Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Desafio Total” que, vinte e dois anos após estreia do filme de Paul Verhoeven, com Arnold Schwarzenegger, Sharon Stone e Rachel Ticotin nos principais papéis, chega-nos uma nova versão do famoso conto “We Can Remember It For You Wholesale” do novelista Philip K. Dick.
Estreia ainda “Bonsái”, um filme dramático inspirado no livro com o mesmo nome; o filme “Morangos com Açúcar – O Filme”, baseado na famosa série juvenil; o filme “Oslo, 31 de Agosto”, baseado no romance La Feu Follet, de Pierre Drieu La Rochelle; “Veronika decide Morrer”, que conta com Sarah Michelle Gellar como protagonista; e por fim, “Women are Heroes”, um filme que nos transporta até África, Ásia e América do Sul.
DESAFIO TOTAL M12|ACÇÃO, AVENTURA, DRAMA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|118m
Realizador: Len Wiseman Argumento: Kurt Wimmer, Mark Bomback Intérpretes: Colin Farrell, Bryan Cranston, Kate Beckinsale, Bill Nighy, Jessica Biel, John Cho, Bokeem Woodbine, Will Yun Lee, James McGowan, Natalie Lisinska, Michael Therriault, Stephen MacDonald, Mishael Morgan IMDB: 6,3 /10 (16 315 votos)
Colin Farrell protagoniza o remake do filme “Desafio Total”, cujo filme original tinha como estrelas principais Arnold Schwarnegger e Sharon Stone. O filme é baseado num conto de Philip K. Dick, escritor que inspirou filmes como “Blade Runner” e “Relatório Minoritário”. O filme conta a história de um empregado fabril que começa a desconfiar que é um espião, duvidando das suas próprias memórias, sem saber o que é real e o que são lembranças fabricadas. Para além de Colin Farrell, Total Recall conta as atuações de Kate Beckinsale, Jessica Biel e Ethan Hawke.
Bem-vindos a Rekall, a empresa que pode transformar os seus sonhos em memórias reais. Para Douglas Quaid – um trabalhador comum com uma bela esposa – uma viagem pela mente parece-lhe ser a solução ideal para fugir à sua vida frustrante e memórias reais de um super-espião pode bem ser o que ele precisa.
Mas quando o procedimento corre mal, Quaid transforma-se num homem procurado. Ao ter de fugir da polícia, controlada pelo Chancellor Cohaagen, o líder do mundo livre, Quaid alia-se a uma combatente rebelde para encontrarem o chefe da resistência e parar Cohaagen.
A linha entre fantasia e a realidade fica confusa e o mundo de Quaid balança quando ele descobre a sua verdadeira identidade, o seu verdadeiro amor e o seu verdadeiro destino.
BONSÁI M12|DRAMA|CHILE|95m
Realizador: Cristián Jiménez Argumento: Cristián Jiménez, Alejandro Zambra Intérpretes: Diego Noguera, Nathalia Galgani, Gabriela Arancibia, Trinidad González, Hugo Medina, Alicia Rodríguez IMDB: 6,1 /10 (211 votos)
Realizado por Cristián Jiménez depois de “Optical Illusions” (2009), “Bonsái” é um filme dramático inspirado no livro com o mesmo nome, a aclamada primeira obra do chileno Alejandro Zambra. O filme conta a história de Julio e Emilia (Diego Noguera e Natalia Galgani), que são dois estudantes de literatura que se conhecem numa festa em Valdivia, no Sul do Chile.
Desajeitado e tímido, Julio está a estudar literatura em Valdivia, no sul do Chile, onde encontra Emilia, uma colega punk, por quem se apaixona.
Julio, um jovem amante de Proust, tenta conquistar Emilia. No entanto, para tentar manter a todo o custo uma mentira que contou, dá por si a escrever um livro sobre a sua primeira experiência com o amor, contando as memórias de uma antiga paixão.
Bonsai celebra a literatura e o amor, num retrato nostálgico e comovente que capta a essência do primeiro amor e a perda da inocência que ocorre quando ele desaparece.
Um filme sobre a experiência de um jovem com as mulheres e os livros, contada em dois estágios diferentes da sua vida.
MORANGOS COM AÇUCAR: O FILME M12|COMÉDIA, DRAMA, FAMILIAR|PORTUGAL|97m
Realizador: Hugo de Sousa Argumento: Hugo de Sousa Intérpretes: Tiago Costa, Rita Pereira, Isaac Alfaiate, Helena Costa, Guilherme Filipe, Inês Seco, Sofia Arruda, João Catarré, Joana Duarte IMDB: (ainda sem votação)
É na loucura do Verão e ao som da música que o passado e o presente de “Morangos com Açúcar – O Filme” se cruzam, numa aventura sem igual. Entre a praia e a piscina, o parque de campismo e o campo de férias, amigos de longa data reencontram-se e novas amizades acontecem. Do elenco constam nomes como Rita Pereira, Sara Prata, João Catarré, David Carreira e muitos, muitos outros.
Entre a praia e a piscina, o parque de campismo e o campo de férias, amigos de longa data reencontram-se e novas amizades acontecem. A alegria é geral e ninguém vai querer perder o grande festival de bandas que está prestes a acontecer.
É num ambiente de grande festa que a energia da música vai dar ritmo aos amores e desamores de Verão. Uma coisa é certa, o Verão é agora!
Depois do êxito da série juvenil iniciada em 2003, que se desdobrou em nove temporadas e dois musicais, as várias gerações de actores reencontram-se no mesmo set, desta vez para uma aventura no grande ecrã.
OSLO, 31 DE AGOSTO M12|DRAMA|NORUEGA|95m
Realizador: Joachim Trier Argumento: Pierre Drieu La Rochelle, Joachim Trier Intérpretes: Anders Danielsen Lie, Hans Olav Brenner, Ingrid Olava, Anders Borchgrevink, Andreas Braaten IMDB: 7,5 /10 (2 810 votos)
Baseado no romance La Feu Follet, de Pierre Drieu La Rochelle (já adaptado por Louis Malle em 1963), o filme “Oslo, 31 de Agosto” centra-se em Anders (Anders Danielsen Lie), um jovem em reabilitação numa instalação na parte rural da Noruega. Como parte do programa, é-lhe permitido ir a Oslo para uma entrevista de emprego, oportunidade que aproveita para ficar na cidade, vagueando e encontrando pessoas que não vê há muito tempo.
Anders está quase a concluir um tratamento num centro de desintoxicação. Uma manhã, é autorizado a ir até à cidade para uma entrevista profissional. Aproveitando essa permissão, entra pela cidade, encontrando-se com pessoas que não via desde há muito tempo.
Com 34 anos, inteligente, bonito rapaz, de boa família, Anders está profundamente angustiado com as oportunidades que perdeu e com as pessoas que decepcionou. Continua a ser jovem, mas tem a sensação de que a sua vida já acabou.
O dia avança, uma longa noite depara-se-lhe: os erros do passado vão suscitar pensamentos sobre a possibilidade do amor, de uma nova vida, e a esperança de imaginar um futuro desde o momento presente até à manhã do dia seguinte.
VERONIKA DECIDE MORRER M12|DRAMA|EUA|103m
Realizador: Emily Young Escritor: Larry Gross, Paulo Coelho Intérpretes: Sarah Michelle Gellar, Jonathan Tucker, Erika Christensen, Florencia Lorenzo, Melissa Leo, David Thewlis IMDB: 6,4 /10 (5 680 votos)
“Veronika decide Morrer” é um filme que conta a história de Veronika (papel desempenhado pela bela Sarah Michelle Gellar), uma jovem que não aceita a ideia de viver uma vida sem sentido, decidindo matar-se com uma overdose de calmantes. “Veronika decide Morrer” é baseado no bestseller de Paulo Coelho.
Veronika (Sarah Michelle Gellar) é jovem, bonita e tem uma vida confortável. Apesar de tudo isso, sente que a sua existência é totalmente vazia de sentido. Assim, farta de tentar encontrar uma razão válida para continuar, Veronika decide morrer.
Porém, após uma tentativa de suicídio por overdose de medicamento desperta numa clínica psiquiátrica, acabando por descobrir que seu coração ficou irremediavelmente danificado.
E eis que, quando lhe resta apenas uma semana de vida, Veronika vai fazer a maior e mais importante viagem dentro de si mesma, onde encontra o seu lugar no mundo.
WOMEN ARE HEROES M12|DOCUMENTÁRIO|FRANÇA|164m
Realizador: Jr. Argumento: Jr., Emile Abinal Intérpretes: (nada a assinalar) IMDB: 6,5 /10 (84 votos)
O filme “Women are Heroes” transporta-nos até África, Ásia e América do Sul. O artista francês JR leva-nos a locais dos quais já ouvimos falar na televisão quando alguma tragédia se abate sobre eles, mas que se encontram afastados dos habituais destinos turísticos.
Trabalhando disfarçado, ele transforma as ruas, os edifícios, as favelas em verdadeiras galerias de arte, obrigando os transeuntes a ver Arte que, de outro modo, não encontrariam. A sua motivação é trazer à superfície questões fundamentais.
Ele apresenta mulheres generosas que nada têm mas que estão disponíveis para partilhar, mulheres com passados dolorosos e que querem construir um futuro radioso. Ao procurar aquilo que é comum aos seus olhares, aproximamo-nos daquilo que é universal: o factor humano.
Como artista contemporâneo que cresceu com a Internet e com as imagens digitais, JR experimenta diferentes técnicas cinematográficas e cria a sua própria forma de contar histórias.