Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Pela Estrada Fora”, uma adaptação cinematográfica da obra homónima do escritor Jack Kerouac e que conta com Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart nos principais papeis. Destaque ainda para “Hotel Transylvania”, um filme de animação em 3D realizado por Genndy Tartakovsky e que conta com as vozes de Adam Sandler, Selena Gomez, Kevin James, Andy Samberg e Steve Buscemi.

Estreia ainda o filme “A Vida de Pi”, baseado no romance de Yann Martel, vencedor de um Booker Prize e publicado em mais de 40 países; o drama “Holy Motors”, protagonizado por Denis Lavant, Eva Mendes e Kylie Minogue, onde seguimos uma personagem e as suas múltiplas “vidas” durante 24 horas; e por fim, um velho conhecido do Cinema, “Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes”, que após ser eleito o melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound, regressa em versão digital às salas portuguesas.

PELA ESTRADA FORA M12|ACÇÃO, AVENTURA, DRAMA|FRANÇA|124m

Realizador: Walter Salles Argumento: Jack Kerouac, Jose Rivera Intérpretes: Garrett Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart, Viggo Mortensen, Alice Braga, Kirsten Dunst, Steve Buscemi, Terrence Howard IMDB: 6,3 /10 (8 595 votos)

“Pela Estrada Fora” é uma adaptação cinematográfica da obra homónima do escritor Jack Kerouac. O filme teve a sua estreia mundial na edição de 2012 do Festival de Cannes, em Maio, e chega agora aos cinemas nacionais. O filme é dirigido pelo brasileiro Walter Salles, que foi escolhido diretamente por Francis Ford Coppola – detentor dos direitos da obra – após ter visto o seu filme “Diários de Che Guevara”.

Quando Sal Paradise (Sam Riley), um jovem aspirante a escritor e natural de Nova Iorque, conhece Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um irresistivel e charmoso ex-presidiário, casado com a libertária e sedutora Marylou (Kirsten Stewart), rapidamente se cria uma forte ligação entre os dois.

Determinados a não se deixarem prender pelas rotinas de uma vida normal, os dois amigos cortam as ligações com tudo o que os rodeia e fazem-se à estrada, na companhia de Marylou. Sequiosos por liberdade, os três jovens iniciam uma procura pelo mundo, por novas experiências e por si próprios.

Estreado em Cannes em Maio de 2012, um “road-movie” realizado pelo brasileiro Walter Salles (“Central do Brasil”, “Abril Despedaçado”, “Diários de Che Guevara”, “Linha de Passe”), que se inspirou na obra autobiográfica de Jack Kerouac, publicada em 1957.

A obra, escrita em três semanas num rolo de papel de telex, foi rapidamente transformada num livro de culto, capaz de descrever um estilo de vida e de pensamento de uma geração que viria a nascer pouco mais tarde, conhecida pela geração beat.

A VIDA DE PI M12|AVENTURA, DRAMA|EUA|127m

Realizador: Ang Lee Argumento: David Magee, Yann Martel Intérpretes: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Ayush Tandon, Gautam Belur, Tabu, Rafe Spall, Gérard Depardieu, James Saito, Jun Naito IMDB: 8,4 /10 (26 134 votos)

Baseado no romance de Yann Martel, vencedor de um Booker Prize e publicado em mais de 40 países, “A Vida de Pi” passa agora para o grande ecrã pelas mãos do conceituado realizador Ang Lee (“O Tigre e o Dragão”, “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Taking Woodstock”), com argumento de David Magee. O filme conta a história do filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India, Pi Patel que possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar, até que o destino o une a um Tigre, na luta pela sobrevivência…

Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo.

Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem e Pi vê-se na imensidão do Pacifico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala.

Em breve restarão apenas Pi e o tigre, e a única esperança de sobreviverem é descobrirem, de alguma forma, que ambos precisam um do outro…

HOLY MOTORS M12|DRAMA|FRANÇA|115m

Realizador: Leos Carax Argumento: Leos Carax Intérpretes: Eva Mendes, Kylie Minogue, Michel Piccoli, Edith Scob, Denis Lavant, Jean-François Balmer, François Rimbau, Karl Hoffmeister, Big John IMDB: 7,2 /10 (5 015 votos)

No filme “Holy Motors”, protagonizado por Denis Lavant, Eva Mendes e Kylie Minogue, entre outros, seguimos uma personagem e as suas múltiplas “vidas” durante 24 horas, sejam estas um assassino, um mendigo, um executivo, uma monstruosa criatura ou mesmo um pai de família.

Seguimos 24 horas na vida de Monsieur Oscar, um ente que se desloca de ser vivo para ser vivo, como um assassino solitário se desloca de vítima para vítima. Cada vida que possui tem uma identidade distinta: assassino, pedinte, presidente de uma grande empresa, criatura monstruosa, trabalhador, homem de família…

Torna-se claro que Monsieur Oscar representa e que se atira de cabeça para cada novo papel. Mas onde estão as câmaras, a equipa de filmagem, o realizador?

Parece terrivelmente só, apenas acompanhado por Celine, a mulher de cabelos louros que o conduz por Paris numa enorme limusina. Parece exausto pela ligação a vidas que não lhe pertencem, por matar inimigos que não são os seus inimigos, por abraçar mulheres e crianças que não são suas. Mas por vezes sentimos que morre um pouco por deixar alguém.

Afinal, onde é a sua casa? Onde está a sua família, o seu lar?

HOTEL TRANSYLVANIA M6|ANIMAÇÃO, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|91m

Realizador: Genndy Tartakovsky Argumento: Don Rhymer Intérpretes: Adam Sandler, Steve Buscemi, Kevin James, David Spade, Andy Samberg, Selena Gomez, Fran Drescher, Molly Shannon, CeeLo Green, Chris Parnell, Jackie Sandler IMDB: 7,2 /10 (14 747 votos)

No filme “Hotel Transylvania”, Adam Sandler dá voz ao Conde Drácula, o “chefe” do hotel que dá título ao filme, e Selena Gomez interpreta vocalmente a sua filha Mavis. A história centra-se na forma como o Conde sai da sua tranquilidade quando a filha completa 118 anos. Ela posteriormente acaba por ficar apaixonada por um humano, que encontra quase por acidente o hotel onde residem todos os monstros de diferentes espécies.

Durante séculos, os monstros viveram nas sombras, alimentando o medo nos corações humanos. Hoje existe apenas um lugar onde podem finalmente descansar e viver pacificamente: o Hotel Transylvania.

Criado por Drácula, é o lugar perfeito para se afastarem das vicissitudes da Humanidade. Lá, tudo é tranquilo e adequado às suas necessidades. Até ao dia em que Jonathan, um jovem humano de 21 anos, aparece acidentalmente no hotel, causando o pânico entre os hóspedes horrorizados.

Quando parecia que nada poderia piorar, Drácula percebe que Mavis, a sua adorada filha de 118 anos, parece ter um fraquinho pelo recém-chegado.

É então que todos se juntam para tentar evitar o inevitável: que eles se apaixonem irremediavelmente.

VERTIGO – A MULHER QUE VIVEU DUAS VEZES M12|MISTÉRIO, ROMANCE, THRILLER|EUA|129m

Realizador: Alfred Hitchcock Argumento: Alec Coppel, Samuel A. Taylor Intérpretes: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones, Raymond Bailey, Ellen Corby, Konstantin Shayne, Lee Patrick IMDB: 8,5 /10 (137 451 votos)

“Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes”, de Alfred Hitchcock, foi eleito o melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound, publicação do British Film Institute, deixando para trás “Citizen Kane – O Mundo a seus Pés”, de Orson Welles, que estava há 50 anos no top. Protagonizado por James Stewart e Kim Novak, o filme conta a história de John Ferguson (James Stewart) que é contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeline (Kim Novak). O filme volta agora às salas de cinema nacionais em cópia digital pela distribuidora Midas Filmes.

James Stewart é John Ferguson, um ex-polícia que sofre de vertigens. Contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeline (Kim Novak), Ferguson acaba por desenvolver uma paixão obsessiva por ela.

“A Mulher que Viveu Duas Vezes”, uma das obras-primas de Hitchcock, é um filme para ver e rever e voltar a ver. O cineasta nunca tinha sido – nem nunca mais viria a ser – tão desesperadamente romântico.

É quase uma celebração funesta, perversamente necrófila, que avança em estado febril até à eclosão da tragédia. E quem poderia imaginar que o afável James Stewart se tornasse numa presença tão perturbadora?

Recentemente eleito o melhor filme de todos os tempos pela Sight and Sound, é agora reposto em cópia digital pela distribuidora Midas Filmes.

Exit mobile version