Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “A Dama de Ferro”, um drama biográfico, onde Meryl Streep interpreta a corajosa Margaret Thatcher. Destaque também para a estreia do filme de ação “Detenção de Risco” que conta com a participação de Denzel Washington, Ryan Reynolds e Robert Patrick.

Estreia ainda os filmes portugueses “O que há de Novo no Amor?”, que nos conta seis histórias de amor, cada uma realizada por um realizador diferente e “Paixão”, que nos leva numa viagem aos abismos do desejo e da relação humana; o drama “Prometo Amar-te”, com Channing Tatum, Rachel McAdams e Jessica Lange nos principais papeis; e por fim, o clássico de 1996 “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”, agora em versão 3D.

A DAMA DE FERRO M12|BIOGRAFIA, DRAMA|REINO UNIDO|105m

Realizador: Phyllida Lloyd Argumento: Abi Morgan Intérpretes: Meryl Streep, Jim Broadbent, Richard E. Grant, Iain Glen, Harry Lloyd, Anthony Head, Olivia Colman, Ronald Reagan, Roger Allam, Teresa Mahoney, Nicholas Farrell IMDB: 6,2 /10 (6 548 votos)

O filme “A Dama de Ferro” é um drama biográfico, onde Meryl Streep interpreta a corajosa Margaret Thatcher. O filme é um olhar diferente sobre a vida da primeira mulher a ser Primeira-Ministra no Reino Unido, Margaret Thatcher, que se concentra mais no poder enquanto mulher e politica do que nos efeitos das suas próprias políticas para o país. Espera-se que com esta interpretação Merly Streep venha a receber a sua 17.ª nomeação para o Óscar. “A Dama de Ferro” é um dos filmes mais esperados do ano e um dos favoritos aos Óscares 2012.

Margaret Thatcher foi primeira e única mulher a assumir a chefia do Governo britânico, cargo que manteve entre 1979 e 1990. Hoje, octogenária, a “Dama de Ferro” luta contra a perda das suas faculdades que o envelhecimento lhe foi trazendo ao mesmo tempo que se debate entre memórias presentes e passadas.

E, à medida que sente que tem de largar as recordações que a prendem ao passado e a Denis, o marido falecido há oito anos, vai fazendo uma retrospectiva do que foi a sua vida, entre triunfos e derrotas – políticas e pessoais.

Assim, num redemoinho de recordações, Margaret faz uma longa viagem no tempo até compreender que, na verdade, existem momentos em que uma pessoa tem de perceber que a retirada é a melhor estratégia.

DETENÇÃO DE RISCO M12|ACÇÃO, CRIME, MISTÉRIO|EUA|115m

Realizador: Daniel Espinosa Argumento: David Guggenheim Intérpretes: Ryan Reynolds, Denzel Washington, Vera Farmiga, Brendan Gleeson, Robert Patrick, Sam Shepard, Rubén Blades, Nora Arnezeder, Liam Cunningham, Joel Kinnaman, Fares Fares IMDB: 6,8 /10 (642 votos)

“Detenção de Risco” é um filme realizado por Daniel Espinosa com a participação de Denzel Washington, Ryan Reynolds e Robert Patrick. No filme, Washington é o mais perigoso desertor da CIA, que volta a entrar no radar depois de uma década em fuga. Quando o abrigo na África do Sul onde ele está preso é atacado por mercenários, um jovem agente (Reynolds) escapa com ele. Agora, estes estranhos aliados devem permanecer vivos o tempo suficiente para descobrirem quem os quer matar.

No último ano, Matt Weston (Reynolds) sentia-se frustrado com o seu inativo e estagnado posto na Cidade do Cabo. Sendo um “porteiro” que deseja tornar-se num pleno agente, este leal operacional, tem esperado por uma oportunidade para provar o que vale.

Quando o primeiro e único ocupante deste abrigo da CIA se revela como o homem mais perigoso que conhece, Weston prepara-se para cumprir o dever.

Tobin Frost (Washington) iludiu a sua captura por quase uma década. Um dos melhores operacionais que a CIA conheceu, o ex-agente dos serviços secretos entregou recursos e vendeu informação militar desde que se tornou um criminoso. Desde trocar segredos com a Coreia do Norte, a ajudar agentes infiltrados, os danos que ele provocou aos Estados Unidos são incalculáveis. Agora, volta à reserva com um segredo.

Assim que Frost é interrogado, os mercenários chegam e destroem o abrigo de Weston. Numa fuga difícil, os pouco prováveis parceiros, devem descobrir se estes mercenários foram enviados por terroristas, ou por alguém dentro da CIA que irá matar qualquer um que se cruze no seu caminho.

Agora Weston tem de decidir em quem confiar antes que os dois sejam eliminados do jogo.

O QUE HÁ DE NOVO NO AMOR? M12|DRAMA, ROMANCE|PORTUGAL|100m

Realizador: Hugo Alves, Mónica Santana Baptista, Hugo Martins, Tiago Nunes, Patricia Raposo, Rui Santos Argumento: Mónica Santana Baptista, Hugo Martins Intérpretes: Joana Santos, João Pedro Sousa, Nuno Casanovas, Miguel Raposo, David Cabecinha, Inês Vaz, Carlos Alves, Raquel André IMDB: 6,3 /10 (32 votos)

O filme “O que há de Novo no Amor?” conta-nos seis histórias de amor – cada uma realizada por um realizador diferente – de seis amigos que têm uma banda e todas as noites se encontram numa cave para fazer música. O João faz canções, a Rita escreve letras e toca baixo, o Marco toca guitarra, o Edu toca bateria, o Samuel toca órgão e a Inês é a vocalista. Mas se à noite na garagem é possível ensaiar cada canção as vezes sem fim, durante o dia, na vida, não há ensaios. Cada tentativa deixa marcas.

Seis amigos, que em comum têm uma banda de rock, enfrentam problemas distintos, cada qual debatendo-se com os dramas das suas relações amorosas, mais ou menos felizes, mais ou menos correspondidas.

Rita é baixista e acabou com o Ricardo; Eduardo toca bateria e julgava ter já esquecido Maria; Samuel é um sonhador com alguma dificuldade em encarar a realidade; Inês esforça-se por merecer o amor; Marco é o guitarrista que precisa assumir a sua homossexualidade; ao João falta coragem para terminar a sua relação e, enquanto isso, dedica canções a Inês. Mas, quando chega a noite em que se juntam numa garagem, eles esquecem-se da vida e ensaiam.

Um filme em seis partes que se interligam, cada uma delas contada por um realizador. Depois de ter participado no Raindance Film Festival de Londres, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Festival de Cinema português de Toronto e no Festival Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, ganhou o prémio para melhor filme português de ficção na edição de 2011 do IndieLisboa.

PAIXÃO M12|DRAMA|PORTUGAL|75m

Realizador: Margarida Gil Argumento: Margarida Gil Intérpretes: Carloto Cotta, Sandra Faleiro, Ana Brandão, Gonçalo Amorim, Vítor Andrade, Alexey Shakitko, Constança Villaverde IMDB: (ainda sem votação)

“Paixão” é uma viagem aos abismos do desejo e da relação humana. No filme, João Lucas é um escritor que conhece, no final de uma noite de boémia, uma cantora, Maria. Segue-a até casa e, quando acorda no dia seguinte, encontra-se, para sua grande surpresa e fúria, fechado à chave no quarto. Maria está ela própria perdida na sua dor ? o marido acabou de se suicidar, depois de matar a filha pequena de ambos…

João Lucas é um escritor que conhece, no final de uma noite de boémia, uma cantora, Maria. Segue-a até casa e, quando acorda no dia seguinte, encontra-se, para sua grande surpresa e fúria, fechado à chave no quarto.

Maria está ela própria perdida na sua dor. O marido acabou de se suicidar, depois de matar a filha pequena de ambos. Procura amar João Lucas, raptando-o e fechando-o num andar de um prédio entaipado e prestes a ser demolido.

Maria dedica-se inteiramente ao bem-estar de João Lucas. Tornam-se amantes. Vivem as suas núpcias. Aproveitando a intimidade com Maria, João Lucas decide fugir e fechá-la no quarto. Tenta abandonar a casa, não consegue, sente-se perdido. Enclausuram-se na casa. Nada mais resta aos amantes. A vida continua. O prédio é demolido numa nuvem de caliça e de entulho.

PROMETO AMAR-TE M12|DRAMA, ROMANCE|EUA|104m

Realizador: Michael Sucsy Argumento: Jason Katims, Abby Kohn Intérpretes: Channing Tatum, Rachel McAdams, Jessica Lange, Sam Neill, Jessica McNamee, Wendy Crewson, Tatiana Maslany, Lucas Bryant, Scott Speedman, Jeananne Goossen, Shannon Barnett IMDB: (ainda sem votação)

No drama “Prometo Amar-te” um acidente de automóvel coloca Paige (Rachel McAdams) em coma. Quando ela acorda e revela sofrer de total perda de memória, o seu marido Leo (Tatum) não tem outra alternativa senão empenhar-se para reconquistar o seu coração, pela segunda vez. Realizado por Michael Sucsy, um drama romântico baseado na história verídica de Kim e Krickitt Carpenter, do Novo México, que o casal publicou em 2000.

Recém-casados, Paige (Rachel MCadams) e Leo (Channing Tatum) são jovens e sonham com um futuro próspero.

Porém, após um terrível acidente de viação, ela sofre um traumatismo craniano que a deixa em coma por vários dias. E quando volta a si percebe que não se recorda da fase mais recente da sua vida, que engloba a sua relação com Leo e a sua vida como artista.

Tudo parece ter parado nos tempos de faculdade, quando era uma estudante de Direito. Quando a recuperação das memórias recentes se tornam uma causa perdida, Leo, que a ama profundamente e se recusa a desistir, vê apenas uma alternativa para ter a sua família de volta: começar do zero e fazer com que o amor entre os dois renasça.

STAR WARS EPISÓDIO I: A AMEAÇA FANTASMA M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|131m

Realizador: George Lucas Argumento: George Lucas Intérpretes: Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman, Jake Lloyd, Samuel L. Jackson, Pernilla August, Sofia Coppola, Keira Knightley IMDB: 6,4 /10 (245 168 votos)

A saga mais conhecida de todos os tempos regressa novamente ao grande ecrã e, desta vez, a experiência será ainda mais grandiosa, com os mais avançados efeitos 3D.

Assim que se sente a ameaça de um conflito entre a Federação Comercial e o planeta pacífico Naboo, onde vive a rainha Amidala (Natalie Portman), o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e o seu discípulo, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) dirigem-se ao planeta para prevenir a rainha.

No entanto, o ataque dá-se antes do previsto e os cavaleiros Jedi vêm-se obrigados a evacuar a rainha e a sua corte – entre os quais se encontram o poderoso Capitão Panaka (Hugh Quarshie) e Jar Jar Binks (Ahmed Best), um Gungan socialmente rejeitado.

Os fugitivos vão parar ao planeta deserto Tatooine, onde encontram Anakin Skywalker – futuro Darth Vader – , um rapazito de nove anos que revela um enorme potencial como Jedi, pelo que Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi decidem apostar no pequeno Anakin e apresentá-lo ao Conselho de Mestres Jedi.

Anakin é nomeado cavaleiro, porém, o Conselho e nomeadamente, o Mestre Yoda (Frank Oz), tem um mau pressentimento em relação ao rapaz e avisa os cavaleiros da ameaça que o pequeno pode vir a representar…

Seja como for, o conselho permite que Anakin acompanhe Qui-Gon Jinn e Obi Wan nesta guerra, na qual os Jedis deverão enfrentar o lado negro da Força, encabeçado pelo Lord do Sith (a Força Negra), Darth Sidious (Peter Serafinowicz) e representado por Darth Maul (Ray Park)…

Exit mobile version