Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia da 23ª aventura do maior franchise de filmes de todos os tempos: “007 – Operação Skyfall”. Desta vez, depois de uma operação em Istambul acabar desastrosamente, James Bond desaparece e as identidades de todos os agentes do MI6 são reveladas na Internet, enquanto M (Judi Dench) torna-se o alvo de uma investigação governamental.
Estreiam ainda os filmes “A Advogada”, baseado na história real de Betty Anne Waters; o filme “A Casa do Fim da Rua”, com a bela Jennifer Lawrence no elenco; o filme “A Loucura de Almayer”, uma adaptação livre do romance de Joseph Conrad; “Bellamy”, um filme protagonizado por Gérard Depardieu e Clovis Cornillac; o thriller asiático “Eu Venho Com a Chuva”; e por fim, a comédia “Um Feliz Evento”, que nos traz uma visão íntima de uma maternidade sem tabus.
007 – OPERAÇÃO SKYFALL M12|ACÇÃO, AVENTURA, THRILLER|EUA|143m
Realizador: Sam Mendes Argumento: Neal Purvis, Robert Wade Intérpretes: Daniel Craig, Judi Dench, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Albert Finney, Naomie Harris, Tonia Sotiropoulou, Helen McCrory, Bérénice Marlohe, Ben Whishaw, Ola Rapace, Rory Kinnear IMDB: 8,6 /10 (3 949 votos)
Daniel Craig está de volta como James Bond em “007 – Operação Skyfall”, a 23ª aventura do maior franchise de filmes de todos os tempos. A lealdade de Bond a M é testada quando esta é assombrada pelo seu passado. Quando o MI6 é atacado 007 tem de encontrar e destruir a ameaça, a qualquer custo.
Depois de uma operação em Istambul acabar desastrosamente, James Bond desaparece e as identidades de todos os agentes do MI6 são reveladas na Internet, enquanto M (Judi Dench) torna-se o alvo de uma investigação governamental.
Quando a própria agência MI6 é atacada, o regresso de Bond dá a M uma oportunidade de apanhar Raoul Silva, um homem perigoso que afirma ter uma conexão pessoal com os dois.
Todavia, enquanto Bond segue um rastro de Londres até à China Meridional, sua lealdade a M é posta em causa quando ele descobre segredos perturbadores de seu passado.
A ADVOGADA M12|BIOGRAFIA, DRAMA, THRILLER|EUA|107m
Realizador: Tony Goldwyn Argumento: Andrew S. Karsch Intérpretes: Hilary Swank, Sam Rockwell, Thomas D. Mahard, Owen Campbell, John Pyper-Ferguson, Minnie Driver, Ele Bardha, Melissa Leo IMDB: 7,1 /10 (20 369 votos)
O filme “A Advogada” é baseado na história real de Betty Anne Waters, uma mulher que não completou o ensino médio, mas ao ver o seu irmão preso, acusado injustamente por assassinato, ela resolve entrar para a faculdade estudar Direito para assim conseguir tirá-lo da cadeia. Ela terá que equilibrar tudo isto com a sua vida de mãe solteira e ainda com a sua profissão. O filme conta com Hilary Swank, Sam Rockwell, Thomas D. Mahard e Owen Campbell nos principais papeis.
Massachusetts, 1980. Kenneth Waters (Kenny Waters) é condenado a prisão perpétua pelo assassínio de uma mulher, sem possibilidade de liberdade condicional. O caso contra ele não deixava margem para dúvidas: várias provas circunstanciais e duas testemunhas. Com um registo criminal manchado por vários pequenos delitos, todos o consideravam uma causa perdida. Todos, excepto Betty Anne (Hilary Swank), a sua irmã mais nova, que sempre acreditou na sua inocência.
Com uma infância problemática – entre os maus-tratos e a negligência -, os dois irmãos passaram por várias casas de acolhimento sem, sequer, terminar os estudos secundários.
Quando Kenny foi condenado, Betty Anne, mãe solteira de dois filhos, revoltada com tamanha injustiça, promete libertá-lo a qualquer custo. Para isso passa vários anos da sua vida focada nos estudos, terminando o liceu e o curso de direito.
Realizado por Tony Goldwyn (“A Walk on the Moon”, “Alguém Como Tu”), um filme dramático baseado na extraordinária história verídica de uma mulher que sacrifica tudo para salvar o irmão de um sistema judicial decidido a condená-lo com provas que se vieram a revelar insuficientes.
A CASA DO FIM DA RUA M12|TERROR, THRILLER|EUA|101m
Realizador: Mark Tonderai Argumento: David Loucka, Jonathan Mostow Intérpretes: Jennifer Lawrence, Elisabeth Shue, Max Thieriot, Gil Bellows, Eva Link, Nolan Gerard Funk, Allie MacDonald, Jordan Hayes, Krista Bridges, James Thomas, Hailee SiseraIMDB: 5,7 /10 (4 625 votos)
Um dos filmes de terror mais aguardado deste ano de 2012 é “A Casa do Fim da Rua” que tem data de estreia marcada em Portugal para o dia 25 de Outubro. No filme, uma mãe e filha mudam-se para uma nova cidade e acabam por descobrir que na casa ao lado, uma jovem rapariga matou os seus pais.
Sarah (Elisabeth Shue) muda-se com a sua filha Elissa (Jennifer Lawrence), para uma nova casa numa cidade dos subúrbios.
Felizes com o seu novo lar, acham que encontraram o lugar perfeito para recomeçar as suas vidas. Porém, com o passar do tempo, começam a perceber que existe uma história relacionada com a vizinhança de que todos temem falar.
Até que descobrem algo macabro: alguns anos antes, a família que vivia na casa ao lado da sua foi brutalmente assassinada e apenas Ryan (Max Thieriot), o filho mais velho, sobreviveu.
Ryan, agora um jovem adulto, vive sozinho na casa de família e é pouco compreendido e aceite pela vizinhança, que o considera estranho e anti-social. Comovida, Elissa começa a sentir-se atraída pela história do rapaz, com quem acaba por viver uma história de amor.
Tudo parece correr bem até ao dia em que ela compreende que o passado de Ryan a pode levar à perdição…
A LOUCURA DE ALMAYER M12|DRAMA|FRANÇA|127m
Realizador: Chantal Akerman Argumento: Chantal Akerman, Henry Bean Intérpretes: Stanislas Merhar, Marc Barbé, Aurora Marion, Zac Andrianasolo, Sakhna Oum, Solida Chan, Sun Yucheng, Bunthang Khim IMDB: 6,7 /10 (128 votos)
O filme “A Loucura de Almayer” é uma adaptação livre do romance de Joseph Conrad, sobre a sinuosa relação entre um pai e a sua filha no sudoeste asiático contada de forma exemplar por Chantal Akerman. A ação passa-se algures no sudoeste da Ásia, numa aldeia perdida num rio grandioso e turbulento, um europeu agarra-se aos sonhos ilusórios por amor à filha. É uma procura pelo absoluto, uma história de paixão e loucura.
1950. Almayer (Stanislas Merhar) é um comerciante europeu a viver na Malásia. Aí, casa com Zahira (Sakhna Oum), uma mulher malaia de quem tem uma filha, de nome Nina.
Decidido a dar o melhor à filha, Almayer aceita a proposta de Lingard (Marc Barbé), seu sogro, para que a criança seja levada para um colégio interno para ser educada como uma europeia.
Os anos passam e, após a morte de Lingard, Nina (Aurora Marion) regressa para a casa do pai. Porém, apesar da sua grande beleza e educação, sente-se infeliz e totalmente desenquadrada, quer da sociedade europeia para a qual foi educada, quer da do seu próprio país ou família.
E é então que acaba por se envolver com Daín (Zac Andrianasolo), um delinquente da zona. Isso causa um enorme desgosto em Almayer que amava a filha até à loucura, e que nunca mais se recompõe.
BELLAMY M12|CRIME|FRANÇA|110m
Realizador: Claude Chabrol Argumento: Odile Barski, Claude Chabrol Intérpretes: Gérard Depardieu, Clovis Cornillac, Jacques Gamblin, Marie Bunel, Vahina Giocante, Marie Matheron, Adrienne Pauly, Yves Verhoeven IMDB: 6,0 /10 (1 134 votos)
“Bellamy” é um filme realizado por uma das maiores referências do cinema francês, Claude Chabrol, e é protagonizado por Gérard Depardieu e Clovis Cornillac. No filme Depardieu e Cornillac são dois irmãos que durante as férias se vêem envolvidos numa bizarra intriga. Quando o comissário Bellamy (Depardieu) é procurado por um desconhecido que lhe conta uma estranha história, o seu meio-irmão Paul (Cornillac), aventureiro e desequilibrado, vai tentar desvendar o o que está por trás de tudo.
Tal como faz todos os anos, o inspector Paul Bellamy (Gérard Depardieu) passa as suas férias na propriedade da sua esposa Françoise, apesar dela sonhar em navegar pelos sete mares num cruzeiro… Paul não consegue viver sem Françoise (Marie Bunel), mas odeia viajar.
Este ano tem duas desculpas para levar a sua avante: a chegada inesperada do seu meio-irmão Jacques (Clovis Cornillac), um indivíduo errante que enfrenta problemas com o álcool, e um homem em fuga, que aparece a suplicar pela protecção de Bellamy.
Paul acaba por oferecer-lhes grande parte do seu tempo e esforços desmedidos. A sua intrínseca curiosidade encontra muito com que se entreter, enquanto a sua posição como irmão mais velho irá levá-lo por desafios inesperados…
Um drama policial com argumento e realização do aclamado realizador Claude Chabrol e fotografia do português Eduardo Serra.
EU VENHO COM A CHUVA M12|THRILLER|HONG KONG|114m
Realizador: Tran Anh Hung Argumento: Tran Anh Hung Intérpretes: Takuya Kimura, Josh Hartnett, Byung-hun Lee, Shawn Yue, Tran Nu Yên-Khê IMDB: 5,3 /10 (1 620 votos)
O filme “Eu Venho Com a Chuva” conta-nos a história de Kline (Josh Harnett), um antigo polícia de Los Angeles tornado detetive privado, que viaja para Hong Kong em busca de Shitao, o filho desaparecido do poderoso dono de uma empresa farmacêutica. Ao mesmo tempo, Kline é assombrado por memórias dos terríveis acontecimentos que o levaram a abandonar a polícia…
Dois anos depois de matar Hasford (Elias Koteas), um serial killer que aterrorizava a cidade de Los Angeles, o ex-polícia Kline (Josh Hartnett) trabalha como detective privado.
Um dia, é contactado por um milionário de Hong Kong que quer contratar os seus serviços para encontrar Shitao (Takuya Kimura), o filho que desapareceu misteriosamente. Lá chegado Kline vai contar com a ajuda de Meng Zi (Shawn Yue), um ex-colega que agora trabalha na polícia local.
Nessa busca, o seu caminho cruza-se com Su Dongpo e Lili (Lee Byung-Hun e Tr?n N? Yên Khê), um perigoso delinquente e sua bela namorada.
Porém, Kline continua preso ao passado, assombrado por pesadelos recorrentes com Hasford, que parece dominar a sua mente e afastá-lo cada vez mais do objectivo da sua missão.
Um “thriller” policial de ambiente “noir”, realizado pelo aclamado franco-vietnamita Tran Anh Hung depois de “O Odor da Papaia Verde” (1993), “Cyclo ” (1995), “Noruwei no mori” (2010).
UM FELIZ EVENTO M12|COMÉDIA, DRAMA|FRANÇA|107m
Realizador: Rémi Bezançon Argumento: Eliette Abecassis, Rémi Bezançon Intérpretes: Louise Bourgoin, Pio Marmaï, Josiane Balasko, Thierry Frémont, Anaïs, Daphné Burki, Firmine Richard IMDB: 6,2 /10 (1 062 votos)
Adaptado de um romance de Eliette Abecassis, o filme “Um Feliz Evento” é uma visão íntima de uma maternidade sem tabus. O filme acompanha a vida de Barbara (Louise Bourgoin), desde o momento em que se apaixona pelo descontraído empregado de um clube de vídeo (Pio Marmai) até os nove meses depois do nascimento do bebê fruto do seu casamento. No trajeto, vai criando um verdadeiro inventário sobre tudo que ocorre após o “alegre evento” que é o aparecimento do novo membro da família.
Um filme sobre o feliz evento da maternidade. Qual o seu início? No primeiro encontro do casal? No primeiro beijo? No momento exacto da fecundação? Ou será no parto?
O filme acompanha a vida de Barbara (Louise Bourgoin), desde o momento em que se apaixona pelo descontraído empregado de um clube de vídeo (Pio Marmai) até os nove meses depois do nascimento do bebê fruto do seu casamento. No trajeto, vai criando um verdadeiro inventário sobre tudo que ocorre após o “alegre evento” que é o aparecimento do novo membro da família.
Com argumento e realização de Rémi Bezançon, depois de “O Primeiro Dia do Resto da Tua Vida” (2008), o filme é baseado no polémico livro de Eliette Abecassis, que tenta retratar com franqueza os momentos altos e baixos da maternidade: a magia do amor incondicional que se descobre pela primeira vez misturada com a frustração da dissolução da identidade, enquanto mulher/homem ou enquanto casal.