Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Underworld: O Despertar”, o quarto da saga que iniciou em 2003. Destaque também para a estreia de “J. Edgar”, o novo trabalho de Clint Eastwood que é baseado na vida de J. Edgar Hoover, o primeiro diretor da história dos Estados Unidos da América a fazer parte do FBI, que conta com Leonardo DiCaprio no principal papel.
Estreia ainda o filme grego “Attenberg”; o thriller “Margin Call”, cuja acção se passa num período de 24 horas, onde um banco de investimentos e os seus funcionários lutam contra o aproximar da crise financeira; o drama brasileiro “País do Desejo”, que aborda a relação entre a Igreja e o aborto; o filme francês “Polissia”, que mostra a dificuldade do quotidiano dos polícias da Brigada de Proteção de Menores; o drama “Três Vezes 20 Anos”, sobre o processo de envelhecimento; o thriller “Um Homem no Limite”, com Elizabeth Banks, Sam Worthington e Jamie Bell nos principais papeis; e por fim, mais um filme francês, “Uma Pequena Zona de Turbulência”.
UNDERWORLD: O DESPERTAR M12|ACÇÃO, FANTÁSTICO, TERROR|EUA|88m
Realizador: Måns Mårlind, Björn Stein Argumento: Len Wiseman, John Hlavin Intérpretes: Kate Beckinsale, Charles Dance, India Eisley, Stephen Rea, Michael Ealy, Theo James, Sandrine Holt, Kris Holden-Ried, Jacob Blair, Adam Greydon Reid, Robert Lawrenson, Tyler McClendon IMDB: 7,2 /10 (3 736 votos)
A saga “Underworld” iniciou em 2003 e já produziu três filmes. Nenhuma das obras conquistou a crítica, mas o franchise continua a ter fiéis seguidores, e um certo culto. Neste quarto filme, “Underworld: O Despertar”, Selene (Kate Beckinsale), que esteve 15 anos em coma, vai descobrir que tem uma filha (India Eisley) híbrida (parte Vampiro/parte Licantropo). Juntas elas vão tentar destruir a ANTIGEN, uma empresa que está a desenvolver super licantropos capaz de exterminar a raça dos vampiros.
Em “Underworld: O Despertar”, a história vai voltar a centrar-se em Selene (Kate Beckinsale), que foi mantida em estado de coma durante quinze anos e quando finalmente acorda descobre que tem uma filha de catorze anos chamada Nissa, uma híbrida que se assume como uma perigosa mistura entre os Vampiros e os Lobisomens.
Selene vai utilizar os seus vastos conhecimentos e as suas inúmeras habilidades vampíricas para encontrar Nissa e para a proteger de um grupo de lobisomens assassinos.
ATTENBERG M12|DRAMA|GRÉCIA|97m
Realizador: Athina Rachel Tsangari Argumento: Athina Rachel Tsangari Intérpretes: Ariane Labed, Giorgos Lanthimos, Vangelis Mourikis, Evangelia Randou IMDB: 6.1 /10 (1 305 votos)
Da Grécia chega-nos o drama “Attenberg” que nos conta a história de Marina (Ariane Labed) não é uma rapariga como as outras. Aos 23 anos, vive em quase total reclusão, tendo apenas por companhia o pai (Vangelis Mourikis), um arquitecto sorumbático e misantropo, e Bella (Evangelia Randou), a melhor amiga. Levando uma vida entediante, tudo muda para Marina com a chegada de um desconhecido à sua pequena cidade…
Marina (Ariane Labed), 23 anos, cresceu com o pai (Vangelis Mourikis), um arquitecto, numa cidade fabril protótipo junto ao mar.
Porque considera a espécie humana estranha e repelente, mantém a sua distância. Prefere observá-la através de canções dos Suicide, dos documentários sobre mamíferos de Sir David Attenborough, e das aulas de educação sexual que recebe de Bella, a sua única amiga.
Um estranho (Yorgos Lanthimos, realizador de “Canino”) chega à cidade e desafia-a para um duelo de matraquilhos, na sua própria mesa. Enquanto isso, o pai dela prepara-se, numa espécie de ritual, para abandonar o século XX, que considera “sobrevalorizado”.
Encurralada entre dois homens e a sua cúmplice e melhor amiga, Bella (Evangelia Randou), Marina investiga os extraordinários mistérios da fauna humana.
Uma comédia negra com argumento e realização de Athina Rachel Tsangari.
J. EDGAR M12|BIOGRAFIA, CRIME, DRAMA|EUA|137m
Realizador: Clint Eastwood Argumento: Dustin Lance Black Intérpretes: Leonardo DiCaprio, Armie Hammer, Naomi Watts, Josh Hamilton, Geoff Pierson, Cheryl Lawson, Kaitlyn Dever, Brady Matthews, Gunner Wright, David A. Cooper, Ed Westwick, Kelly Lester, Jack Donner IMDB: 7,1 /10 (8 881 votos)
O filme “J. Edgar” é o novo trabalho de Clint Eastwood, baseado na vida de J. Edgar Hoover, o primeiro diretor da história dos Estados Unidos da América a fazer parte do FBI, que conta com Leonardo DiCaprio no principal papel. Naomi Watts, Josh Lucas e Armie Hammer completam o restante elenco principal. A história explora a vida privada e pública de uma das mais poderosas, controversas e enigmáticas figuras do século 20.
Durante a sua vida, J. Edgar Hoover tornou-se no homem mais poderoso da América. Como chefe do FBI durante quase 50 anos, ele faria tudo para proteger o seu País. No período em que governaram oito Presidentes e se assistiu a três guerras, Hoover travou batalha contra todas as ameaças, muitas vezes quebrando regras para proteger os seus compatriotas. Os seus métodos eram, ao mesmo tempo, cruéis e heróicos. Hoover era um homem que dava grande valor aos segredos – particularmente os dos outros – e não tinha medo de utilizar essa informação de forma a exercer autoridade perante as principais figuras da Nação.
Compreendendo que conhecimento é poder e que o medo cria oportunidade, ele usou ambos para ganhar uma influência sem precedentes, adquirindo uma reputação formidável e intocável. Muito reservado na sua vida privada mas também na sua vida pública, permitia apenas rodear-se de um restrito círculo de pessoas da sua confiança.
O seu colega mais próximo, Clyde Tolson, também foi a sua companhia constante. A sua secretária, Helen Gandy, talvez tenha sido a pessoa que mais conhecimentos tinha acerca dos seus projectos e que a ele se manteve fiel até ao fim. Apenas a mãe de Hoover, que foi a sua inspiração e consciência, iria deixá-lo. A sua morte foi algo de esmagador para o filho que sempre procurou o seu amor e aprovação.
Visto através dos olhos do próprio Hoover, “J.Edgar” explora a vida pessoal e pública e as relações de um homem que poderia distorcer a verdade tão facilmente como defendeu durante uma vida a sua própria ideia de justiça, muitas vezes seduzido pelo lado negro do poder.
MARGIN CALL M12|DRAMA, THRILLER|EUA|109m
Realizador: J.C. Chandor Argumento: J.C. Chandor Intérpretes: Zachary Quinto, Stanley Tucci, Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Penn Badgley, Simon Baker, Mary McDonnell, Demi Moore, Stanley Tucci, Aasif Mandvi, Ashley Williams, Susan Blackwell IMDB: 7,2 /10 (17 265 votos)
“Margin Call” é um thriller de 2011 realizado por J.C. Chandor com a participação de Kevin Spacey, Paul Bettany e Jeremy Irons. A acção passa-se num período de 24 horas, onde um banco de investimentos e os seus funcionários lutam contra o que se aproximava a todo o gás: a crise financeira. O filme foi estreado no Festival de Sundance e também passou pelo Festival de Berlim.
O filme “Margin Call” conta a história de um grupo de pessoas-chave num banco de investimento e a acção decorre durante o período de 24 horas, nos primeiros momentos da crise económica desencadeada em 2008.
Enquanto o mercado se dá conta da gravidade do colapso financeiro, oito trabalhadores de um grande banco de investimentos tentam manter suas carreiras e fortunas.
PAÍS DO DESEJO M12|DRAMA|BRASIL
Realizador: Paulo Caldas Argumento: Paulo Caldas, Amin Stepple Intérpretes: Fábio Assunção, Nicolau Breyner, Gabriel Braga Nunes, Maria Padilha, Germano Haiut IMDB: (ainda sem votação)
“País do Desejo” é um filme brasileiro que nos traz a história de José, padre progressista, empenhado em ajudar a sua comunidade que vê a sua fé pela instituição religiosa abalada pela decisão do seu arcebispo em excomungar a mãe e o médico que realizou um aborto numa rapariga de 11 anos, violada pelo tio. A situação é uma referência directa ao caso que, em 2009, chocou o Brasil, quando um arcebispo brasileiro, Dom José Cardoso Sobrinho, agiu da mesma forma perante um aborto legal. O filme conta com a participação do ator português Nicolau Breyner.
José (Fábio Assunção) é o dedicado pároco de Pasárgada, uma pequena vila brasileira. A sua fé, até então inabalável, será posta em causa quando se depara com a decisão de um arcebispo português (Nicolau Breyner) excomungar a mãe e o médico que realizou um aborto a uma menina de 11 anos, violada pelo próprio tio.
À medida que o fosso entre ele e a própria Igreja se alarga, mais o clérigo se sente próximo de Roberta (Maria Padilha), uma pianista com necessidade urgente de um transplante de rim, que se encontra em digressão pela vila.
O encontro entre eles, num momento em que o sacerdote põe em causa coisas que nunca antes tinha questionado, vai abrir caminho a um amor inesperado que se transformará na salvação de ambos.
POLISSIA M12|CRIME, DRAMA|FRAnça|127m
Realizador: Maïwenn Le Besco Argumento: Maïwenn Le Besco, Emmanuelle Bercot Intérpretes: Karin Viard, Joey Starr, Marina Foïs, Nicolas Duvauchelle, Maïwenn Le Besco, Karole Rocher, Emmanuelle Bercot, Frédéric Pierrot IMDB: 7,6 /10 (996 votos)
O filme “Polissia” mostra a dificuldade do quotidiano dos polícias da Brigada de Proteção de Menores. Uma jornalista é destacada para fazer uma reportagem sobre este tema, mas nasce uma ligação entre ela e um daqueles polícias feridos pela crueza desta realidade. Abordando temas como a pedofilia, os maus-tratos às crianças, o abuso de menores o filme, da realizadora francesa Maïwenn, é um olhar sobre o trabalho quotidiano da Brigada de Protecção de Menores da polícia de Paris.
A rotina diária dos polícias da Unidade de Protecção a Crianças: prender molestadores de crianças, apanhar miúdos que roubam carteiras e tagarelar sobre os relacionamentos pessoais ao almoço; interrogar pais abusivos, recolher depoimentos de crianças, enfrentar os excessos sexuais de jovens adolescentes, apreciar a solidariedade entre colegas e rir descontroladamente nos mais inusitados momentos.
Saber que o ruim existe e saber viver com isso. Como é que estes polícias conseguem o equilíbrio entre as suas vidas pessoais e a realidade que enfrentam todos os dias?
Fred, o imprevisível e hipersensível do grupo, vai viver tempos difíceis ao ver-se sob o escrutínio de um fotógrafo enviado pelo Ministério da Administração Interna para retratar o dia-a-dia da unidade.
TRÊS VEZES 20 ANOS M12|DRAMA|FRANÇA
Realizador: Julie Gavras Argumento: Olivier Dazat, Julie Gavras Intérpretes: William Hurt, Isabella Rossellini, Doreen Mantle, Kate Ashfield, Aidan McArdle, Arta Dobroshi, Luke Treadaway, Leslie Phillips, Joanna Lumley IMDB: 6,1 /10 (180 votos)
No drama “Três Vezes 20 Anos”, casados há 30 anos, Maria e Adam vivem as alegrias e dificuldades comuns a um relacionamento longo, até que descobrem que estão a envelhecer. Ambos tentam, cada um a seu modo, enfrentar essa nova realidade. O filme levanta questões ligadas ao envelhecimento e a relação de um casal vivida nesse contexto.
Mary e Adam não são o típico casal com 20 ou 30 anos; eles estão a aproximar-se dos 60. Como muitos dos casais de 60 anos do século XXI, eles funcionam às mil maravilhas. E para além disso, fazem-no com estilo.
Eles lidam habilmente com os filhos, netos, com o trabalho e com os amigos, com todas as alegrias e desilusões que a vida de casado enfrenta. Até que um dia eles percebem, para sua grande surpresa, que entraram na categoria ‘sénior’.
E reagem a essa perceção de formas totalmente diferentes. As reações de Adam são tão frenéticas como é a sua negação. Ele procura desesperadamente uma fonte da juventude. Mary decide enfrentar a situação, fazendo o que faz melhor: cuidar de seu marido e da sua família.
Mas a sua “preparação para o envelhecimento”, embora cómica, assusta os seus amigos e familiares. O casal acaba por chocar e a separação torna-se inevitável. Filhos, netos, pais e amigos vão tentar conciliá-los. Mas não deveriam, simplesmente, deixar a vida encarregar-se disso?
UM HOMEM NO LIMITE M12|CRIME, THRILLER|EUA|102m
Realizador: Asger Leth Argumento: Pablo F. Fenjves Intérpretes: Elizabeth Banks, Sam Worthington, Jamie Bell, Edward Burns, Kyra Sedgwick, Ed Harris, Mandy Gonzalez, William Sadler, Anthony Mackie, Patrick Collins, Genesis Rodriguez, Afton Williamson, Robert Clohessy, Candice McKoy IMDB: (ainda sem votação)
O filme “Um Homem no Limite” conta com Sam Worthington, Elisabeth Banks, Jamie Bell e Ed Harris nos principais papeis. Asger Leth assume a realização após se ter estreado como realizador de longa-metragem em 2006 com o documentário “Ghosts of Cité Soleil”. A história acompanha Lydia (Elisabeth Banks), uma agente policial especializada em negociar com suicidas, onde esta tenta convencer Nick (Sam Worthington), um ex-policia que foge à justiça, a desistir de se atirar de um arranha-céu.
Nick Cassidy (Sam Worthington) é um homem no limite. Com uma carreira ao serviço da lei, ele foi condenado por um crime que não cometeu.
Quando, por fim, consegue escapar da prisão, decide dar um último passo para provar a sua inocência: do parapeito de um dos mais luxuosos hotéis de Nova Iorque, ameaça o suicídio.
À medida que uma multidão inquieta se junta à volta da área, a polícia acede ao seu pedido para falar com Lydia Anderson (Elizabeth Banks), uma negociadora experiente.
Porém, o que parece ser algo resultante de puro desespero de um homem que nada tem a perder, depressa se comprova ser um plano complexo e calculado ao pormenor para esclarecer muito mais do que um simples caso de corrupção.
UMA PEQUENA ZONA DE TURBULÊNCIA M12|COMÉDIA|FRANÇA|108m
Realizador: Alfred Lot Argumento: Michel Blanc, Alfred Lot Intérpretes: Michel Blanc, Miou-Miou, Mélanie Doutey, Gilles Lellouche, Cyril Descours, Wladimir Yordanoff, Yannick Renier, Jolhan Martin, Eric Caravaca, Nathalie Richard IMDB: 5,8 /10 (235 votos)
O filme francês “Uma Pequena Zona de Turbulência” conta-nos a história de Jean-Pierre Muret (Michel Blanc), um homem recém chegado à reforma, que tem a sua vida virada do avesso: para além da sua hipocondria, descobre que a esposa o trai com um seu ex-colega de trabalho; que a sua filha, divorciada, decide casar com o último homem que ele queria para genro; e que está prestes a conhecer o namorado do seu filho homossexual, cuja condição ele não aceita de modo algum.
Jean-Pierre, recentemente aposentado, é um hipocondríaco… Anne, a sua mulher, anda a traí-lo com um ex-colega de trabalho… A sua filha Cathie, divorciada e mãe de um menino de cinco anos, vive com Philip, um jovem admirável, que Mathieu, o irmão de Cathie, apelida de “Secundário menos seis”…
Quando Jean-Pierre descobre uma pequena mancha na anca direita, Cathie anuncia o seu casamento com o “Secundário menos seis”, Mathieu é despejado porque estava relutante em convidar o seu amante para o casamento da sua irmã e Jean-Pierre, acidentalmente, descobre a traição da sua mulher, o equilíbrio familiar desmorona.
Com disputas, acerto de contas, insultos… JP, Anne, Cathie, Philippe e Mathieu, não se entendem! E atravessarão, juntos, uma pequena zona de turbulência…