Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “A Toupeira”, cuja ação se passa durante a Guerra Fria, onde o agente secreto George Smiley é obrigado a sair da reforma para investigar a possibilidade de haver uma “toupeira”. Destaque também para a estreia de “O Diário a Rum”, com a história de um jornalista de Nova Iorque, Paul Kemp (Johnny Depp), o qual viaja para Porto Rico, para trabalhar num jornal local.
Estreia ainda o filme de animação natalício “Niko na terra do Pai Natal”; o filme francês “O Miúdo da Bicicleta” que nos conta a história do jovem Cyril, de quase 12 anos, que foi deixado num orfanato; a comédia romântica “O Quebra Corações”; e por fim, em versão 3D, o clássico “O Rei Leão”, uma história impressionante com uma mensagem de coragem, esperança e lealdade (que bem precisamos!).
A TOUPEIRA M12|DRAMA, THRILLER|REINO UNIDO|127m
Realizador: Tomas Alfredson Argumento: Bridget O’Connor, Peter Straughan Intérpretes: Tom Hardy, Gary Oldman, Colin Firth, John Hurt, Toby Jones, Cirán Hinds, Mark Strong, Kathy Burke IMDB: 7,7 /10 (6 730 votos)
O filme “Tinker, Tailor, Soldier, Spy” (“A Toupeira”) tem conquistado a crítica nos festivais por onde tem passado. O filme é assinado por Tomas Alfredson (“Let the Right One In”), conta com Tom Hardy, Gary Oldman, Colin Firth, John Hurt, Toby Jones, Cirán Hinds e Mark Strong nos papéis principais. O filme passa-se durante a Guerra Fria, onde o agente secreto George Smiley é obrigado a sair da reforma para investigar a possibilidade de haver uma “toupeira” – um agente soviético infiltrado no topo da hierarquia dos serviços secretos britânicos.
George Smiley é um dos mais qualificados e conceituados agentes do Circus, o quartel-general dos serviços de espionagem britânicos.
Prestes a obter a reforma, é intimado pelo primeiro-ministro inglês para resolver um caso particularmente delicado: interceptar um agente soviético, denominado de “Toupeira”, que se terá infiltrado na própria agência.
A única coisa que se sabe sobre esta “toupeira” é que é alguém do grupo, treinado para trair e em quem eles, infelizmente, se habituaram a confiar…
NIKO NA TERRA DO PAI NATAL M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, FAMILIAR|FINLÂNDIA|80m
Realizador: Michael Hegner, Kari Juusonen Argumento: Hannu Tuomainen, Marteinn Thorisson Intérpretes: Olli Jantunen, Hannu-Pekka Björkman, Vuokko Hovatta, Vesa Vierikko, Jussi Lampi, Risto Kaskilahti, Minttu Mustakallio, Juha Veijonen, Puntti Valtonen IMDB: 6,4 /10 (1 049 votos)
No filme de animação natalício “Niko na terra do Pai Natal”, Niko é uma jovem rena que tem um sonho: voar com o Pai Natal. Mas, ao contrário das outras renas, Niko tem vertigens… e voar parece-lhe uma tarefa bastante complicada e assustadora. É então que surge um amigo inesperado, um esquilo desastrado que o ajuda a ultrapassar o medo… e a voar. Munido desta nova habilidade, Niko parte para o Pólo Norte, onde terá que salvar o Pai Natal e as companheiras renas.
Niko é uma jovem rena que sonha vir um dia a pertencer à Escolta do Pai Natal, um grupo de renas especialmente treinadas para conduzir o seu trenó na noite de Natal. Mas para isso, tem de aprender a voar. E o seu desejo aumenta ao saber pela mãe que o pai, que nunca conheceu, é um dos membros dessa escolta.
Mas Niko não tem muito jeito para voar e decide ir até à Terra de Pai Natal à procura do seu herói e dos seus ensinamentos. Talvez um dia Niko possa acompanhá-lo.
Júlio, o pequeno esquilo voador, é a figura paternal que sempre esteve junto de Niko e que o vai ajudar nesta viagem. No caminho, encontram ainda Elsa, a jovem e espevitada doninha, que os guiará até às montanhas onde se encontra a Terra do Pai Natal.
Mas isso é sem contar com a matilha de lobos, comandada pelo temível Lúcifer, o qual só tem uma ambição: substituir o Pai Natal.
Niko terá então de demonstrar muita coragem para realizar o seu sonho e encontrar o seu pai…
O DIÁRIO A RUM M12|ACÇÃO, AVENTURA, BIOGRAFIA, DRAMA|EUA|110m
Realizador: Bruce Robinson Argumento: Bruce Robinson, Hunter S. Thompson Intérpretes: Johnny Depp, Giovanni Ribisi, Aaron Eckhart, Michael Rispoli, Amber Heard, Richard Jenkins, Amaury Nolasco, Marshall Bell, Bill Smitrovich, Julian Holloway, Bruno Irizarry, Enzo Cilenti, Aaron Lustig IMDB: 6,7 /10 (5 502 votos)
O filme “O Diário a Rum” é baseado num romance de Hunter S Thompson e que conta no elenco com Johnny Depp, Aaron Eckhart, Amber Heard, Richard Jenkins e Giovanni Ribisi. A história é sobre um jornalista de Nova Iorque, Paul Kemp (Depp), o qual viaja para Porto Rico, para trabalhar num jornal local. Com argumento e realização de Bruce Robinson, é baseado na novela homónima escrita pelo jornalista americano Hunter S. Thompson quando tinha apenas 22 anos.
Cansado da loucura e do ruído de Nova Iorque e das esmagadoras convenções da América no final da era Eisenhower, o jornalista itinerante Paul Kemp (Depp) viaja para a pureza da ilha de Porto Rico para escrever para um jornal local, o San Juan Star, dirigido por um editor na mó-de-baixo, Lotterman (Jenkins).
Adoptando o estilo de vida da ilha, bem regado de rum, Paul fica rapidamente obcecado por Chenault (Heard), a loucamente atraente noiva de Sanderson (Eckhart).
Este, um homem de negócios envolvido em investimentos um pouco sombrios, é apenas um de um crescente número de empreendedores norte-americanos determinados em transformar Porto Rico num paraíso capitalista ao serviço dos ricos.
Quando Kemp é contratado por Sanderson para escrever favoravelmente acerca do seu mais recente negócio sujo, o journalista é presenteado com duas opções: usar as suas palavras em benefício do corrupto negociante ou usá-las para o desmascarar…
O MIÚDO DA BICICLETA M12|DRAMA|BÉLGICA|87m
Realizador: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Argumento: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Intérpretes: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo, Olivier Gourmet, Batiste Sornin, Samuel De Rijk, Carl Jadot, Claudy Delfosse IMDB: 7,6 /10 (1 850 votos)
No filme francês “O Miúdo da Bicicleta” Cyril, de quase 12 anos, tem um único plano: encontrar o pai, que o deixou temporariamente num orfanato. Por mero acaso, ele conhece Samantha, uma cabeleireira que aceita acolhê-lo aos fins-de-semana. Mas será este amor suficiente para acalmar a raiva que ele tanto sente?
Cyril, de 12 anos, foi abandonado pelo pai numa casa de acolhimento para rapazes, sem qualquer explicação. Fragilizado e cheio de revolta, acaba por se tornar amigo de Samantha (Cécile de France), uma cabeleireira a quem ele consegue persuadir em acolhê-lo aos fins-de-semana.
Decidido a reencontrar o pai, o rapaz convence-a a procurá-lo, crente de que encontrará a explicação que precisa para aquele afastamento.
Porém, nem tudo acontece como previsto e Cyril vai ter de aprender a receber o amor de Samantha e encontrar novas razões para continuar…
Realizado pelos irmãos Dardenne, foi o filme vencedor do grande prémio do Júri na edição de 2011 do Festival de Cannes.
O QUEBRA CORAÇÕES M12|COMÉDIA, ROMANCE|FRANÇA|105m
Realizador: Pascal Chaumeil Argumento: Laurent Zeitoun, Jeremy Doner, Yohan Gromb Intérpretes: Romain Duris, Vanessa Paradis, Julie Ferrier, François Damiens, Héléna Noguerra, Andrew Lincoln, Jacques Frantz, Amandine Dewasmes IMDB: 6,8 /10 (7 939 votos)
No filme “O Quebra Corações”, Alex (Romain Duris) e a sua irmã (Vanessa Paradis) gerem um negócio projectado para romper relações. É então que eles são contratados por um homem rico para acabar com o casamento da sua filha. O único problema é que eles só têm uma semana para executar esta tarefa.
Alex (Duris) é charmoso, divertido, naturalmente cool e, o mais importante, irresistível para as mulheres. Alex oferece um serviço profissional: acabar com relacionamentos. Em apenas algumas semanas, e por um valor equivalente à sua reputação, ele promete transformar qualquer marido, noivo ou namorado num ex. Vigilância, escutas telefónicas, identidades falsas, um sorriso devastador, vale tudo quando se trata de cumprir o seu objetivo.
Juliette (Paradis) é uma herdeira jovem, bonita, de espírito livre e independente, com uma paixão por compras, bom vinho, e a fã número um de Dirty Dancing. Dentro de 10 dias, ela tenciona casar com o homem dos seus sonhos (Andrew Lincoln), mesmo com a desaprovação do seu pai.
Quando Alex é contratado para acabar com o namoro deste casal aparentemente perfeito, ele depara-se com uma corrida contra o tempo, que o levará por uma aventura pelas ruas ensolaradas de Paris, até aos carros de alta cilindrada e alta sociedade do Mónaco, numa ‘missão impossível’ de sedução muito própria, na qual arrisca ser apanhado pelos seus próprios credores, por antigas inimizades e pela própria Juliette. Mas pior de tudo, descobrirá ele à sua própria custa que, quando se trata de amor, o plano perfeito não funciona?
REI LEÃO M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|89m
Realizador: Roger Allers, Rob Minkoff Argumento: Irene Mecchi, Jonathan Roberts Intérpretes: Matthew Broderick, Jeremy Irons, James Earl Jones, Moira Kelly, Nathan Lane, Whoopi Goldberg, Rowan Atkinson IMDB: 8,3 /10 (209 060 votos)
Uma história inesquecível, animação deslumbrante, personagens adoráveis e uma banda sonora vencedora de vários prémios são os ingredientes deste clássico da Disney, “O Rei Leão”. O filme, agora em versão 3D, é um clássico da Disney adorado por muitos e conta no seu elenco com vozes estelares como as de Matthew Broderick, Nathan Lane, Whoopi Goldberg, James Earl Jones, Jeremy Irons, Ernie Sabella, Jonathan Taylor Thomas, Robert Guillaume, Cheech Marin e Moira Kelly.
Nas Terras Altas de África, o rei Mufasa reina com sabedoria e generosidade, conquistando o respeito de cada membro do seu povo. Simba, a sua pequena cria, crescerá com saúde e, a seu tempo, tomará o seu lugar, respeitando o equilíbrio entre as várias formas de vida.
Tudo parece pacífico à excepção do ressentido Scar, irmão de Mufasa, que sempre aspirou ascender ao trono. Na sua obsessão de se tornar rei, Scar é capaz de qualquer coisa e não se coibirá de eliminar o próprio irmão e a sua cria para atingir o seu objectivo…
Depois do sucesso mundial de “Rei Leão”, vencedor de dois Óscares em 1995, a Disney decidiu juntar as novas tecnologias a três dimensões e trazer de novo ao grande ecrã o destemido Simba que, com grande coragem e dignidade, reconquistou o trono do seu pai na companhia dos seus divertidos amigos Timon e Pumba.
O Rei Leão é uma alegre comédia com uma mensagem de coragem, esperança e lealdade. Uma história intemporal para todas as idades.