Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Resident Evil: Retaliação”, o quinto filme da saga, que desta vez, o vírus mortal da Umbrella Corporation continua a assolar a Terra, transformando a população global em legiões de mortos-vivos.
Estreia ainda o filme “Crime e Pecado”, um remake do filme homónimo, baseado no romance de Graham Greene dos anos 30; o filme Iraniano “O Caçador”, que esteve em competição pelo Urso de Ouro na edição de 2010 do Festival de Berlim; e por fim, “Para Roma com Amor”, o novo filme de Woody Allen, que conta com Alec Baldwin, Roberto Benigni e Penelope Cruz.
RESIDENT EVIL: RETALIAÇÃO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|95m
Realizador: Paul W.S. Anderson Argumento: Paul W.S. Anderson Intérpretes: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Michelle Rodriguez, Ali Larter, Kevin Durand, Meagan Good, Oded Fehr, Bingbing Li, Johann Urb, Colin Salmon IMDB: 6,2 /10 (9 560 votos)
“Resident Evil: Retaliação” é o quinto filme da saga “Resident Evil”. Desta vez, o vírus mortal da Umbrella Corporation continua a assolar a Terra, transformando a população global em legiões de mortos-vivos. A última e única esperança da raça humana, Alice (Milla Jovovich), tem de lutar para conseguir sobreviver o tempo suficiente e escapar de um mundo hostil à beira do esquecimento. Realizado por Paul W.S. Anderson, o filme conta com Milla Jovovich, Leon Kennedy e Barry Burton no elenco principal.
A história volta a centrar-se em Alice (Milla Jovovich), a última e única esperança da raça humana, depois do letal vírus T da Umbrella Corporation continua a devastar a Terra e a transformar a população em legiões de mortos-vivos que se alimentam de carne humana.
Alice desperta no interior da clandestina instalação de operações da Umbrella e descobre mais informações sobre o seu misterioso passado. Alice continua a sua busca pelos responsáveis da contaminação, viajando por Tóquio, Nova Iorque, Washington, Moscovo, entre outros.
Com a ajuda de caras já conhecidas dos filmes anteriores e de novos aliados, Alice continua a sua luta pela sobrevivência enquanto faz uma descoberta surpreendente que a leva a questionar tudo aquilo em que acredita.
CRIME E PECADO M16|CRIME, DRAMA, THRILLER|REINO UNIDO|111m
Realizador: Rowan Joffe Argumento: Graham Greene, Rowan Joffe Intérpretes: Andy Serkis, Helen Mirren, John Hurt, Sam Riley, Andrea Riseborough, Philip Davis, Nonso Anozie, Craig Parkinson, Sean Harris IMDB: 5,7 /10 (2 884 votos)
“Crime e Pecado” é um remake do filme homónimo (John Boulting, 1947), baseado no romance de Graham Greene dos anos 30, que contava com Richard Attenborough no papel de Pinkie. O novo filme de Rowan Joffe recupera a história (agora readaptada para os anos 60) de Pinkie Brown, um jovem neurótico, envolvido num gang em plena altura dos conflitos entre os Mods e os Rockers, cuja paixão por Rose é vivida entre o passado criminoso e um futuro nada promissor, a partir do momento em que a jovem o começa a chantagear depois de ter presenciado um crime que ele cometeu, algo que vai despoletar uma espiral de destruição à sua volta.
Brighton, Inglaterra. 1964. Pinkie Brown (Sam Riley), é um criminoso megalomaníaco que jura vingar a morte do líder do seu gangue ao mesmo tempo que ambiciona ocupar o seu lugar.
Rose, é uma jovem e inocente criada que, involuntariamente, encontra provas que incriminam Pinkie e os seus companheiros. De maneira a garantir o silêncio da rapariga ele decide seduzi-la e casar-se com ela.
É então que Ida e Phil Corkery (Helen Mirren e John Hurt), preocupados com a perigosa escolha de Rose, decidem ir até às últimas consequências para a salvar.
O CAÇADOR M12|THRILLER|IRÃO|90m
Realizador: Rafi Pitts Argumento: Rafi Pitts Intérpretes: Rafi Pitts, Mitra Hajjar, Malek Jahan Khazai, Ismaïl Amani, Naser Madahi, Hassan Ghalenoi, Javad Nazari, Ali Nicksaulat IMDB: 6,2 /10 (760 votos)
No filme “O Caçador”, num acto de vingança, um jovem assassina dois polícias aleatoriamente. Foge para a floresta onde é preso por outros dois polícias. Os três homens vêem-se rodeados por árvores e arbustos e perdem-se… Numa paisagem desoladora, onde as fronteiras entre o caçador e a caça são difíceis de perceber. Escrito, realizado e protagonizado pelo anglo-iraniano Rafi Pitts, o filme esteve em competição pelo Urso de Ouro na edição de 2010 do Festival de Berlim.
Ali Alavi, recém-saído da prisão, trabalha agora como guarda-nocturno em Teerão, Irão. Apesar do ordenado baixo e das dificuldades do dia-a-dia, ele é feliz ao lado de Sara e Saba, a sua mulher e filha.
Certo dia, ao chegar do trabalho, encontra a casa estranhamente vazia. Preocupado e sem conseguir encontrar nenhuma delas, decide ir à esquadra. É então que recebe a trágica notícia da morte de Sara num tiroteio entre a polícia e manifestantes.
A pequena Saba, no entanto, continua desaparecida. Aquele momento vai acender dentro de si um tão grande desejo de vingança que, de cabeça perdida, acaba por assassinar dois polícias a tiro e desaparecer na floresta. Mais tarde, é apanhado por dois agentes e, resignado à sua sorte, de bom grado segue os seus captores.
Porém, quando os três homens se perdem no meio da floresta, Ali encontra a sua única oportunidade de fuga. E é então que, naquele cenário assolador, a linha que separa o caçador e presa acaba por se dissolver…
Escrito, realizado e protagonizado pelo anglo-iraniano Rafi Pitts, o filme esteve em competição pelo Urso de Ouro na edição de 2010 do Festival de Berlim.
PARA ROMA, COM AMOR M12|COMÉDIA|EUA|112m
Realizador: Woody Allen Argumento: Woody Allen Intérpretes: Woddy Allen, Alec Baldwin, Roberto Benigni, Penelope Cruz, Judy Davis, Jesse Eisenberg, Greta Gerwig, Ellen Page IMDB: 6,6 /10 (9 053 votos)
O novo filme de Woody Allen, “Para Roma com Amor”, traz-nos uma história, apresentada em fragmentos, que conta a viagem de um casal, Allen e Davis, a Roma, onde conhecem a família de um italiano com quem a filha vai casar. Benigni será Leopoldo, um homem vulgar confundido com uma estrela de cinema. Baldwin será um arquitecto da Califórnia que visita Roma com um amigo. Para além do próprio Woody Allen, o drama decorrido em Roma conta com Alec Baldwin, Roberto Benigni, Penelope Cruz, Judy Davis, Jesse Eisenberg, Greta Gerwig e Ellen Page.
Roma, Itália. Quatro histórias distintas que nunca se chegam a cruzar.
Numa delas, John (Alec Baldwin), um arquitecto americano de férias na Europa, conhece o jovem Jack (Jesse Eisenberg), um estudante de arquitectura que se vê envolvido num triângulo amoroso com a namorada (Greta Gerwig) e a melhor amiga desta (Ellen Page).
Numa outra, um fracassado produtor de óperas (Woody Allen) viaja com a mulher para o casamento da filha (Alison Pill). Aí chegado, conhece Giancarlo (interpretado pelo famoso tenor Fabio Armiliato), o pai do noivo (Fabio Armiliato) e, ao ouvi-lo cantar no banho, fica estarrecido com a sua espantosa voz.
Outra conta a situação caricata de um perfeito desconhecido (Roberto Benigni) que repentinamente e sem qualquer razão aparente, se torna numa celebridade nacional.
E, por último, a história de um casal de província (Alessandro Tiberi e Alessandra Mastronardi) que chega à capital e se vê envolvido com uma bela prostituta (Penélope Cruz) e um conhecido actor de cinema.