Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Moneyball – Jogada de Risco”, que conta a história verídica de Billy Beane, o visionário responsável pela equipa de basebol profissional Oakland Athletics. Destaque também para a estreia de “Um Coração Dividido”, que se centra na história pessoal e política de Aung San Suu Kyi, a activista e prémio Nobel da paz que liderou a oposição contra o exército de Mianmar.
Estreia ainda o filme “A Hora Mais Negra”, um thriller de ficção científica; o drama “Apollonide: Memórias de um Bordel”, que nos leva ao século XX, onde bordel parisiense Apollonide vive os seus últimos dias; “Imperdoáveis”, um drama francês realizado por André Téchiné; o filme biográfico “O Último Bailarino de Mao”; e por fim, “Tucker & Dale Contra o Mal”, um filme que mistura comédia e terror, que está surpreendentemente bem cotado no IMDB.
MONEYBALL – JOGADA DE RISCO M12|BIOGRAFIA, DESPORTO, DRAMA|EUA|133m
Realizador: Bennett Miller Argumento: Michael Lewis, Stan Chervin, Stephen J. Rivele, Aaron Sorkin, Christopher Wilkinson, Steven Zaillian Intérpretes: Brad Pitt, Robin Wright, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright, Chris Pratt, Stephen Bishop, Tammy Blanchard, Jack McGee IMDB: 7,8 /10 (33 270 votos)
“Moneyball – Jogada de Risco” é um drama realizado por Bennett Miller com a participação de Brad Pitt, Robin Wright e Jonah Hill. O filme conta a história de Billy Beane, responsável pelo Oakland Athletics, equipa que consegue chegar ao topo com pouco, mas com um sofisticado sistema de análise de jogo.
“Moneyball – Jogada de Risco” conta a história verídica de Billy Beane, o visionário responsável pela equipa de basebol profissional Oakland Athletics. No mundo competitivo do basebol, Beane revolucionou um desporto que move milhões de adeptos (e de dólares…).
Com as finanças da sua equipa em baixo, Beane apostou num inovador método de escolha de atletas. Em vez da simples opinião do olheiro, contratou jogadores em função do Sabermetrics, um sistema informático baseado em dados estatísticos e provas empíricas.
As suas escolhas tiveram tal sucesso que outras equipas passaram a usar o mesmo sistema. Agora a sua história chega ao grande ecrã pela mão de Bennett Miller, realizador nomeado ao Óscar por Capote.
Para além de Brad Pitt, o elenco conta ainda com Phillip Seymour Hoffman e Jonah Hill.
Trailer:
A HORA MAIS NEGRA M16|ACÇÃO, TERROR, THRILLER|EUA|89m
Realizador: Chris Gorak Argumento: Jon Spaihts, Leslie Bohem Intérpretes: Emile Hirsch, Olivia Thirlby, Max Minghella, Rachael Taylor, Joel Kinnaman, Veronika Ozerova, Dato Bakhtadze, Yuriy Kutsenko, Nikolay Efremov, Vladimir Jaglich, Artur Smolyaninov IMDB: 5,1 /10 (2 759 votos)
A Summit Entertainment produziu o filme “A Hora Mais Negra”, um thriller de ficção científica que conta no elenco com Emile Hirsch, Rachael Taylor, Olivia Thirlby, Max Minghella e Joel Kinnamana. A história é sobre cinco jovens que se encontram “presos” em Moscovo e lutam pela sobrevivência, quando têm de fazer face a um ataque alienígena devastador. “A Hora Mais Negra” tem a realização de Chris Gorak, responsável pelo filme de terror surpresa “Right at Your Door”, de 2006.
Sean e Ben (Emile Hirsch e Max Minghella) são dois americanos em viagem de negócios à Rússia. Natalie e Anne (Olivia Thirlby e Rachael Taylor) encontram-se ali numa breve escala da sua viagem ao Nepal.
Certa noite encontram-se num bar onde conhecem Skylar (Joel Kinnaman), um jovem empresário sueco, com quem passam uma noite agradável. Subitamente, a cidade é atacada por uma nave alienígena que pretende sugar toda a energia do planeta.
Em pânico, os cinco encontram um abrigo subterrâneo onde passam vários dias até descobrirem que, à superfície, Moscovo se tornou numa cidade fantasma.
Agora, numa réstia de esperança de sobrevivência eles vão ter de eliminar o inimigo. Mas, para isso, terão de conhecê-lo e compreender as razões que o trouxeram ali.
APOLLONIDE – MEMÓRIA DE UM BORDEL M16|DRAMA|FRANÇA|122m
Realizador: Bertrand Bonello Argumento: Bertrand Bonello Intérpretes: Hafsia Herzi, Céline Sallette, Jasmine Trinca, Adele Haenel, Alice Barnole, Iliana Zabeth, Noémie Lvovsky, Xavier Beauvois, Esther Garrel IMDB: 7,3 /10 (325 votos)
O filme “Apollonide: Memórias de um Bordel” leva-nos ao século XX, onde bordel parisiense Apollonide vive os seus últimos dias. Neste mundo quase secreto, onde alguns homens se apaixonam e outros se tornam viciosamente perigosos, as raparigas partilham entre si os seus segredos e as suas rivalidades, as suas tristezas e alegrias. Do mundo exterior nada se sabe mas dentro das suas paredes tudo é possível…
Paris, finais do Século XIX. No bordel Apollonide, uma prostituta é atacada por um sádico que lhe deixa um grande corte no rosto num sorriso permanente e trágico.
Em torno da mulher que ri, as outras raparigas vivem as suas rivalidades, medos, alegrias e dores. Do mundo exterior elas nada sabem, o Apollonide está fechado para o mundo.
Estreado em Maio de 2011 no Festival de Cannes, um filme de Bertrand Bonello (“Tirésia”, “De la Guerre”) sobre a violência, o sexo e a humilhação sob o ponto de vista das mulheres num contexto fechado.
IMPERDOÁVEIS M12|DRAMA|FRANÇA|110m
Realizador: André Téchiné Argumento: André Téchiné, Mehdi Ben Attia Intérpretes: André Dussollier, Carole Bouquet, Mélanie Thierry, Adriana Asti, Mauro Conte, Alexis Loret, Zoé Duthion, Sandra Toffolatti, Andrea Pergolesi IMDB: 6,0 /10 (104 votos)
“Imperdoáveis” é um drama realizado por André Téchiné com a participação de André Dussollier, Carole Bouquet e Mélanie Thierry. No filme, Francis procura um sítio inspirador para escrever o seu próximo romance. Chegado a Veneza, procura uma agência imobiliária e conhece Judith. Quando esta lhe mostra uma casa isolada na ilha de Santo Erasmo, ele tenta a sorte e responde que a arrenda de imediato se… forem viver juntos.
Francis (André Dussollier) é um escritor de meia-idade que chega a Veneza em busca de inspiração para o próximo romance policial. Ali conhece Judith (Carole Bouquet), uma agente imobiliária que lhe mostra uma casa isolada e inspiradora, na Ilha Santo Erasmo.
É então que ele lhe faz uma proposta invulgar: só assina o contrato se ela for viver com ele. Contra todas as probabilidades Judith aceita e os dois acabam por viver uma intensa história de amor.
Quando, um ano e meio depois, Alice (Mélanie Thierry), a filha de Francis, chega para passar umas férias na ilha, tudo à sua volta se transforma…
Realizado por André Téchiné (“Os Juncos Silvestres”, “Alice e Martin”), uma história dramática baseada na obra do francês Philippe Djian.
O ÚLTIMO BAILARINO DE MAO M12|BIOGRAFIA, DRAMA, MUSICAL|AUSTRÁLIA|117m
Realizador: Bruce Beresford Argumento: Jan Sardi, Cunxin Li Intérpretes: Chi Cao, Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan, Penne Hackforth-Jones, Christopher Kirby, Suzie Steen, Madeleine Eastoe, Aden Young IMDB: 7,2 /10 (2 875 votos)
“O Último Bailarino de Mao” é um filme biográfico de 2009 realizado por Bruce Beresford com a participação de Chi Cao, Bruce Greenwood e Kyle MacLachlan. Nascido em plena China rural, Li Cunxin é escolhido para integrar a escola de bailado em Pequim. Afastado da sua família esforça-se por encontrar o seu lugar, chegando a viajar para a América a convite da famosa companhia de bailado Huston Ballet. Li finalmente compreende que a dança é a sua grande paixão.
Nascido numa família de camponeses numa aldeia chinesa, durante a Revolução Cultural de Mao, Li Cunxin é selecionado para treinar na academia de dança de Beijing.
Rapidamente se torna um bailarino poderoso, o que o leva a fazer uma visita de intercâmbio cultural ao ballet de Houston, onde o diretor artístico Ben Stevenson reconhece o seu potencial.
O estudante acaba por se tornar uma estrela e descobre que a América não é o lugar que o partido comunista propaganda. Apesar das suas preocupações com a segurança da família, Li Cunxin decide que ficar na América – mas o Governo Chinês não concorda.
“O Último Bailarino de Mao” é baseado na auto-biografia best-seller de Li Cunxin.
THE LADY – UM CORAÇÃO DIVIDIDO M12|BIOGRAFIA, DRAMA|FRANÇA|132m
Realizador: Luc Besson Argumento: Rebecca Frayn Intérpretes: Michelle Yeoh, David Thewlis, Jonathan Raggett, Jonathan Woodhouse, Susan Wooldridge, Benedict Wong, Flint Bangkok, Guy Barwell, Sahajak Boonthanakit, Antony Hickling, William Hope IMDB: 6,9 /10 (549 votos)
“Um Coração Dividido”, o novo filme do francês de Luc Besson, é centrado na história pessoal e política de Aung San Suu Kyi, a activista e prémio Nobel da paz que liderou a oposição contra o exército de Mianmar. O filme foi rodado na Tailândia, em secretismo, devido à natureza delicada do assunto. O argumento foi escrito por Rebecca Frayn após 18 meses de entrevistas com parentes e amigos de Suu Kyi. O título do filme assume a expressão que os birmaneses usavam para nomear Suu Kyi, pois o exército proibiu a menção de seu nome.
Filha de Aung San, o herói nacional da independência da Birmânia que foi assassinado quando ela tinha apenas dois anos de idade, Suu Kyi viveu em Londres até regressar em 1988, por altura da morte da mãe.
O seu regresso à Birmânia coincidiu com a eclosão de uma revolta popular espontânea contra os vinte e seis anos de repressão política e de declínio económico do país.
Em pouco tempo, Suu Kyi tornou-se a líder do movimento de contestação ao regime militar, e em 1990,após o seu partido (a Liga Nacional para a Democracia) ter obtido uma vitória esmagadora nas eleições de 1990, Suu Kyi viu-se remetida a prisão domiciliária pela junta militar que governou o seu país, acabando por ser solta cinco anos depois, mas por pouco tempo. Dos últimos 21 anos, ela passou 15 em prisão domiciliar.
Protagonizado por Michelle Yeoh, “The Lady” é uma das obras mais esperadas do ano, tendo tido uma produção rocambolesca que passou por muitas filmagens ilegais executadas na Birmânia (país que chegou a expulsar a actriz Michelle Yeoh).
TUCKER & DALE CONTRA O MAL M12|COMÉDIA, TERROR|EUA|89m
Realizador: Eli Craig Argumento: Morgan Jurgenson, Eli Craig Intérpretes: Tyler Labine, Alan Tudyk, Katrina Bowden, Jesse Moss, Philip Granger, Brandon Jay McLaren, Christie Laing, Chelan Simmons, Travis Nelson, Alex Arsenault IMDB: 7,6 /10 (32 244 votos)
“Tucker & Dale Contra o Mal” é um filme que mistura comédia e terror, realizado por Eli Craig. O filme, que está surpreendentemente bem cotado no IMDB, conta-nos a história de Tucker e Dale, que estão de férias na sua cabana em ruínas na montanha quando são atacados por um grupo de estudantes que os confundem com assassinos!
Durante um passeio até à sua cabana de férias na floresta, Tucker (Alan Tudyk) e Dale (Tyler Labine) cruzam-se com um grupo de universitários, sem sequer imaginarem os sarilhos onde vão acabar metidos.
Apesar da sua boa onda, acabam por ser tomados por dois psicopatas assassinos. Perseguidos pelo grupo de jovens, que julga ter de salvar uma das colegas, supostamente raptada por eles, Tucker e Dale acabam por ter o fim-de-semana mais sangrento das suas vidas.