Pplware

Tardes de Cinema…

Por Ricardo Vieira para o Pplware. E se um mundo mágico estivesse escondido pertinho de nossa casa. Como se bastasse atravessar uma porta e entrar numa dimensão em que tudo é (quase) perfeito. Coraline encontrou!

O Visitante (the visitor) Drama|EUA|104 min

Realização: Thomas McCarthy Argumento: Thomas McCarthy Intérpretes: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Jekesai Gurira IMDB: 7.9/10 (9 066 votos) RT: 91%/104 críticas

Walter Vale, um solitário professor de Connecticut, recentemente viúvo, vê-se forçado a regressar a Nova Iorque para assistir a uma conferência e encontra o seu apartamento de Manhattan ocupado por um jovem casal de imigrantes ilegais. Depois de esclarecida a intromissão, Vale convida o casal – um jovem músico sírio chamado Tarek e a sua namorada senegalesa – a ficar a viver com ele.

Uma improvável amizade que acaba por se desenvolver entre o pacato Prof. Vale e o vibrante Tarek. Mas os bons momentos depressa são perturbados pela injusta prisão de Tarek e a sua possível deportação. Vale, que está determinado a ajudar, inicia uma verdadeira cruzada pela libertação de Tarek.

 

.A interpretação de Richard Jenkins valeu-lhe a nomeação para um Óscar com este filme, realizado por Thomas McCarthy. Ao que parece são abordados temas pós 9/11, como a paranóia dos EUA com os imigrantes ilegais.

 

São temas que foram abordados imensas vezes, mas existirá uma diferença neste filme: Thomas McCArthy reflecte sobre a diversidade cultural e sobre a influência dos imigrantes na cultura americana. A crítica tem sido unânime em definir o filme como um drama poderoso de reflexão, redescobrimento e muito humanista. A ver!

Maradona (Maradona by Kusturica) Documentário|Espanha,França|90 min

Realização: Emir Kusturica Argumento: Emir Kusturica Intérpretes: Diego Armando Maradona, Emir Kusturica, Lucas Fuica IMDB: 6.2/10 (537 votos) RT: n.d

Kusturica celebra neste filme a história de Diego Maradona: um herói desportivo, o deus do futebol, um artista brilhante, campeão do povo, um ídolo em decadência e uma inspiração para milhões de pessoas um pouco por todo o mundo.

De Buenos Aires a Nápoles, passando por Cuba, Kusturica traça um retrato da vida deste extraordinário homem, desde o seu início até alcançar a fama mundial que se lhe conhece, da mais espectacular ascensão à sua trágica queda.

 

.Pode-se dizer que este filme é feito por um fã. Kusturica, admirador do talento de Maradona criou um documentário que atravessa as várias fases da vida do mítico jogador. O seu famoso golo com a “mão de Deus” no jogo com a Inglaterra no Mundial do México, diz Diego neste filme foi uma “patifaria” que os pobres fizeram aos poderosos do mundo. Tal como as suas vitórias ao serviço do Nápoles foram derrotas que o pobre sul infligiu ao rico norte. Maradona, que apareceu em Cannes mais magro do que no filme, tem os rostos de Che Guevara e Fidel Castro tatuados no corpo, é preciso advertir. Fidel ama-o e ele ama Fidel. E com Hugo Chavez é a mesma coisa. “Com este filme eu também quis falar, quis mostrar que também podia dizer, que podia ser a voz do povo da Argentina”, explicou o jogador em Cannes. A não perder a visão do talentoso realizador acerca de uma das maiores figuras da história do futebol. Resta dizer, para quando um filme do Eusébio…

 

Coraline e a Porta Secreta (coraline) Animação|EUA|100 min

Realizador: Henry Selick Argumento: Neil Gaiman, Henry Selick Intérpretes: Dakota Fanning, Ian McShane, Teri Hatcher IMDB: 8.5/10 (4 193 votos) RT: 88%/143 críticas

Coraline é uma menina que sonhava viver num mundo melhor, com mais diversão e emoção. Ao mudar para uma nova casa, encontra uma porta trancada. Depois de muito tentar, consegue abri-la. Descobre um mundo onde tudo é alegre e os seus pais são sempre divertidos. A princípio, a única coisa estranha é que as pessoas têm botões no lugar dos olhos. Aos poucos, descobre segredos, percebe que está em perigo e vê que o mundo real não era tão mau assim.

 

.Do mesmo realizador de Nightmare Before Christmas, surge está fábula com tons góticos feita em stop-motion. Este é um filme que espero com bastante ansiedade há algum tempo. Adoro stop-motion, e convém dizer que este é o primeiro filme a utilizar esta técnica em HD, adorei o anterior filme de Henri Selick e gostei do mundo criado por Neil Gaiman. È a estreia da semana, e será provavelmente uma das melhores animações do ano, tendo por enquanto um adversário à altura. Falo de Up!, dos génios da Pixar…

 

Restantes estreias: A Pantera Cor-De-Rosa 2, Hotel Para Cães

Sugestão da semana: Homem na lua (man on the moon) de 1999 Pontuação pessoal: Tagline: Hello, my name is Andy and this is my movie.

Um filme brilhante de Milos Forman acerca da intrigante personalidade de Andy Kaufman. Jim Carrey tem aqui a sua melhor performance como actor. Performance que foi esquecida pela academia.

Exit mobile version