Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Argo”, um thriller realizado por Ben Aflleck, baseado em factos verídicos, sobre o resgate de seis diplomatas americanos durante a crise de reféns no Irão, em 1979.

Estreia ainda o filme “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus Drama”, que revisita a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a 2ª Guerra Mundial; o filme de animação “Força Ralph”; o filme “Realizar o Impossível”, baseado numa história verídica, que aborda o tema do surf extremo´; e por fim, o filme de terror “Entidade do Mal”, que retrata a história de Ellison, interpretado por Ethan Hawke, um autor de livros criminais baseados na vida real.

ARGO M12|DRAMA, THRILLER|EUA|120m

Realizador: Ben Affleck Argumento: Chris Terrio Intérpretes: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman, Taylor Schilling, Kyle Chandler, Clea DuVall, Alan Arkin, Victor Garber, Tate Donovan, Richard Kind IMDB: 8,4 /10 (20 025 votos)

O filme “Argo” é um thriller realizado por Ben Aflleck, baseado em factos verídicos, sobre o resgate de seis diplomatas americanos durante a crise de reféns no Irão, em 1979. No elenco constam nomes como, o próprio Ben Aflleck, Bryan Cranston, John Goodman, Alan Arkin, Kyle Chandler, Victor Garber e Clea DuVall.

Irão, 4 de Novembro de 1979. Militares iranianos invadem a Embaixada dos EUA em Teerão, em retaliação ao apoio ao recém-deposto Xá. Antes dos militantes entrarem no edifício, o pessoal tenta destruir documentos comprometedores.

Nesse dia, 52 pessoas são tomadas como reféns. Porém, no meio do caos que se instala, seis conseguem escapar, escondendo-se em casa de Ken Taylor (Victor Garber), o embaixador canadiano.

Apesar da situação ser mantida em segredo pelo Governo americano – e cientes de que é apenas uma questão de tempo até todos serem capturados e mortos -, Tony Mendez (Ben Afleck), um especialista da CIA, desenvolve um plano surpreendente para os salvar: entrar no Irão como uma equipa de filmagens e retirar os diplomatas sãos e salvos.

Assim, depois de uma série de situações complexas que quase fazem o plano fracassar, Mendez e a sua dedicada equipa acabam por heroicamente salvá-los a todos.

ARISTIDES DE SOUSA MENDES – O CÔNSUL DE BORDÉUS M12|DRAMA|PORTUGAL|90m

Realizador: Francisco Manso, João Correa Argumento: João Nunes, António Torrado Intérpretes: Vítor Norte, Carlos Paulo, João Monteiro, Leonor Seixas, Manuel de Blas, Laura Soveral, Sara Barros Leitão, Joaquim Nicolau, Pedro Cunha IMDB: (ainda sem votação)

O filme “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus Drama”, revisita a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade. Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa. Um filme obrigatório!

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana.

Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França.

Revelando uma coragem e determinação invulgares – e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis.

Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: “Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus”.

FORÇA RALPH M6|ACÇÃO, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|108m

Realizador: Rich Moore Argumento: Phil Johnston, Jennifer Lee Intérpretes: John C. Reilly, Jack McBrayer, Jane Lynch, Sarah Silverman, Adam Carolla, Jamie Elman, Rachael Harris, Dennis Haysbert, Mindy Kaling, Edie McClurg, Ed O’Neill, Stefanie Scott IMDB: 8,4 /10 (5 395 votos)

O filme “Força Ralph” (“Wreck-it Ralph”, no original), conta a história de um vilão de um jogo que está cansado de ser o mau da fita e decide, por isso, tentar a sua sorte como super-herói em outros jogos. Com John C. Reilly a dar voz a Ralph, a versão original da animação conta ainda com Sarah Silverman, Jack McBrayer e Jane Lynch.

Apesar do seu feitio afável e coração de ouro, Ralph é o vilão do Fix-It Felix Jr, um jogo de vídeo muito popular, em que o herói repara um edifício que Ralph tem de destruir constantemente.

Depois de mais de três décadas dedicadas à malevolência, Ralph sente-se à beira de uma depressão nervosa. Decidido a mudar de vida e a provar a todos que tem o perfil certo para ser o “bom da fita”, monta um plano de escape e parte para Hero’s Duty, um jogo de tiro onde ajuda a sargento Calhou na batalha contra invasores alienígenas.

Mais tarde, entra no Sugar Rush, um jogo de corrida feitas de doces e biscoitos. Lá, Ralph conhece Vanellope von Schweetz, uma personagem muito especial, que subitamente se apercebe que algo ameaça a existência de todos os videojogos.

E vai ser então que o nosso herói vai conseguir provar o seu valor…

REALIZAR O IMPOSSÍVEL M12|BIOGRAFIA, DESPORTO, DRAMA|EUA|116m

Realizador: Michael Apted, Curtis Hanson Argumento: Kario Salem, Jim Meenaghan, Brandon Hooper Intérpretes: Gerard Butler, Leven Rambin, Elisabeth Shue, Taylor Handley, Abigail Spencer IMDB: 6,0 /10 (747 votos)

O filme “Realizar o Impossível” é baseado numa história verídica, que aborda o tema do surf extremo, dos desafios físicos e emocionais que representa, através da história pessoal de Jay Moriarty e da sua viagem de conquista de uma das mais emblemáticas e perigosas ondas do Mundo: Mavericks, na Califórnia.

Quando, aos 15 anos de idade, Jay descobre que as míticas ondas gigantes do Norte da Califórnia, conhecidas por Mavericks, são reais e existem a poucos quilómetros de sua casa em Santa Cruz, ele pede ajuda à heroi lenda local Frosty Hesson para treiná-lo a conseguir sobreviver e conquistar as ondas.

Jay e Frosty embarcam numa busca para realizar o impossível, forjando ao mesmo tempo uma amizade única que transforma a vida de ambos.

No final, o desafio de conquistar as Mavericks acaba por se tornar em muito mais do que apenas uma experiência de surf.

“Realizar o Impossível” contou com a ajuda de alguns dos maiores nomes do surf mundial, e apresenta das mais alucinantes imagens reais de surf alguma vez capturadas em filme.

Com assinatura dos realizadores Curtis Hanson e Michael Apted, um filme biográfico sobre a juventude do surfista americano Jay Moriarity, que morreu por afogamento a 15 de Junho de 2001 (um dia antes de seu 23ª aniversário), ao largo da costa da ilha Lohifushi, nas Maldivas.

SINISTER – ENTIDADE DO MAL M12|MISTÉRIO, TERROR, THRILLER|EUA|110m

Realizador: Scott Derrickson Argumento: Scott Derrickson, C. Robert Cargill Intérpretes: Ethan Hawke, Vincent D’Onofrio, James Ransone, Fred Dalton Thompson, Clare Foley, Juliet Rylance, Cameron Ocasio, Michael Hall D’Addario, Victoria Leigh IMDB: 7,1 /10 (11 601 votos)

“Entidade do Mal” retrata a história de Ellison, interpretado por Ethan Hawke, um autor de livros criminais baseados na vida real. Ele e a sua família mudam-se para uma casa onde ocorreu um terrível assassinato de forma a encontrar a sua próxima grande história. No entanto, com a descoberta dentro de casa de uma caixa com vídeos caseiros onde outras famílias são brutalmente assassinadas, a sua investigação leva-o para uma entidade sobrenatural que pode colocar a sua própria família em risco.

Ellison Oswalt (Ethan Hawke) é um escritor de policiais decidido a escrever a história da sua vida. Para isso resolve ir viver para o cenário propício: a casa onde, nove meses antes, quatro pessoas foram brutalmente assassinadas.

Já instalado com a mulher e filha, descobre uma caixa com filmes caseiros de famílias inteiras a serem mortas. Decidido a compreender o alcance do achado, decide investigar os casos com ajuda da polícia local, descobrindo que todas as filmagens têm em comum um símbolo que retrata uma entidade pagã conhecida como Bughuull.

Bughuull existe nas imagens de si mesmo e consome almas de crianças. Ellison percebe então que, ao escolher aquela casa para morar, a sua família se tornou na mais recente vítima daquele lugar maldito.

Dos mesmos produtores de “Actividade Paranormal” e “Sobrenatural”, um filme de terror escrito e realizado por Scott Derrickson (“O Exorcismo de Emily Rose”, “O Dia em que a Terra Parou”).

Exit mobile version