Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Fúria de Titãs”, um filme de ação realizado por Jonathan Liebesman com a participação de Sam Worthington, Liam Neeson e Rosamund Pike e que é a sequela de “Confronto de Titãs” de 2010. Destaque também para a estreia de “Comprámos um Zoo!”, um filme inspirado na história verídica de Benjamin Mee, que com a sua família comprou um zoológico que possuía 200 animais, numa cidade no interior dos EUA.

Estreia ainda o filme português “A Vingança de uma Mulher”, com realização e argumento de Rita Azevedo Gomes; “Amigos Improváveis”, o filmwe mais visto em França em 2011 e que é já a película francesa mais rentável de sempre; e por fim o documentário sobre a ilha do Corvo “É na terra não é na Lua”.

FÚRIA DE TITÃS M12|ACÇÃO, AVENTURA, FANTÁSTICO|EUA|99m

Realizador: Jonathan Liebesman Argumento: Dan Mazeau, David Johnson, Greg Berlanti, Beverley Cross Intérpretes: Liam Neeson, Ralph Fiennes, Sam Worthington, Bill Nighy, Édgar Ramírez, Toby Kebbell, Rosamund Pike, Danny Huston, John Bell, Lily James, Alejandro Naranjo, Freddy Drabble, Kathryn Carpenter IMDB: (ainda sem votação)

“Fúria de Titãs” é um filme de ação realizado por Jonathan Liebesman com a participação de Sam Worthington, Liam Neeson e Rosamund Pike, e é a sequela do filme “Confronto de Titãs” de 2010. Nesta sequela estamos dez anos depois do primeiro filme. Após derrotar o monstro Kraken, Perseu (Sam Worthington), o semideus filho de Zeus (Liam Neeson), tenta levar uma vida pacata como pescador e criar sozinho o seu filho de dez anos, Helius. Enquanto isso, uma luta de supremacia opõe os Deuses, enfraquecidos pela falta de crença dos homens, e os titãs, liderados por Cronos.

Uma década depois de derrotar Kraken, Perseus (Sam Worthington) – o semi-Deus, filho de Zeus (Neeson) – tenta viver uma vida tranquila como pescador e pai de Helius, de 10 anos.

Enquanto isso, uma luta pela supremacia reina entre os Deuses e os Titãs. Perigosamente enfraquecidos pela falta de devoção da Humanidade, os Deuses estão a perder o controlo sob os Titãs e o seu feroz líder Kronos, pai de Zeus, Hades (Fiennes) e Poseidon (Danny Huston). Os três irmãos tinham já derrubado o seu poderoso pai há muito tempo, deixando-o no abismo sombrio do Tártaro, uma masmorra no fundo do cavernoso submundo.

Perseus não consegue ignorar a sua verdadeira vocação quando Hades, juntamente com o filho de Zeus, Ares (Edgar Ramírez) faz um acordo com Kronos para capturar Zeus. A força dos Titãs cresce à medida que Zeus perde os seus poderes e o inferno é libertado na Terra.

Com a ajuda da guerreira rainha Andromeda (Rosamund Pike), Argenor (Toby Kebbell), semi-Deus filho de Poseidon, e Hephaestus (Bill Nighy), Perseus embarca corajosamente numa viagem traiçoeira ao submundo para resgatar Zeus, derrubar os Titãs e salvar a Humanidade.

A VINGANÇA DE UMA MULHER M12|DRAMA|PORTUGAL|100m

Realizador: Rita Azevedo Gomes Argumento: Rita Azevedo Gomes Intérpretes: Maria Carré, Duarte de Almeida, Rita Durão, Francisco Nascimento, Fernando Rodrigues, Isabel Ruth, Hugo Tourita IMDB: (ainda sem votação)

“A Vingança de uma Mulher” é um filme realizado por Rita Azevedo Gomes (“Frágil Como o Mundo”), através do argumento da própria, e conta no elenco com Rita Durão, Fernando Rodrigues, Hugo Tourita, Duarte Martins, entre outros.

Roberto é um dandy! É um ser impassível, indecifrável e daí, enigmático. Goza do prazer aristocrático de causar espanto. Das mulheres, que conhece em todas as variedades da sua espécie e raça, já nada o pode espantar. A verdade é que Roberto sente o profundo tédio de quem esgotou todos os prazeres e encantos desta vida.

No entanto… Uma certa noite, deixa-se tentar por uma mulher que o intriga e lhe lembra alguém… Nessa noite, de descida aos céus e de subida aos infernos, essa mulher escancara-lhe o suplício da vida que é agora a sua. E, no meio de terríveis prazeres, Roberto entrevê o sublime do horror em que, obstinadamente, aquela mulher mergulhou.

Sai dali fechado sobre si mesmo, marcado pela visão de um certo amor que, afinal de contas, ele nunca chegou a viver.

Um filme de Rita Azevedo Gomes (“O Som da Terra a Tremer”, “Frágil como o Mundo”), é uma adaptação livre de um dos mais famosos contos do francês Barbey d’Aurevilly (1808 – 1889), publicada na obra “Les Diaboliques” em 1874.

AMIGOS IMPROVÁVEIS M12|COMÉDIA, DRAMA|FRANÇA|112m

Realizador: Olivier Nakache, Eric Toledano Argumento: Olivier Nakache, Eric Toledano Intérpretes: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot, Clotilde Mollet, Cyril Mendy, Christian Ameri, Grégoire Oestermann, Joséphine de Meaux, Dominique Daguier, François Caron IMDB: 8,4 /10 (16 445 votos)

O filme “Amigos Improváveis” (“Intouchables”), protagonizado por Omar Sy e François Cluzet, tem sido um dos maiores sucessos de sempre por onde tem passado. Nesta comédia dramática seguimos duas pessoas completamente diferentes mas que pelas circunstâncias terão de conviver. Um deles é um milionário tetraplégico. O outro é um ex-condenado e imigrante que irá ocupar a vaga de cuidar do milionário.

Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão.

Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia.

Realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano, uma comédia dramática baseada no livro autobiográfico “Le Second Soufflé”, escrito por Philippe Pozzo di Borgo.

O filme, o mais visto em França em 2011, é já a película francesa mais rentável de sempre. O dinheiro arrecadado com a venda dos direitos da adaptação do livro foram doados a uma associação de ajuda a portadores de deficiência motora.

É NA TERRA NÃO É NA LUA M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL|180m

Realizador: Gonçalo Tocha Argumento: Gonçalo Tocha Intérpretes: (nada a assinalar) IMDB: (ainda sem votação)

Filmado a um ritmo vertiginoso durante alguns anos, auto-produzido entre chegadas, partidas e regressos, “É na terra não é na Lua” é como um diário de bordo de um navio e transforma-se numa manta de retalhos de descobertas e experiências, acompanhando a vida quotidiana de uma civilização isolada no meio do oceano. Um operador de câmara e um técnico de som chegam ao Corvo em 2007, a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores. Pouco a pouco, a pequena equipa de filmagens vai sendo aceite pela população da ilha, mais duas pessoas a juntar-se a uma civilização com quase 500 anos, cuja história é difícil reconstruir, tal é a falta de registos e memórias escritas.

A ilha do Corvo é a mais pequena ilha do Arquipélago dos Açores. Localiza-se no Grupo Ocidental, a norte da Ilha das Flores. Ocupa uma superfície total de 17,13 km², com 6,5 km de comprimento por 4 km de largura.

É formada por uma única montanha vulcânica extinta, o Monte Gordo, coroado com uma ampla cratera com 3,7 km de perímetro e 300 metros de profundidade e onde se aloja a Lagoa do Caldeirão. Tem uma única vila habitada por 450 pessoas, uma estrada, uma câmara municipal, um avião três vezes por semana, um posto médico, um infantário, uma escola, uma igreja, um restaurante…

Em 2007, um operador de câmara e um técnico de som chegam à ilha dispostos a filmar tudo o que ali se passa. Ao pouco são tratados como família pelos seus habitantes e, com eles, vão contar a sua História e as suas histórias.

Segunda longa-metragem de Gonçalo Tocha depois de “Balaou” em 2007, é um documentário/diário/filme-ensaio e foi o vencedor DocLisboa 2011, com a atribuição do Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa ou média-metragem.

COMPRÁMOS UM ZOO! M12|COMÉDIA, DRAMA, FAMILIAR|EUA|124m

Realizador: Cameron Crowe Argumento: Aline Brosh McKenna, Cameron Crowe Intérpretes: Scarlett Johansson, Matt Damon, Elle Fanning, Thomas Haden Church, Colin Ford, Maggie Elizabeth Jones, Angus Macfadyen, Patrick Fugit, John Michael Higgins, Carla Gallo, Stephanie Szostak IMDB: 7,2 /10 (11 088 votos)

O filme “Comprámos um Zoo!” é inspirado na história verídica de Benjamin Mee, que com a sua família comprou um zoológico que possuía 200 animais, numa cidade no interior dos Estados Unidos. Mee ainda tinha que cuidar da sua mulher doente, procurar alguns tigres que escaparam e preparar o zoológico para a sua reabertura. Scarlett Johansson, Matt Damon e Elle Fanning são algumas das estrelas que protagonizam este filme.

Benjamin (Matt Damon) vive o luto da mulher recém-falecida ao mesmo tempo que tenta dar sentido à vida de Dylan e Rosie, os seus dois filhos. Determinado a não se deixar abater pela amargura, resolve dar uma volta à sua vida. Assim, demite-se do seu emprego como jornalista, vende tudo o que tem e compra um jardim zoológico à beira da falência.

Ali, ele vai conseguir não apenas ensinar aos filhos a força necessária para superar a perda e lutar pelos seus sonhos, como também reencontrar a serenidade do amor em Kelly (Scarlett Johansson), uma mulher que, tal como ele, acredita nos “20 segundos de coragem” fundamentais para que algo de transformador possa acontecer…

O filme de Cameron Crowe (“Quase Famosos”, “Vanilla Sky”, “Elizabethtown”), é baseado na história real de Benjamin Mee, ex-jornalista do The Guardian, relatada no livro “We Bought a Zoo: The Amazing True Story of a Young Family, a Broken Down Zoo, and the 200 Wild Animals That Change Their Lives”.

Exit mobile version