Por Ricardo Vieira para o Pplware. Em semana de regresso de Jason Vorhees, personagem mítica da série Sexta Feira 13, o destaque recai em O Leitor, filme que tem dado a Kate Winslet muitos prémios.
O Casamento de Rachel (Rachel getting married) Drama, Romance|E.U.A.|113 min
Realização: Jonathan Demme Argumento: Jenny Lumet Intérpretes: Anne Hathaway, Rosemarie Dewitt, Mather Zickel IMDB: 7.5/10 (3 777 votos) RT: 86%/163 críticas
Quando Kym (Anne Hathaway) volta a casa para o casamento da sua irmã Rachel, ela traz consigo uma longa história de crise pessoal, conflitos familiares e tragédia. O casamento do casal, repleto de amigos e familiares, tinha tudo para ser um alegre fim-de-semana de festa, música e amor, mas Kym torna o ambiente muito pesado e tenso…
.
Jonathan Demme, vencedor de um óscar, conta na sua extensa carreira com os famosos Silêncio dos Inocentes e Filadélfia. Apesar de ter essas realizado essas duas excelentes obras, convém dizer que realizou muitas mais de qualidade mediana.
Esta fita, escrita por uma actriz, afastada do grande ecrã desde 1995, tem recebido alguns prémios em festivais. Tem inclusive, uma nomeação da academia que premeia o soberbo desempenho de Anne Hathaway. A essência do filme parece girar em torno do desempenho dos actores e dos diálogos constantes entre eles. Não sei se a narrativa falha, mas o que posso dizer é que Lumet tem sido distinguida em alguns sítios com este argumento. Pessoalmente, tanto a sinopse como o trailer, não conseguiram suscitar em mim aquela vontade em ir ao cinema. Pode ser que a vocês consiga…
Um Dia de Cada Vez (happy-go-lucky) Comédia, Drama|Reino Unido|118 min
Realização: Mike Leigh Argumento: Mike Leigh Intérpretes: Sally Hawkins, Alexis Zegerman, Andrea Riseborough IMDB: 7.2/10 (6 728 votos) RT: 93%/132 críticas
The one movie this fall that will put a smile on your face.
Poppy é uma jovem professora primária. Com um espírito livre, é sincera e generosa – tão divertida e anárquica como concentrada e responsável. Ela tem tempo para toda a gente e quem a conhece apaixona-se por ela. Poppy adora os seus alunos e trabalha bastante.
Ela partilha um apartamento com uma amiga, desfruta a sua vida social, é carinhosa com as suas irmãs mais novas e frequenta aulas de flamenco e trampolim. Quando começa as aulas de condução, a sua maturidade e o seu sentido de humor ajudam-na a lidar com um instrutor maníaco. Confortável com o facto de ser solteira, Poppy conhece um sujeito com quem realmente se identifica…
Esta comédia parece ter o condão de colocar um sorriso a qualquer pessoa. Mike Leigh, conhecido pelos seu trabalho de improvisação com os actores, realiza aqui uma fita optimista de alguém que, aparentemente, vive uma vida despreocupada e alegre. De alguém que consegue aproveitar cada momento da vida, que é capaz de ver a beleza de pequenas coisas quotidianas sempre com boa disposição. A prestação de Sally Hawkins tem sido bastante elogiada, assim como a mensagem positiva presente na narrativa. O que é que nos faz felizes? Uma resposta a procurar neste filme.
Sexta-Feira 13 (friday the 13th) Terror|E.U.A.|97 min
Realizador: Marcus Nispel Argumento: Damian Shannon, Mark Swift Intérpretes: Jared Padalecki, Danielle Panabaker, Amanda Righetti, Richard Burgi IMDB: n.d. RT: n.d.
Welcome to Crystal Lake
Procurando a sua irmã desaparecida, Clay chega aos fantasmagóricos bosques do lendário Crystal Lake, onde tropeça nos restos de velhas cabanas apodrecidas que aguardam pacientemente escondidas nas árvores cobertas de musgo. E essa não é a única coisa que se esconde por trás da vegetação… Indo contra os avisos da polícia e da população local, Clay segue as poucas pistas que tem com a ajuda de uma jovem que conhece num grupo de jovens estudantes universitários à procura de um fim-de-semana recheado de emoções.
Mas eles estão prestes a descobrir que vão ter bem mais do que aquilo que esperavam… Longe estão de saber que entraram nos domínios de um dos mais aterrorizadores espectros na História do cinema Americano – o infame assassino que assombra Crystal Lake, armado com uma catana de lâmina afiada… Jason Voorhees.
Marcus Nispel, responsável pelo remake do filme Massacre no Texas, volta com mais outra adaptação de um clássico do cinema de terror, produzido pelo bem conhecido Michael Bay. Para quem não sabe quem é, Michael Bay é responsável por grandes blockbusters como Transformers, A Ilha, Pearl Harbor, Armageddon, etc. Jason Vorhees, a par de Michael Myers e Freddy Krueger, é dos personagens com mais sucesso deste género.
Para terem uma ideia, a saga Sexta-Feira 13, já arrecadou qualquer coisa como 315 milhões de dólares, sendo apenas ultrapassado pelo infame Jigsaw. Com este novo episódio, o mais certo é arrecadar o pódio do franchise de terror com mais sucesso de sempre. A estreia mundial, excepto cá que é amanha, ocorre no dia 13, uma vez que é Sexta-Feira e, por essa mesma razão ainda não há pontuações nos famosos IMDB e Rotten Tomatoes. Espera-se então, um slasher movie com litros de sangue, gritos histéricos de raparigas e muita tensão.
O Leitor (the reader) Drama, Romance|E.U.A|123 min
Realizador: Stephen Daldry Argumento: David Hare Intérpretes: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross, Bruno Ganz, Lena Olin IMDB: 7.8/10 (8 599 votos) RT: 59%/ 158 críticas
How far would you go to protect a secret?
Nos anos de 1950, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o jovem Michael Berg adoece e passa a ser cuidado por uma bela e estranha mulher, Hanna, que tem o dobro de sua idade. Michael recupera rapidamente e Hanna desaparece. Ao encontrá-la, os dois têm um breve mas intenso romance. Uma paixão cada vez maior, temperada com as leituras de obras clássicas que Hanna sempre faz para o amado.
Apesar disso, Hanna misteriosamente desaparece outra vez. Passados oito anos, Michael é agora um aluno de Direito que acompanha julgamentos de crimes de guerra cometidos pelos nazis. É nesse momento que Hanna reaparece na vida do rapaz. Mas para a surpresa dele, a mulher está no banco dos réus do Tribunal. Enquanto o passado de Hanna é revelado, Michael descobre um segredo que poderá transformar a vida de ambos.
.
O Leitor é um filme que marca uma forte presença em Kodak Theatre este ano. Interpretado de forma brilhante por Kate Winslet e Rakph Fiennes, se bem que Kate tem sido mais premiada pelo seu desempenho, esta fita tem surpreendido um pouco a comunidade cinéfila. Digo surpreendido, porque aposto que a maioria apostaria em Revolutionary Road de Sam Mendes, em detrimento deste drama, na corrida aos óscares.
A verdade é que O Leitor arrecadou 5 e nas principais categorias. Este intenso drama, polvilhado com actuações de luxo é uma excelente proposta para esta semana. A ver!
Sugestão da semana: O Corvo (the crow) de 1994 Pontuação pessoal: 4 estrelas Tagline: It can’t rain all the time Filme de culto de Alex Proyas que ficou marcado pela trágica morte de Brandon Lee, que deixou um desempenho tão intenso, como inesquecível nesta fita.