Pplware

Tardes de Cinema…

Por Ricardo Vieira para o Pplware. Esta semana marca o regresso de Tom Cruise aos grandes papéis e traz dois fortes candidatos aos óscares da academia. No entanto, o destaque vai mesmo para Quem Quer Ser Bilionário, filme de Danny Boyle que tem sido ovacionado por onde quer que passe.

Dúvida (doubt) Drama|E.U.A.|104 min

Realização: John Patrick Shanley Argumento: John Patrick Shanley Intérpretes: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis IMDB: 8.0/10 RT: 77%/168 críticas

John Patrick Shanley transporta para o grande ecrã a sua peça, vencedora de um Pulitzer e do Prémio Tony.

1964, Escola de St. Nicholas, Bronx. Um animado e carismático sacerdote, o padre Flynn está a tentar acabar com os austeros uniformes escolares que são defendidos ferozmente, há já muito tempo, pela irmã Aloysius Beauvier, a directora com mão de ferro que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos da mudança política estendem-se pela comunidade e a escola acaba de aceitar o seu primeiro estudante negro, Donald Miller.

 

.

 

Mas quando a irmã James, uma inocente optimista, partilha com a irmã Aloysius a sua suspeita de que o padre Flynn presta demasiada atenção a Donald, a directora enceta uma cruzada pessoal para descobrir a verdade e expurgar Flynn da escola.

Sem nenhuma prova para além da sua certeza moral, a irmã Aloysius vai entrar numa batalha de força com o padre Flynn que vai dividir a comunidade com consequências irrevogáveis. Doubt é, indiscutivelmente, um dos grandes filmes deste ano. O elenco fortíssimo assegura toda a componente dramática necessária. Aliás, a academia nomeou todos os principais intérpretes para os óscares. Meryl Streep como Melhor Actriz, Philip Hoffman como melhor Actor Secundário e Amy Adams e Viola Davis como melhor Actriz Secundária. O destaque, para além dos actores, vai para o argumento. Este promete ser muito forte, lidando com um clima tenso de preconceito e ideologias baseado em duas mentalidades com ideias opostas. A não perder!

Valquíria (valkyrie) Drama|E.U.A.|120 min

Realização: Bryan Singer Argumento: Christopher McQuarrie, Nathan Alexander Intérpretes: Tom Cruise, David Bamber, Manfred-Anton Algrang IMDB: 7.5/10 RT: 59%/167 críticas

O Coronel Stauffenberg , um orgulhoso militar alemão, é um oficial leal que ama o seu país, mas que se vê forçado a olhar, com horror, para a ascensão de Hitler ao poder e para todos os posteriores acontecimentos da II Guerra Mundial.

Ele continua no serviço militar, enquanto procura encontrar a maneira de fazer parar Hitler antes que a Europa e a Alemanha sejam destruídas. Verificando que o tempo é cada vez mais escasso, Stauffenberg decide entrar em acção e em 1942 tenta persuadir os altos comandos do Leste a virarem-se contra Hitler e a o derrotarem. Mas é em 1943, enquanto se recupera dos ferimentos sofridos em combate, que Stauffenberg reúne forças junto da Resistência Alemã e organiza uma conspiração anti-Hitler, tendo do seu lado alguns homens das altas esferas do poder. Armado de uma estratégia astuciosa – a apelidada Operação Valquíria – ele planeia desestabilizar o governo, assassinar o ditador e destituir do poder o regime Nazi.

 

.

 

Bryan Singer, que assina esta obra, foi o responsável pelo fabuloso The Usual Suspects e que ultimamente tinha enveredado pelas produções mais comerciais, como as adaptações da BD de Super – Homem e X-Men. O que chama mais a atenção, à partida, é Tom Cruise. Como é do conhecimento do público em geral, Tom Cruise tem vindo a ser devassado pela imprensa mundial, muito devido às suas opções religiosas.

Não vou comentar a sua vida privada e nem sequer me interessa se Cruise tem comportamentos estranhos e duvidosos. O que sei e vejo é que sempre que lida com a imprensa e os seus fãs Tom é da mais pura simpatia. Mas nem isso é o mais importante! O mais importante é que ele é dos melhores actores da sua geração, ponto. Após o regresso algo discreto, mas memorável, no Tempestade Tropical, espera-se o bom velho Tom que já nos deu interpretações brutais como no Magnólia, Colateral ou O Último Samurai.

Quem Quer Ser Bilionário (slumdog millionaire) Drama|Reino Unido|120 min

Realização: Danny Boyle Argumento: Simon Beaufoy Intérpretes: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla IMDB: 8.7/10 RT: 94%/193 críticas

Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Bombaim, está apenas a uma pergunta de ganhar os espantosos vinte milhões de rupias da versão indiana do concurso “Quem quer ser Milionário”.

Apanhado numa suspeita de fraude, ele confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou mas que perdeu. Mas o que está a fazer um rapaz sem interesse em dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?

 

.

 

Quem Quer Ser Bilionário tem sido aplaudido, arrecadado prémios e admiração por onde quer que passe. É o segundo filme com mais nomeações, 10 , dadas pela academia, apenas ultrapassado pela história fantástica de Benjamin Button. O apelidado “feel-good movie” da década, apesar da premissa pouco chamativa, tem sido um autêntico fenómeno de popularidade.

Para isso contribui o argumento muito forte emocionalmente, as interpretações brilhantes e destaco Dev Patel, vencedor na categoria de nova esperança nos BIFA e nomeado nos BAFTA para melhor actor e a realização fresca, moderna e visionária de Dabby Boyle. Apesar da tradução ridícula do título, Quem Quer Ser Bilionário vai, muito provavelmente, conquistar o público português.

Sugestão da semana:Desafio Total (total recall) Tagline: They stole his mind, now he wants it back. Filme de ficção científica de 1990, realizado por Paul Verhoeven e estrelado por Arnold Scwarzenneger.

Exit mobile version