.
SEIS SESSÕES M12|DRAMA|EUA|95m
Realizador: Ben Lewin Argumento: Ben Lewin Intérpretes: John Hawkes, Helen Hunt, William H. Macy, John Hawkes, Moon Bloodgood, Annika Marks, Adam Arkin, Robin Weigert, Rusty Schwimmer IMDB: 7,4 /10 (3 518 votos)
“Seis Sessões” é um drama que estreou no Festival de Sundance, e que conta com John Hawkes, Helen Hunt e William H. Macy no elenco principal. O filme conta-nos a história de Mark O’Brien, um homem confinado a uma cama devido a uma doença pulmonar, que decide perder a virgindade, recorrendo ao auxílio de um padre e de uma terapeuta sexual para o ajudar a realizar o seu sonho.
Aos seis anos Mark O’Brien (John Hawkes) contraiu poliomielite, uma doença viral que o tornou fisicamente dependente para o resto da vida.
Porém, apesar das suas enormes limitações, O’Brien cresceu tornando-se um bem-sucedido jornalista e poeta. Aos 38 anos, assumindo que tem o direito a experienciar o prazer sexual como qualquer outro ser humano, decide que quer deixar de ser virgem.
Assim, com a ajuda da sua fisioterapeuta e do padre Brendan (William H. Macy), acaba por recorrer aos serviços de Cheryl Cohen-Greene (Helen Hunt), uma terapeuta sexual que o inicia num programa de seis sessões.
E é então que, entre os dois, nasce uma relação de cumplicidade que dará início a uma história de amor invulgar.
UNDISPUTED III: REDENÇÃO M12|ACÇÃO|EUA|96m
Realizador: Isaac Florentine Argumento: David N. White Intérpretes: Scott Adkins, Mykel Shannon Jenkins, Mark Ivanir, Hristo Shopov, Marko Zaror, Michael Baral, Ilram Choi, Lateef Crowder, Vernon Dobtcheff IMDB: 7,2 /10 (12 403 votos)
Em “Undisputed II”, Boyka sofreu uma grave lesão no joelho que o impede de continuar a lutar. Agora, neste terceiro episódio da saga, um novo torneio de luta começa na prisão – um torneio internacional, que convoca os melhores lutadores das prisões de todo o mundo, seduzindo-os com a promessa de liberdade para o vencedor…
Numa das prisões mais austeras do mundo, os pugilistas mais duros são reunidos para um torneio internacional de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla original).
Os combates terão de se manter na clandestinidade e, no final, o prémio do vencedor é a liberdade e aos organizadores é garantido um milhão de dólares. Ferido no último combate e moralmente abatido pelas circunstâncias, Yuri Boyka (Scott Adkins) decide entregar-se de corpo e alma aos treinos, vencer o combate e usar a liberdade para mudar a sua vida.
Porém, para que isso seja possível, terá de enfrentar não apenas os seus adversários mas também algo do passado que ficou por resolver.