Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Mata-os Suavemente”, um filme violento, sobre gansters, com muito sangue e mortes e que conta com Brad Pitt, Ray Liotta, James Gandolfini e Richard Jenkins no elenco principal. Destaque também para a estreia do filme de animação “A Origem dos Guardiões”, que é inspirado na série literária “The Guardians of Childhood” de William Joyce.
Estreia ainda o filme “A Minha Canção de Amor”, com a história de de uma cantora paraplégica (Renée Zellweger); o filme “Cloud Atlas”, com seis histórias que, mesmo situadas em épocas e países distintos, acabam por se interligar; a comédia dramática “Mais Um Dia Feliz”; e por fim, do Reino Unido, o filme “Neds – Jovens Delinquentes”.
MATA-OS SUAVEMENTE M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|97m
Realizador: Andrew Dominik Argumento: Andrew Dominik, George V. Higgins Intérpretes: Brad Pitt, Ray Liotta, Scoot McNairy, James Gandolfini, Vincent Curatola, Richard Jenkins IMDB: 7,1 /10 (7 936 votos)
“Mata-os Suavemente” é um filme violento, sobre gansters, com muito sangue e mortes, que esteve presente no Festival de Cannes, e que conta com Brad Pitt, Ray Liotta, James Gandolfini e Richard Jenkins no elenco principal. A história faz alusões ao fim do governo de George W. Bush e ao início do mandato de Obama e ainda à crise económica que os Estados Unidos atravessaram em 2008.
Jackie Cogan é um detective contratado pela máfia para investigar um assalto de milhões a um jogo de póquer que causou o colapso da economia criminal da cidade. Mas entre bandidos hesitantes, assassinos a soldo e aqueles que instigaram o golpe, vai ser difícil manter o controlo sobre a situação.
Agora, ele terá de conhecer todos os ardis e, numa corrida contra o tempo, solucionar o mistério e, talvez, salvar a sua própria pele.
Inspirado na novela de George Vincent Higgins, com realização e argumento do neozelandês Andrew Dominik (“O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford”), um “thriller” de acção que conta com um elenco de luxo: Brad Pitt, James Gandolfini, Ray Liotta, Sam Shepard, Richard Jenkins, Ben Mendelsohn, entre outros.
A MINHA CANÇÃO DE AMOR M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|102m
Realizador: Olivier Dahan Argumento: Olivier Dahan Intérpretes: Renée Zellweger, Madeline Zima, Forest Whitaker, Elias Koteas, Nick Nolte, Annie Parisse, Andrea Powell, Courtney J. Clark, Lara Grice, Del Pentecost, Marcus Lyle Brown, Jay Patterson, Jordan Carlos IMDB: 5,4 /10 (846 votos)
O filme “A Minha Canção de Amor”, realizado e escrito por Olivier Dahan, traz-nos a história de uma cantora paraplégica (Renée Zellweger), que abandonou a sua carreira, e do seu amigo (Forest Whitaker) que fazem uma viagem de carro para Memphis. Agora, ambos buscam um no outro, força para enfrentar os seus problemas…
Jean (Renée Zellweger) é uma ex-cantora que vive amargurada desde o acidente que a deixou presa a uma cadeira de rodas, sete anos antes. Joey (Forest Whitaker), o seu melhor amigo, é um homem puro que fala com fantasmas e anjos.
Quando ele sabe que o seu autor preferido vai dar uma conferência em Nova Orleães, convence-a a percorrer mais de mil quilómetros até lá. É então que, juntos, farão uma longa e decisiva viagem que servirá não apenas para curar algumas das suas feridas mais profundas, como também para reinventar a maneira como ambos se vêem um ao outro.
De caminho ela ainda escreverá a mais bela canção de amor de toda a sua vida…
A ORIGEM DOS GUARDIÕES M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, FAMILIAR|EUA|97m
Realizador: Peter Ramsey Argumento: David Lindsay-Abaire Intérpretes: Hugh Jackman, Chris Pine, Isla Fisher, Jude Law, Alec Baldwin, Dakota Goyo, Khamani Griffin, Kamil McFadden, Georgie Grieve, Jacob Bertrand IMDB: 7,5 /10 (2 921 votos)
O enredo de “A Origem dos Guardiões” é inspirado na série literária “The Guardians of Childhood” de William Joyce e acompanha um grupo de vários personagens muito conhecidos das fábulas e dos contos de fada como Jack Frost, North (o Pai Natal), Bunnymund (o Coelho da Páscoa), Tooth (a Fada dos Dentes) e Sandy (Sandman). Este grupo de icónicas figuras terá que juntar forças para derrotar Pitch (o Bicho Papão), um antigo espírito que tenta afundar o Mundo nas sombras eternas.
Os guardiões são seres imortais cuja função é proteger as crianças do Mal, preservando a sua inocência, esperança e capacidade de sonhar. Eles trazem a alegria e os sonhos aos seus corações e, enquanto elas acreditarem no poder das artes mágicas, estarão protegidas.
Porém, quando o terrível Pitch (Jude Law), um poderoso espírito maligno, decide aparecer e fazer o medo penetrar em todos os corações humanos, a doce Fada dos Dentes (Isla Fisher), o imperturbável Coelhinhomelo (Hugh Jackman), o impetuoso Norte (Alec Baldwin), o destemido Jack Gelado (Chris Pine) e o sábio Sandman decidem unir as suas forças e enfrentarem o combate das suas vidas.
CLOUD ATLAS M12|DRAMA, FICÇÃO CIENTÍFICA, THRILLER|EUA|172m
Realizador: Tom Tykwer, Andy Wachowski, Lana Wachowski Argumento: David Mitchell, Lana Wachowski, Tom Tykwer, Andy Wachowski Intérpretes: Tom Hanks, Susan Sarandon, Halle Berry, Hugh Grant, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Keith David, Ben Whishaw, Jim Broadbent, Götz Otto, James D’Arcy IMDB: 8,2 /10 (24 435 votos)
O filme “Cloud Atlas” traz seis histórias que, mesmo situadas em épocas e países distintos, acabam por se interligar. A maioria dos atores interpretará mais de um personagem, que podem variar com relação à raça e sexo. O alemão Tom Tykwer divide a função de diretor com os irmãos Andy e Lana Wachowski. Tom Hanks, Hugo Weaving, Halle Berry, Hugh Grant, Susan Sarandon, Jim Broadbent e Ben Whishaw completam o elenco.
Uma história de amor que se desdobra em vários lugares no tempo, durante um período de 500 anos. Personagens conhecem-se, separam-se e voltam a reunir-se em vários ciclos de nascimento e morte.
Todas as suas acções e escolhas se interligam e vão ter implicações no passado, presente e futuro.
Uma alma é moldada a partir de um assassino e transformada em herói. Cada gesto de bondade é replicado através dos séculos até se tornar em algo inesperado que pode inspirar revoluções, independentemente do espaço ou do tempo, seja no século XIX ou num futuro longínquo.
MAIS UM DIA FELIZ M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|119m
Realizador: Sam Levinson Argumento: Sam Levinson Intérpretes: Ellen Barkin, Ezra Miller, Kate Bosworth, Demi Moore, Thomas Haden Church, Ellen Burstyn, Michael Nardelli, Daniel Yelsky, Eamon O’Rourke, Siobhan Fallon IMDB: 5,4 /10 (1 537 votos)
O filme “Mais Um Dia Feliz” conta-nos a história de uma mãe viciada e dos seus três filhos problemáticos que têm de enfrentar os seus problemas familiares durante o casamento do filho mais velho. O drama conta com Jeffrey DeMunn, Demi Moore e Kate Bosworth nos principais papeis.
Lynn Hellman é aquele tipo de mãe imprudente que insiste em arrastar os seus filhos perturbados e o irmão mais novo destes de volta a Annapolis, onde terão de enfrentar as já habituais insinuações e ataques dos restantes elementos da família.
Lynn, em particular, terá de suportar a sua impenetrável e ultra pragmática mãe; as implacáveis irmãs, com inclinação para a bebida; e de forma mais aguçada e dolorosa, o seu ex-marido e a sua explosiva segunda mulher à medida que estas personagens se cruzam e discutem, abrindo feridas antigas com a mesma veleidade com que pedem para que lhes seja passado o sal na mesa.
Ao aprofundar, sem receios, o que no âmago significa ser uma contemporânea família americana de classe média, Levinson mergulha o seu filme com a honestidade ardente da juventude e dirige os seus atores com a confiança e leveza de mão que se espera de um contador de histórias muito mais maduro.
Um filme dramático realizado pelo realizador e argumentista Sam Levinson (“Bandidos”, “Pânico em Hollywood”).
NEDS – JOVENS DELINQUENTES M12|DRAMA|REINO UNIDO|124m
Realizador: Peter Mullan Argumento: Peter Mullan Intérpretes: Conor McCarron, Mhairi Anderson, Martin Bell, Joe Cassidy, Linda Cuthbert, Alex Donald, John Joe Hay, Gary Lewis, Richard Mack, David McKay, Peter Mullan, Marcus Nash, Marianna Palka, Steven Robertson, Douglas Russell IMDB: 6,9 /10 (3 986 votos)
O filme “Neds – Jovens Delinquentes” narra o percurso de um jovem desde os tempos em que era um aluno premiado até à altura em que se tornou um adolescente perigoso. Com argumento e realização de Peter Mullan (“Órfãos” e “As Irmãs de Maria Madalena”), um filme dramático sobre as dificuldades por que passaram os jovens oriundos das classes trabalhadoras escocesa daquela geração.
1973. Glasgow, Escócia. No limiar da adolescência, John McGill (Conor McCarron) está prestes a iniciar o ensino secundário.
Apesar da sua inteligência fora do comum, as probabilidades de progredir na vida estão contra ele: oriundo de uma família disfuncional e pobre, com um pai alcoólico e violento e um irmão constantemente a infringir a lei, o futuro não parece ter muito a oferecer.
Assim, com as circunstâncias contra si, John vai fazer um longo percurso que o levará por estradas tortuosas que quase o levarão à perdição.
Com argumento e realização de Peter Mullan (“Órfãos” e “As Irmãs de Maria Madalena”), um filme dramático sobre as dificuldades por que passaram os jovens oriundos das classes trabalhadoras escocesa daquela geração. “Jovens Delinquentes” foi o filme vencedor da Concha de Ouro no Festival de San Sebastián de 2010.