Pplware

Tardes de Cinema…

Foi difícil escolher o destaque desta semana. Ainda assim, decidi destacar um filme que conta com o português Eduardo Serra, como responsável pela fotografia. Falo-vos de Resistentes, um filme que conta como pano de fundo a segunda guerra mundial. É uma história de vingança e de justiça, num tempo impiedoso.

Frost/Nixon O realizador, vencedor de dois Óscares da Academia, Ron Howard, traz ao grande ecrã a história da electrizante batalha entre Richard Nixon, o presidente americano caído em desgraça com um legado a defender, e David Frost, uma personalidade do jet-set.

.Durante três anos, e após ter sido forçado a abandonar o cargo, Nixon permaneceu em silêncio.

 

Mas, no Verão de 1977, o rígido e astucioso antigo comandante-supremo concordou em participar numa entrevista integral e confrontar as questões relacionadas com o seu tempo na presidência e com o escândalo Watergate que lhe pôs termo.

Nixon surpreendeu tudo e todos ao seleccionar Frost para o seu confessor televisivo, tencionando facilmente levar a melhor ao jovial entertainer britânico e assegurar um lugar nos corações e na memória dos Americanos.

Esta fita poderia ser o destaque da semana. E é um dos filmes que aconselho a verem. É realizado por Ron Howard, responsável por filmes como Uma Mente Brilhante (onde venceu dois Óscares) e Cinderella Man. Ron Howard tem uma boa carreira, vencendo inclusive vários prémios em diversos festivais de renome.

A sua realização é segura, primando por vezes na componente dramática. Será um aspecto que em princípio estaremos bem servidos. O elenco, apesar de não conter grandes nomes, ou pelo menos, nomes bastante conhecidos da grande público, é bastante bom.

Destaco a presença de Frank Langella, Michael Sheen, Toby Jones e Kevin Bacon. Este último certamente será mais conhecido. O público e a crítica têm sido unânimes em considerar o filme de grande qualidade, digno até de Óscares. Uma fita a ver!

Esta noite

Filme realizado pelo alemão Werner Schroeter, vencedor do Leão de Ouro Especial do Júri em Veneza em 2008.

Estação de Santamaria, à noite. Ossorio, um homem de quarenta anos, chega junto com uma multidão de refugiados e soldados vencidos.

Regressa à cidade que conhecia para estar com a mulher que amava..Mas tudo mudou. Uma milícia violenta aterroriza a cidade. Facções rivais antagonizam-se. Na última noite, toda a gente tenta salvar a pele. Em Vão.Esta Noite é um drama europeu resultante da parceria entre França, Alemanha e Portugal. Aliás, as filmagens decorreram em Lisboa e no Porto. No entanto, é falado em Francês. É realizado pelo alemão Werner Schroeter, e conta com actores franceses, alemães e Portugueses. Desconheço a real qualidade do filme, pelo que resta-me dizer que a recepção do público tem sido morna.

 

Warlords – Irmãos de Sangue

Finais de 1870. O General Pang encontra-se no alto das muralhas da cidade, vestido a rigor com o traje de Governador, e cheio de sonhos e ambições. Pang seguiu um caminho sem retorno: se tivesse feito outra escolha, talvez fosse mais tarde um dos heróis a derrubar o regime imperial da corrupta Dinastia Qing, ajudando a erigir uma nova China.

.Ele poderia ter mudado o curso da História, mas dois bandidos e uma mulher mudaram o curso da sua vida, ajudando-o a alcançar os seus objectivos, mas acabando por colocar em causa a sua demissão. Os dois bandidos são os seus fiéis irmãos de sangue, Zhao Er-Hu e Jiang Wu-Yang. A mulher que se interpõe entre eles é a esposa de Zhao, Lian.

 

Este filme realizado pelo Tailandês Peter Chan e interpretado por Jet Li foi um enorme sucesso na Ásia. É mais uma fita de que desconheço o seu real valor mas, a julgar pelas imagens, e pela opinião positiva do público em geral, parece-me ser algo a ter em conta esta semana.

O facto de ser falado em mandarim poderá afastar a maioria das pessoas, no entanto, se gostarem de filmes de guerra do estilo de Braveheart ou Reino dos Céus, poderá não ser uma má escolha para se ir ver esta semana.

Vicky Cristina Barcelona

Vicky e Cristina são as melhores amigas do mundo mas têm atitudes completamente diferentes no que toca ao amor.

Vicky é sensata e está noiva de um respeitável jovem. Cristina é sexual e emocionalmente desinibida, sempre em busca de uma paixão arrebatadora.

.Quando Judy e Mark, parentes distantes de Vicky, se oferecem para recebê-las num Verão em Barcelona, elas aceitam imediatamente: Vicky quer passar o último mês de solteira a pesquisar para o mestrado e Cristina procura uma mudança de cenário para fugir dos destroços da sua última separação.

 

Uma noite numa galeria de arte, Cristina, novamente em forma, instantaneamente fixa o olhar no mais intenso e provocador homem na sala, Juan Antonio, um belo pintor. Cristina fica ainda mais intrigada quando Judy lhe segreda que Juan Antonio teve uma relação tão explosiva com a sua ex-mulher, Maria Helena que até se tentaram matar.

Mais tarde, quando Vicky e Cristina estão a jantar, Juan Antonio aproxima-se da mesa delas com uma proposta ousada: voarem com ele numa viagem de fim-de-semana para a cidade provincial de Oviedo, onde sugere que explorem as maravilhas culturais, bebam bons vinhos e façam amor juntos.

Vicky considera a proposta ofensiva mas Cristina fica encantada com o estilo directo de Juan e com o seu carisma e convence Vicky a acompanhá-los…

É o mais recente filme de Woody Allen, e só por isso certamente que muitas pessoas irão vê-lo. O elenco, esse, será outra das razões a levar as pessoas ao cinema. Temos a actriz fetiche de Woody Allen, Scarlet Johansson, temos Javier Bardem, vencedor do Óscar para melhor actor secundário do ano passado pelo filme Este País Não é Para Velhos e temos Penélope Cruz.

Qualidade não faltará aqui tanto pelas interpretações, como pelo argumento e realização. A crítica e o público concordam em afirmar que se trata de algo de qualidade, portanto resta-me dizer que a sua visualização é aconselhada. Ah, e esta fita era mais uma das que podia ser o destaque da semana.

Resistentes

O ano é 1941 e os judeus da Europa Oriental estão a ser massacrados aos milhares. No intuito de fugir à morte certa, três irmãos refugiam-se nas densas matas que conhecem desde a infância, e aí dão início a uma desesperada batalha contra os nazis.

Daniel Craig, Liev Schreiber e Jamie Bell interpretam o papel de três irmãos que, de uma luta pela sobrevivência, evoluem para algo com consequências bem mais amplas – vingar a morte dos seus entes queridos salvando milhares de outros.

.E chegamos ao destaque. Ao tal filme que conta com Eduardo Serra como responsável pela fotografia. Convém saber que este português já foi nomeado mais que uma vez para o Óscar, portanto este será com certeza um aspecto que não desiludirá no filme.

 

O realizador é Edward Zick, responsável por Diamante de Sangue e O Último Samurai. Penso que nesse capítulo também teremos qualidade. O elenco é constituído por Daniel Craig, o mais recente James Bond, Liev Schreiber que participou, por exemplo, na trilogia Gritos como Cotton Weary e Jamie Bell, actor de Jumper e King Kong.

Destaquei este filme, principalmente pela participação de Eduardo Serra, no entanto os restantes intervenientes são nomes que inspiram confiança. A opinião do público tem sido muito positiva, ao contrário da crítica, que apesar de não ser péssima, não é tão boa como esperava. Ainda assim aconselho vivamente a sua visualização.

NOTA: Este artigo foi escrito por Ricardo Vieira para o Pplware.

Exit mobile version