Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme de animação “Frankenweenie”, do realizador Tim Burton, que é filmado em preto e branco e adaptado a 3D. Destaque também para a estreia de “Astérix et Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade”, o quarto filme que acompanha o famoso herói gaulês criado por Albert Uderzo e René Goscinny.
Estreia ainda o filme “O Dia do Juízo Final”, com Samuel L. Jackson a interrogar sem limites um bombista (Michael Sheen) que ameaça mandar três cidades pelos ares; o filme “A Cilada”, realizado por Mike Gunther que conta com um elenco constituído por Bruce Willis, Curtis ’50 Cent’ Jackson, Ryan Phillippe e Randy Couture; “A Cidade do Teu Destino Final”, onde um estudante de origem iraniana tem de escrever a biografia do antigo ditador latino americano Jules Gund; e por fim, o filme “Galinha com Ameixas”, uma adaptação de uma banda desenhada criada pelo autor iraniano Marjane Satrapi.
FRANKENWEENIE M12|ANIMAÇÃO, COMÉDIA, TERROR|EUA|87m
Realizador: Tim Burton Argumento: John August, Tim Burton Intérpretes: Winona Ryder, Catherine O’Hara, Martin Short, Martin Landau, Charlie Tahan, Atticus Shaffer, Robert Capron, Conchata Ferrell, James Hiroyuki Liao, Tom Kenny IMDB: 7,6 /10 (3 400 votos)
“Frankenweenie”, é um filme animado em stop-motion, será filmado em preto e branco e adaptado a 3D, o que elevará o estilo clássico a um novo patamar. Em “Frankenweenie” de Tim Burton, um menino de nome Victor conduz uma experiência científica para trazer o seu adorado cão Sparky de volta à vida. Mas tal ação trará inesperadas e até monstruosas consequências.
Sparky, para além de ser um lindo e obediente cãozinho, é também o melhor amigo de Victor Frankenstein, um rapaz brilhante mas algo introvertido. Num fatídico dia, Sparky é atropelado e morre.
É então que o pequeno Victor, incapaz de superar a perda do seu mais fiel companheiro, e animado pela fé que sempre depositou na ciência, resolve ressuscitá-lo.
Apesar de conseguir a admirável proeza de trazer o seu amigo de volta, ele sabe que o segredo não poderá ser guardado por muito mais tempo. Assim, para que os pais, vizinhos e amigos aceitem Sparky tal como ele é agora, Victor terá de conseguir provar que aquela pequena criatura, apesar da sua aparência um pouco assustadora, continua tão fiel e amigável como sempre fora…
Um filme de animação em “stop motion” e a preto e branco, realizado por Tim Burton (“Eduardo Mãos de Tesoura”, “O Grande Peixe”, “Sombras da escuridão”), que prolonga e recria a curta com o mesmo nome criada, também por Burton, em 1984. No filme, podemos ouvir as vozes de Charlie Tahan, Martin Landau, Winona Ryder ou de Christopher Lee.
O DIA DO JUÍZO FINAL M12|DRAMA, THRILLER|EUA|97m
Realizador: Gregor Jordan Argumento: Peter Woodward Intérpretes: Samuel L. Jackson, Michael Sheen, Brandon Routh, Carrie-Anne Moss, Stephen Root, Martin Donovan, Necar Zadegan, Gil Bellows, Yara Shahidi, Sasha Roiz, Vincent Laresca, Benito Martinez IMDB: 7,1 /10 (43 758 votos)
Os limites do que é moralmente aceitável serão postos à prova em “O Dia do Juízo Final”, com Samuel L. Jackson a interrogar sem limites um bombista (Michael Sheen) que ameaça mandar três cidades pelos ares. Além de Samuel L. Jackson e Michael Sheen, nos papéis do agente e do potencial bombista, participam ainda no filme como agentes do FBI Carrie-Ann Moss e Brandon Routh.
Depois de colocar três bombas nucleares em três cidades americanas, Yusuf (Michael Sheen), um fundamentalista islâmico, é capturado e preso pelo FBI. Os agentes têm apenas algumas horas até à detonação e cabe à agente Helen Brody (Carrie-Anne Moss) a responsabilidade do interrogatório e consequente localização dos explosivos.
Porém, incapaz de obter qualquer resposta satisfatória do prisioneiro, ela vai tentar um último recurso: trazer o agente H (Samuel L. Jackson), um especialista em tortura, cujos métodos controversos o tornaram numa espécie de lenda.
E é naquele preciso momento que, entre Yusuf e H, se declara uma guerra psicológica sem tréguas…
A CILADA M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA|EUA|85m
Realizador: Mike Gunther Argumento: Mike Behrman, Mike Gunther Intérpretes: 50 Cent, Bruce Willis, Ryan Phillippe, Jenna Dewan-Tatum, Randy Couture, James Remar, Susie Abromeit, Ambyr Childers, Will Yun Lee, Jordan Trovillion IMDB: 4,3 /10 (12 039 votos)
O filme “A Cilada”, realizado por Mike Gunther, conta com um elenco constituído por Bruce Willis, Curtis ’50 Cent’ Jackson, Ryan Phillippe e Randy Couture. O filme é sobre um grupo de amigos que se envolvem num perigoso roubo de um diamante, porém, uma traição entre elementos do mesmo grupo acaba mal e irá dar lugar a uma procura incessante pela vingança…
Um grupo de amigos planeia um assalto que se torna mortal quando um trai o outro para ficar com a mercadoria.
Sonny procura a sua vingança unindo-se com o chefe da máfia mais perigosa da cidade para receber de volta o que é seu por direito.
Quando ele, finalmente, fica cara a cara com o seu amigo de longa data, ele será forçado a fazer uma escolha que mudará para sempre a sua vida.
A CIDADE DO TEU DESTINO FINAL M12|DRAMA|EUA|117m
Realizador: James Ivory Argumento: Ruth Prawer Jhabvala, Peter Cameron Intérpretes: Omar Metwally, Anthony Hopkins, Charlotte Gainsbourg, Nicholas Blandullo, Sofía Viruboff, James Martin, Alexandra Maria Lara, Susana Salerno, César Bordón, Diego Velazquez IMDB: 6,3 /10 (1 464 votos)
No filme “A Cidade do Teu Destino Final” um estudante de origem iraniana tem de escrever a biografia do antigo ditador latino americano Jules Gund, recentemente falecido, de forma a conseguir manter a bolsa da Universidade do Colorado. Ao deparar com a recusa dos herdeiros em permitir que o livro seja escrito, o estudante decide partir para o Uruguai e convencer a família de Gund a mudar de ideias.
Omar Razaghi, um jovem académico dos EUA, pretende traçar a biografia de Jules Gund, um enigmático escritor latino-americano, que passou os últimos anos de vida no Uruguai, onde acabou por se suicidar.
Para isso, escreve à família Gund a pedir permissão para escrever a obra. Porém, sem qualquer fundamentação, a sua solicitação é recusada. Perante a insistência de Dierdre (Alexandra Maria Lara), a sua namorada de longa data, Omar decide ir até ao Uruguai e tentar persuadi-los a mudar de ideias.
Lá chegado, vai conhecer Adam (Anthony Hopkins), irmão de Gund, a viúva Caroline (Laura Linney), a amante Arden (Charlotte Gainsbourg) e Portia (Ambar Mallman), a filha de Arden com o falecido escritor.
Apesar das reticências de todos, o jovem tenta encontrar forma de os conhecer e, ao mesmo tempo que vai compreendendo as motivações daquele heterogéneo grupo, vai-se também dando conta dos seus ressentimentos em relação ao passado.
Com o decorrer do tempo, sem que se tenha apercebido, Omar torna-se estranhamente íntimo de Arden. Até que Dierdre decide fazer-lhe uma visita…
Uma história de amor e amizade que é também mais uma parceria entre a argumentista Ruth Prawer Jhabvala e o aclamado realizador James Ivory (“Quarto com Vista Sobre a Cidade “, “Regresso a Howards End”, “Os Despojos do Dia “), desta vez seguindo o romance de Peter Cameron.
ASTÉRIX ET OBÉLIX: AO SERVIÇO DE SUA MAGESTADE M12| AVENTURA, COMÉDIA, FAMILIAR|FRANÇA
Realizador: Laurent Tirard René Argumento: Goscinny, Albert Uderzo Intérpretes: Gérard Depardieu, Edouard Baer, Guillaume Gallienne, Catherine Deneuve, Vincent Lacoste, Valérie Lemercier, Fabrice Luchini, Catherine Deneuve IMDB: 6,0 /10 (52 votos)
“Astérix et Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade” é o quarto filme que acompanha o famoso herói gaulês criado por Albert Uderzo e René Goscinny. Nesta obra, realizada por Laurent Tirard (“O Menino Nicolau”), seguiremos as intenções de César em conquistar a Brittania, mas que encontra resistência numa aldeia local que terá o apoio dos combativos gauleses. Com Edouard Baer, Gérard Depardieu, Guillaume Gallienne, Vincent Lacoste, Valérie Lemercier, Fabrice Luchini, Catherine Deneuve, Dany Boon, Charlotte Lebon, Bouli Lanners, Jean Rochefort e Gerard Jugnot, “Astérix et Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade” chegará aos cinemas portugueses em 3D a 18 de Outubro.
50 a.C.. Depois de conquistar o Egipto, a Hispânia e (quase toda) a Gália, Júlio César (Fabrice Luchini), o grande imperador romano, decide avançar com as suas tropas e invadir a Britânia.
A vitória é rápida e total. Ou melhor, quase total. Para seu descontentamento, uma pequena aldeia bretã consegue resistir. Mas as forças bretãs enfraquecem a cada dia que passa. É então que Cordélia (Catherine Deneuve), a grande rainha, decide enviar Jolitorax (Vincent Lacoste) à Gália onde, segundo a lenda, vive o mais irredutível e temeroso povo. Ao mesmo tempo, na aldeia gaulesa em questão, Astérix e Obélix (Edouard Baer e Gérard Depardieu) debatem-se com um grave problema.
É que o chefe Abracourcix confiou-lhes uma tarefa medonha: transformar Atrevidix (Vincent Lacoste), o seu preguiçoso e imaturo sobrinho, num homem responsável e capaz de olhar para além do seu próprio umbigo.
Quando Jolitorax chega e descreve a situação da sua aldeia, os gauleses oferecem-lhe um barril da famosa poção mágica que lhes dará uma força sobre-humana e a protecção de Astérix e Obélix no seu regresso a casa. Porém, infelizmente para todos, Justforkix também faz parte da escolta até à Britânia…
GALINHAS COM AMEIXAS M12|DRAMA|FRANÇA|93m
Realizador: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi Argumento: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi Intérpretes: Mathieu Amalric, Edouard Baer, Maria de Medeiros, Golshifteh Farahani, Eric Caravaca, Chiara Mastroianni, Mathis Bour, Enna Balland, Didier Flamand, Serge Avédikian, Rona Hartner, Jamel Debbouze, Isabella Rossellini
IMDB: 7,1 /10 (2 251 votos)
O filme “Galinha com Ameixas” é uma adaptação de uma banda desenhada criada pelo autor iraniano Marjane Satrapi, dirigido por Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi. O filme passa-se em 1958, em Teerão e desenvolve-se à volta de Nasser Ali Khan, um dos mais célebres músicos do seu tempo, que perdeu o gosto de viver depois de o seu amado violino se ter partido.
Teerão, 1958. Desde que o seu amado violino se partiu, Nasser Ali Khan, um dos mais célebres músicos do seu tempo, perdeu o gosto de viver.
Incapaz de encontrar um instrumento digno de substituir o seu fiel companheiro de tantos anos, Nasser decide enfiar-se na cama e esperar pela morte. Enquanto aguarda, mergulha nas recordações da juventude, conversa com o anjo da morte Azraël e imagina o futuro dos filhos.
Aos poucos, compõem-se as peças do puzzle que foi a sua vida e revela-se uma magnífica história de amor que lhe alimentou o génio e a música.