Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Encomenda Armadilhada”, um thriller de ação que conta nos principais papéis com Joseph Gordon-Levitt, Michael Shannon, Dania Ramirez e Jamie Chung. Destaque também “Mr. Nobody”, um filme que mistura vários géneros, como drama, romance e também ficção científica.

Estreia ainda a comédia “Amor, Felecidade, Casamento”; o filme “As Linhas de Wellington”, que esteve em competição na 69.ª edição do Festival de Veneza; o filme de animação “Impy na Terra da Magia”; o documentário “Orquestra Geração”, que retrata do impacto da iniciativa homónima, inspirada no projeto internacional Orquesta Sinfónica Simón Bolivar; o thriller “Taken – A Vingança”; e por fim o filme de terror “REC 3 – Genesis”.

ENCOMENDA ARMADILHADA M12|ACÇÃO, THRILLER|EUA|91m

Realizador: David Koepp Argumento: David Koepp, John Kamps Intérpretes: Joseph Gordon-Levitt, Michael Shannon, Jamie Chung, Dania Ramirez, Aaron Tveit, Aasif Mandvi IMDB: 6,9 /10 (6 125 votos)

“Encomenda Armadilhada” é um thriller de ação que conta nos principais papéis com Joseph Gordon-Levitt, Michael Shannon, Dania Ramirez e Jamie Chung. A história centra-se num mensageiro de bicicleta, em Nova Iorque, o qual recebe um envelope na Universidade de Columbia e é seguido pela cidade por um polícia corrupto, desesperado para ter o mesmo.

Desviar-se de carros a altas velocidades, fugir de taxistas loucos, de portas abertas e de oito milhões de pedestres mal-humorados é apenas um dia normal no trabalho de Wilee, um dos estafetas mais ágeis e agressivos de Nova Iorque. É preciso ter uma agilidade especial para andar nas bicicletas e ser super leve.

São bicicletas de engrenagem simples sem travões e os estafetas são, por um lado, ciclistas qualificados mas, por outro, loucos suicidas que arriscam tornar-se uma mancha no chão de cada vez que se dirigem para o tráfego.

Mas um rapaz que costuma colocar a sua vida em risco está prestes a receber mais do que está habituado quando uma entrega de rotina se transforma numa perseguição de vida ou morte pelas ruas de Manhattan.

Quando Wilee recolhe o seu último envelope do dia numa corrida apressada, ele descobre que esta encomenda é diferente. Desta vez, alguém está realmente a tentar matá-lo.

AMOR, FELICIDADE, CASAMENTO M12|COMÉDIA|EUA|90m

Realizador: Dermot Mulroney Argumento: Anouska Chydzik, Caprice Crane Intérpretes: Mandy Moore, Kellan Lutz, Jessica Szohr, Jane Seymour, James Brolin, Michael Weston, Joe Chrest, Sarah Lieving, Beau Brasso, Monica Acosta IMDB: 4,7 /10 (3 767 votos)

O filme “Amor, Felecidade, Casamento” conta com Kellan Lutz que fará o papel de marido de uma conselheira matrimonial (interpretada por Mandy Moore), cujos pais se separam, fazendo com que ela coloque como parte da sua carreira tentar unir os dois. O realizador do projeto é Dermot Mulroney que também realizou “O Casamento do meu melhor amigo”.

Ava é uma conselheira matrimonial cuja vida de recém-casada fica virada do avesso quando descobre que o casamento dos seus pais, supostamente feliz e de sucesso, se encaminha para o divórcio.

Determinada a reconciliar os pais a tempo da festa surpresa que lhes vai oferecer para o 30º aniversário do seu casamento, Ava não pára diante de nada, mergulhando de uma situação comprometedora para outra.

Será que Ava vai acabar por destruir o seu próprio casamento e a sua vida profissional na tentativa de juntar os seus pais?

AS LINHAS DE WELLINGTON M12|DRAMA, GUERRA, HISTÓRIA|PORTUGAL|135m

Realizador: Valeria Sarmiento Argumento: Carlos Saboga Intérpretes: Nuno Lopes, Soraia Chaves, Marisa Paredes, John Malkovich, Carloto Cotta, Victória Guerra, Jemima West, José Afonso Pimentel, Mathieu Amalric, Melvil PoupaudIMDB: 6,3 /10 (69 votos)

O filme “As Linhas de Wellington” esteve em competição na 69.ª edição do Festival de Veneza e refere a verdadeira história das Linhas de Torres que tiveram um papel preponderante na retirada das tropas francesas comandadas pelo marechal André Masséna, durante a Terceira Invasão do território. O filme tem realização de Paulo Branco e argumento de Carlos Saboga.

Setembro de 1810. As tropas de Napoleão Bonaparte invadem Portugal. Com os ingleses como aliados, o Exército português, chefiado pelo general Wellington, desenvolve um plano engenhoso para deter as forças imperiais gaulesas e proteger Lisboa: uma retirada das tropas a fim de atrair o inimigo a Torres Vedras onde, em segredo, tinham sido construídas várias fortificações intransponíveis.

Esta operação implicou também a evacuação da população civil, resultando num gigantesco êxodo. E é assim que um enorme grupo de pessoas, soldados e civis, de todos os estratos sociais e idades, seguem caminho rumo a sul.

No entanto, se alguns seguem animados por um sentimento patriótico, outros, aproveitam a confusão para roubar e enganar. Este filme começou por ser um projecto pessoal do realizador Raoul Ruiz. Porém, depois da sua morte a 19 de Agosto de 2011, já em fase de pré-produção, foi Valeria Sarmiento, a sua viúva, quem completou o trabalho.

IMPY NA TERRA DA MAGIA M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|ALEMANHA|84m

Realizador: Reinhard Klooss, Holger Tappe Argumento: Reinhard Klooss, Max Kruse Intérpretes: Anke Engelke, Oliver Kalkofe, Wigald Boning, Roland Hemmo, Christoph Maria Herbst, Stefan Krause, Hannes Maurer, Oliver Pocher IMDB: 5,1 /10 (143 votos)

No filme de animação “Impy na Terra da Magia”, Impy é um dinossauro muito esperto que vive com os seus amigos animais falantes na ilha de Tikiwu. Quando uma bonita e desajeitada Panda chamada Babu chega à sua família rapidamente todos se apaixonam por ela, para descontentamento do ciumento Impy, que deixa de ser o favorito da ilha. “Impy na Terra da Magia” é um magnífico e divertido filme de animação para toda a família, cheio de humor, charme, música e muita ação.

Mais um dia nasce sobre Tikiwu, a paradisíaca ilha do Pacífico habitada pelo professor Horatio Tibberton e as suas criaturas falantes. É o aniversário de Impy e o doce dinossauro está ansioso por reencontrar os seus amigos. Porém, o dia acaba por ser uma grande decepção pois parece que ninguém lhe dá a devida importância. Aparentemente já só se preocupam com a panda Baboo, recém-chegada e adorada por todos os companheiros da ilha. Ciumento e muito aborrecido, Impy resolve mudar a sua vida.

Enquanto isso, longe dali, Barnaby é um empresário decidido a abrir o maior parque de diversões de sempre. Porém, para que o parque se distinga de todos os outros, tem de arranjar uma atracção especial.

É então que segue viagem até Tikiwu onde se diz viver um dinossauro. Lá chegado, apesar de desiludido com o pequeno Impy, que mais parece um canguru, acaba por convencer o animal a abandonar a ilha e seguir com ele para se tornar na grande estrela do parque.

Porém, o dinossauro depressa descobre que, afinal, as intenções de Barnaby são tudo menos honestas e que cometeu o pior erro de toda a sua vida. Agora, para reconquistar a liberdade, apenas poderá contar com os velhos amigos da ilha que tudo farão para o salvar das garras do malvado Barnaby.

MR. NOBODY M12|DRAMA, FANTASTICO, ROMANCE|CANADÁ|141m

Realizador: Jaco Van Dormael Argumento: Jaco Van Dormael Intérpretes: Jared Leto, Sarah Polley, Diane Kruger, Linh Dan Pham, Rhys Ifans, Natasha Little, Toby Regbo, Juno Temple, Clare Stone IMDB: 7,8 /10 (41 748 votos)

“Mr. Nobody” é um filme que mistura vários géneros, como drama, romance e também ficção científica, que nos conta a história de Nemo Nobody que, até ao momento, leva uma vida normal ao lado da sua mulher, Elise, e dos seus três filhos, até que um dia a realidade se distorce e ele acorda como um homem velho no ano de 2092. Agora, ele irá viver na procura de respostas, nomeadamente, se viveu uma boa vida, amou a mulher que era suposto amar e se teve os filhos que era suposto ter.

2092. Nemo Nobody (Jared Leto) é um homem de 118 anos, o último da sua espécie mortal. Nascido em 1975, e acreditando que tem apenas 34 anos de idade, vai relatando o passado, deambulando sobre os momentos cruciais da sua vida, onde escolhas difíceis mudaram o rumo da sua existência.

À medida que considera os vários caminhos que poderia ter tomado, a sua memória começa a falhar, tornando-se cada vez mais difícil distinguir o que de facto aconteceu e o que é apenas fruto da sua imaginação.

Porém, o que hoje de facto o preocupa é simples: se viveu uma vida correcta, se amou as mulheres que deveria amar ou se teve os filhos que sempre desejou. Para o velho Nemo, a razão da sua existência está em encontrar respostas para estas questões antes que a morte chegue.

ORQUESTRA GERAÇÃO M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL|63m

Realizador: João Miller Guerra, Filipa Reis Argumento: Filipa Reis, João Miller Guerra Intérpretes: Diogo Dias, Ana Hespanha, Ionut Daniel Tofanecu IMDB: (ainda sem votação)

O documentário “Orquestra Geração” retrata do impacto da iniciativa homónima, inspirada no projeto internacional Orquesta Sinfónica Simón Bolivar, antes conhecido como El Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela, em jovens da escola Miguel Torga, na Amadora. Ana, Daniel, Diogo, Marco e Mónica são os jovens que participam no documentário, projeto que rompe o contexto formatado da escola pública, tornando-se num apoio imprescindível à sua vida.

Nascido em 2007 por iniciativa conjunta da Escola de Música do Conservatório Nacional, Câmara Municipal da Amadora e Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio do programa EQUAL (Fundo Social Europeu), o projecto Orquestra Geração é centrado na acção e desenvolvimento social através da música e inspira-se no Sistema de Orquestras Infantiles e Juveniles de Venezuela.

O seu programa tem como objectivo o desenvolvimento de orquestras infantis e juvenis em escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo. Em Novembro de 2007, foi criado o primeiro núcleo na Escola Miguel Torga, na Amadora.

Desde 2008, tem tido o apoio da Fundação EDP para a aquisição de instrumentos.

Os realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra seguem o dia-a-dia de várias crianças e jovens inseridas no projecto, mostrando a maneira como as duas vidas são afectadas pela música.

TAKEN – A VINGANÇA M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA|EUA|91m

Realizador: Olivier Megaton Argumento: Luc Besson, Robert Mark Kamen Intérpretes: Liam Neeson, Maggie Grace, Famke Janssen, Rade Šerbedžija, Luke Grimes, Jon Gries IMDB: 8,4 /10 (4 205 votos)

Em “Taken – A Vingança”, os acontecimentos do primeiro filme vão ter consequências dramáticas para o operacional reformado da CIA, Bryan Mills. Durante uma viagem com a família, a Istambul, vai ser perseguido pelo pai do raptor que matou enquanto tentava resgatar a sua filha.

Bryan (Liam Neeson), antigo agente dos serviços secretos norte-americanos, decide convidar a filha Kim (Maggie Grace) e a sua ex-mulher Lenore (Famke Janssen) para um fim-de-semana em família em Istambul, Turquia.

Porém, o que era suposto ser uma ocasião propícia a uma reaproximação familiar, acaba por transformar-se num terrível pesadelo quando Bryan assiste, impotente, ao rapto de Lenore.

Agora, terá de encontrar uma maneira de encontrar a ex-mulher e salvá-la das mãos de um bando organizado de assassinos que está ali por vingança e que não tenciona render-se sem um ajuste de contas.

THE POSSESSION M12|TERROR, THRILLER|EUA|92m

Realizador: Ole Bornedal Argumento: Juliet Snowden, Stiles White Intérpretes: Madison Davenport, Jeffrey Dean Morgan, Kyra Sedgwick, Natasha Calis, Jay Brazeau, Grant Show, Rob LaBelle, Nana Gbewonyo, Anna Hagan, Brenda Crichlow IMDB: 6, /10 (6 485 votos)

“A Possuída” é um filme de terror produzido por Sam Raimi e que conta com Jeffrey Dean Morgan, Kyra Sedgwick e Natasha Calis no elenco principal. Neste seguimos a história de Em (Natasha Calis), que compra uma caixa numa loja de antiguidades sem saber que nela habita um espírito malígno que lhe lança uma maldição que terá de ser interrompida com a ajuda dos seus pais.

Vagueando por uma venda de garagem organizada pelos vizinhos, a pequena Em (Natasha Calis) sente-se imediatamente atraída por uma velha caixa de madeira. Depois de convencer o pai a comprar o objecto, leva-o para casa e cria uma estranha obsessão por este.

Clyde e Stephanie (Jeffrey Dean Morgan e Kyra Sedgwick), os seus pais, sentindo-se culpados pelo seu recente divórcio, começam por julgar que essa estranheza de comportamento se deve às dificuldades em aceitar a nova situação familiar. Porém, quando a criança se torna verdadeiramente agressiva, acabam por perceber que aquela mudança coincide com a chegada do misterioso objecto.

É então que descobrem que a caixa foi criada para conter um espírito maligno e que, ao abri-la, a criança foi possuída por ele. Desesperados por ajudar a criança, depressa compreendem que a ciência não tem todas as respostas e que, neste caso, a ajuda pode estar para lá da simples razão.

[REC]3 GÉNESIS M12|TERROR, THRILLER|ESPANHA|80m

Realizador: Paco Plaza Argumento: Paco Plaza Intérpretes: Leticia Dolera, Javier Botet, Diego Martín, Ismael Martínez, Àlex Monner, Carla Nieto, Claire Baschet, Mireia Ros, Ana Isabel Velásquez, Emilio Mencheta IMDB: 5,2 /10 (8 148 votos)

A ação em “REC 3 – Genesis” engloba os eventos dos dois primeiros filmes e depois a sensação de claustrofobia anteriormente vivenciada. A ação agora passa-se a milhas de distância do local original, em plena luz do dia, dando ao filme uma nova perturbadora realidade. Esta terceira parte da saga também funciona como um decodificador para revelar informações escondidas nos dois primeiros filmes e deixa a porta aberta para a última parte, “[REC] 4 – Apocalypse”.

Todos os familiares e amigos de Koldo e Clara (Diego Martín e Leticia Dolera) estão reunidos para celebrar o seu amor numa enorme festa de casamento organizada numa mansão isolada. A festa é filmada por dois amigos que registam a alegria e felicidade dos noivos e de todos os convidados.

Tudo parece correr segundo as expectativas até o tio do noivo ser atacado por aquilo que julgou tratar-se de um cão. No entanto, com o passar das horas, o velho senhor começa a mostrar alguns sinais de mal-estar que todos associam ao incidente.

Até que, inesperadamente, começa a morder selvaticamente todos os outros convidados, que depressa acabam transformados em zombies canibais e sedentos de sangue. E assim, a festa fica transformada num enorme banho de sangue que a câmara continuará a filmar até que não restem sobreviventes…

Exit mobile version