Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Sombras da Escuridão”, uma adaptação da série homónima que, entre 1966 a 1971, foi transmitida pelo canal americano ABC e que contava as aventuras da família Collins. O filme é realizado por Tim Burton e conta com um elenco de luxo. Destaque também para a comédia romântica “Espera Aí… Que Já Casamos”, que conta com Jason Segel e Emily Blunt nos principais papeis.
Estreia ainda o filme francês “A Fonte das Mulheres”; o filme “Nana”, que nos conta a história de Nana, uma menina que tem quatro anos e vive numa casa de pedra perto da floresta, que é abandonada; o filme “O Monte dos Vendavais”, que venceu o prémio de Melhor Fotografia no Festival de Veneza 2011; “O Polícia”, umfilme sobre a emergência do terrorismo politico na Europa Ocidental; a curta portuguesa “Rafa” e por fim, “Uma Traição Fatal”, uma eletrizante história de espionagem e traição.
SOMBRAS DA ESCURIDÃO M12|COMÉDIA, FANTÁSTICO, ROMANCE, TERROR, THRILLER|EUA|113m
Realizador: Tim Burton Argumento: Seth Grahame-Smith, John August, Dan Curtis Intérpretes: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter, Jackie Earle Haley, Jonny Lee Miller, Bella Heathcote, Chloë Grace Moretz, Gulliver McGrath, Christopher Lee, Alice Cooper IMDB: (ainda sem votação)
Realizado por Tim Burton e abrilhantado por Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Christopher Lee e Chloë Grace Moretz, o filme é uma adaptação da série homónima que, entre 1966 a 1971, foi transmitida pelo canal americano ABC e que contava as aventuras da família Collins. O enredo desta comédia gótica centra-se em Barnabas, um homem poderoso e playboy (Depp), que é transformado em vampiro e enterrado vivo pela bruxa Angelique Bouchard (Eva Green) depois de lhe partir o coração.
Duas décadas depois de ter chegado à América, Barbanas tem o mundo a seus pés ou pelo menos a cidade de Collinsport, no Maine. O mestre da mansão Collinwood, Barnabas, é rico, poderoso e um playboy inveterado. Até que comete o grave erro de partir o coração a Angelique Bouchard.
Uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique amaldiçoa-o com um destino pior que a morte: torna-o num vampiro e enterra-o vivo.
Dois séculos depois, Barbabas é inadvertidamente libertado do seu túmulo e emerge num mundo muito diferente do seu, no ano 1972. Ele regressa à mansão Collinwood e descobre que a outrora grandiosa mansão caíu em ruína. Os restantes membros da disfuncional família Collins saíram-se um pouco melhor, cada um escondendo os seus próprios segredos obscuros.
A matriarca Elizabeth Collins Stoddard chamou para viver consigo a psiquiatra Dr. Julia Hoffman para a ajudar com a sua problemática família. Também residem na mansão o irmão de Elizabeth, Roger Collins,a sua filha adolescente rebelde Carolyn Stoddard e o precioso filho de 10 anos de Roger, David Collin.
Realizado por Tim Burton, o filme é uma adaptação da série homónima que, entre 1966 a 1971, foi transmitida pelo canal americano ABC e que contava as aventuras da família Collins.
A FONTE DAS MULHERES M12|COMÉDIA, DRAMA|FRANÇA|135m
Realizador: Radu Mihaileanu Argumento: Alain-Michel Blanc, Radu Mihaileanu Intérpretes: Leïla Bekhti, Hafsia Herzi, Biyouna, Sabrina Ouazani, Saleh Bakri, Hiam Abbass, Mohamed Majd, Amal Atrach IMDB: 6,9 /10 (455 votos)
A ação do filme “A Fonte das Mulheres” passa-se num pequeno vilarejo, onde as mulheres enfrentam sol e longas caminhadas para pegar água, quando uma delas propõe que o grupo faça greve de sexo até que os homens passem a ajudá-las. Este é o mais recente filme de Radu e integrou na Seleção Oficial do Festival de Cannes 2011.
As mulheres desta aldeia perdida entre o Norte de África e o Médio Oriente têm, desde sempre, que ir buscar água à fonte. Mas a fonte fica longe, a caminhada montanha acima é difícil e o sol queima…
Até que Leila (Leïla Bekhti), uma rapariga recém-casada, decide que já é tempo de mudar as coisas. E propõe às outras mulheres uma estratégia para conseguirem que os homens façam tudo para levar a água canalizada até à aldeia onde já há telemóveis.
Um filme de Radu Mihaileanu (“O Concerto”) que, em jeito de comédia, retrata as desigualdades entre os sexos e a longa e dura batalha das mulheres que, quebrando regras e tradições, tentam criar espaço à mudança.
ESPERA AÍ QUE JÁ CASAMOS M12|COMÉDIA, ROMANCE|EUA|124m
Realizador: Nick Stoller Argumento: Jason Segel, Nick Stoller Intérpretes: Jason Segel, Emily Blunt, Chris Pratt, Alison Brie, Lauren Weedman, Mimi Kennedy, David Paymer, Jacki Weaver, Jim Piddock, Eric Scott Cooper, Dakota Johnson IMDB: 6,9 /10 (2 527 votos)
O filme “Espera Aí… Que Já Casamos” é uma comédia romântica, onde acompanhamos a história de Tom (Jason Segel) e Victoria (Emily Blunt), um casal que, devido às circunstâncias, têm que adiar o seu casamento… várias vezes!
Tom e Violet (Jason Segel e Emily Blunt) são um casal apaixonado a viver em São Francisco. Depois de vários anos de uma relação quase perfeita, sonham em oficializar a união numa enorme e divertida festa de casamento.
Tudo parecia correr bem até Violet ser convidada a trabalhar como assistente na faculdade de psicologia da Universidade de Michigan, a mais de duas mil milhas de distância.
Ambos concordam que, com esta proposta irrecusável em mãos, os planos para o grande dia terão de ser adiados. Porém, já em Michigan, nada parece querer colaborar com a relação e os dois vêem a data de casamento adiada, uma e outra vez.
E é assim que, depois de cinco anos a lidar com a incómoda sensação de viverem uma relação estagnada, Tom e Violet começam a duvidar se foram de facto feitos um para o outro.
NANA M12|DRAMA|FRANÇA|68m
Realizador: Valérie Massadian Argumento: Valérie Massadian Intérpretes: Kelyna Lecomte, Marie Delmas, Alain Sabras IMDB: 7,1 /10 (67 votos)
“Nana” é um filme francês realizado por Valérie Massadian, que nos conta a história de Nana, uma menina que tem quatro anos e vive numa casa de pedra perto da floresta. Um dia, ao regressar da escola, encontra apenas silêncio em casa. Uma viagem à noite da sua infância. O mundo à sua altura.
Nana (Kelyna Lecomte), de apenas quatro anos, vive com a mãe e o avô numa casa perto da floresta. Certo dia, ao chegar da escola, encontra a casa totalmente silenciosa e vazia. Depois da sensação física do vazio e do abandono, Nana retoma a sua vida normal: veste-se, alimenta-se, brinca e cuida da casa. É assim que aquela menina assume-se num mundo à altura dos seus 90 centímetros, liberta dos adultos e da sua orientação.
Primeira longa-metragem da fotógrafa Valérie Massadian, foi o filme-revelação em Locarno, onde recebeu o prémio Opera Prima para primeiras obras.
O MONTE DOS VENDAVAIS M12|DRAMA, ROMANCE|REINO UNIDO|129m
Realizador: Andrea Arnold Argumento: Andrea Arnold, Emily Brontë Intérpretes: Kaya Scodelario, James Howson, Nichola Burley, Oliver Milburn, Amy Wren, James Northcote, Steve Evets, Shannon Beer, Paul Hilton, Solomon Glave IMDB: 6,4 /10 (1 466 votos)
A versão 2011 do “O Monte dos Vendavais” de Emily Bronte, realizado por Andrea Arnold, estreou em 30 Setembro deste ano, no Reino Unido. Kaya Scodelario, actriz com ascendência brasileira, interpretará Catherine Earnshaw e James Howson será o primeiro actor negro a interpretar Heathcliff.
O pai da família Earnshaw faz uma viagem e traz consigo um pequeno órfão que se presume ser um cigano abandonado, a quem eles passam a chamar de Heathcliff.
Os filhos legítimos do sr. Earnshaw reagem de modo diferente: enquanto o filho sente muitos ciúmes do afeto que o pai dedica ao pequeno órfão, a menina simpatiza imensamente com ele.
Essa afeição só aumenta com o tempo e, à medida que eles crescem, transforma-se numa paixão ilimitada e impossível, já que Catherine precisa encontrar um pretendente mais adequado às convenções sociais.
A impossibilidade de união dos dois é o que move toda a história e desencadeia uma série de acontecimentos trágicos para eles e as suas famílias.
“Monte dos Vendavais” venceu o prémio de Melhor Fotografia no Festival de Veneza 2011, tendo sido considerada uma adaptação «livre e nada académica», sendo que a realizadora filma de uma forma «selvagem», investindo numa «sensibilidade contemporânea», ao mesmo tempo que o filme é «primitivo e sensual».
O POLÍCIA M12|DRAMA|ISRAEL|100m
Realizador: Nadav Lapid Argumento: Nadav Lapid Intérpretes: Ben Adam, Michael Aloni, Meital Barda, Gal Hoyberger, Yiftach Klein, Shaul Mizrahi, Michael Moshonov, Menashe Noy IMDB: 6,8 /10 (139 votos)
Nos anos 60 e 70, aquando da emergência do terrorismo politico na Europa Ocidental, Israel era socialista, basicamente equalitário. Actualmente, Israel tem o maior fosso económico no mundo ocidental. Conflitos de classe são relativizados pelo conflito com o inimigo comum: os palestinianos. Porém, por detrás desta aparência, jaz uma ira e um sentimento de abuso. Em “O Polícia”, atingem uma erupção, estranguladas por uma força maior.
Yaron faz parte de um grupo de polícias de elite, que faz parte da unidade Anti-terrorismo de Israel. Ele e os seus coleas são a arma; a pistola que o Estado aponta aos seus inimigos, o ‘inimigo árabe’.
Yaron venera a sua unidade, a camaradagem, o seu corpo viril, a sua beleza. Ele está entusiasmado, a sua mulher espera um bebé em breve; pode ser pai a qualquer minuto.
Um encontro com um grupo radical vai fazê-lo confrontar-se com o confronto de classes em Israel bem como com uma guerra que existe dentro de si próprio.
Escrito e realizado pelo israelita Nadav Lapid, o filme recebeu o prémio especial do júri em Locarno e esteve em competição na edição de 2011 do Lisbon & Estoril Film Festival.
RAFA M12|CURTA, DRAMA|PORTUGAL|25m
Realizador: João Salaviza Argumento: João Salaviza Intérpretes: Joana de Verona, Nuno Bernardo, Nuno Porfírio, Rodrigo Perdigão
Às seis da manhã Rafa descobre que a mãe está detida pela Polícia. Na mota de um amigo, cruza a ponte e vai a uma esquadra no centro de Lisboa para visitá-la e esperar pela sua libertação. As horas passam. E Rafa não quer voltar para casa sozinho.
UMA TRAIÇÃO FATAL M12|ACÇÃO, THRILLER|EUA|93m
Realizador: Steven Soderbergh Argumento: Lem Dobbs Intérpretes: Gina Carano, Ewan McGregor, Michael Fassbender, Michael Angarano, Channing Tatum, Debby Lynn Ross, Michael Douglas, Antonio Banderas, Eddie J. Fernandez, Aaron Cohen, Maximino Arciniega IMDB: 6,0 /10 (20 447 votos)
Com a realização de Steven Soderbergh, em “Uma Traição Fatal” seguimos uma eletrizante história de espionagem e traição, centrando a nossa ação numa mulher que trabalha num mundo de espiões e que será atraiçoada. A resposta é a mais pura das vinganças.
Mallory Kane é uma das mais bem treinadas agentes da CIA. Mas, depois de uma missão bem-sucedida, que consistia em libertar um jornalista chinês, Mallory é atraiçoada e abandonada à morte pelas pessoas em quem confiava.
Ao sobreviver, torna-se uma ameaça à segurança e credibilidade da agência assim como do próprio Governo norte-americano e, por isso mesmo, um alvo a abater. Porém, preparada ao mais alto nível para enfrentar todo o género de ameaças, a ex-agente vai usar todas as suas armas contra os seus perseguidores num jogo onde a vingança, e não a sobrevivência, se torna o grande objectivo.
Um thriller de acção, com argumento de Lem Dobbs e realização de Steven Soderbergh (“Erin Brockovich”, “Ocean’s Eleven”, “Confissões de Uma Namorada de Serviço”), que conta com a estreia em cinema de Gina Carano (reconhecida lutadora americana de MMA), além de incluir no elenco os conhecidos Michael Fassbender, Ewan McGregor, Bill Paxton, Channing Tatum, Antonio Banderas e Michael Douglas.