Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme de acção “Puro Aço”, que nos leva numa viagem que nos transporta para um futuro próximo onde o boxe abraça a tecnologia e que tem como estrela principal Hugh Jackman. Destaque também para o filme “50/50”, que é baseada em factos reais, onde seguimos Adam (Joseph Gordon-Levitt), um jovem escritor de programas de rádio, a quem é diagnosticado um raro caso de cancro.

Estreia ainda o filme de terror “A Coisa”, uma prequela do filme de culto que John Carpenter assinou em 1982; o documentário “Isto não é um Filme”, que retrata um dia na vida do cineasta Jafar Panahi e a comédia, do mesmo realizador, “Fora de Jogo”, que aborda os direitos das mulheres Iranianas; e por fim, o filme francês “Os Encantos do 6º Andar”.

PURO AÇO M12|ACÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|127m

Realizador: Shawn Levy Argumento: John Gatins, Dan Gilroy Intérpretes: Hugh Jackman, Dakota Goyo, Evangeline Lilly, Hope Davis, Anthony Mackie, Kevin Durand, James Rebhorn, Marco Ruggeri, Karl Yune, Olga Fonda IMDB: 7,6 /10 (18 346 votos)

O filme de acção “Puro Aço”, leva-nos numa viagem que nos transporta para um futuro próximo onde o boxe abraça a tecnologia e que tem como estrela principal Hugh Jackman no papel de Charlie Kenton, um ex-pugilista que perdeu a sua oportunidade de ganhar o título quando robôs gigantes tomaram conta do ringue. Realizado por Shawn Levy, o elenco conta ainda com Evangeline Lilly, Kevin Durand e Anthony Mackie.

EUA, 2020. O boxe evoluiu para algo puramente tecnológico e robôs de dois metros e meio e 900 kg vieram substituir os humanos nos combates.

Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex- pugilista da velha guarda que hoje sobrevive graças a lutas ilegais. Quando, num combate, o seu robô é esmagado por um adversário ele fica com uma dívida que não tem qualquer hipótese de pagar.

Por isso, quando é informado da morte da sua ex-namorada, decide ceder a custódia de Max (Dakota Goyo), o seu filho adolescente, aos seus cunhados em troca de cem mil dólares.

Porém, antes disso, Max fica ao seu cuidado durante três meses e, se até aí pai e filho eram dois desconhecidos, esse tempo servirá para que percebam que a paixão pelo boxe os une.

Numa velha sucata, os dois vão encontrar um robô, Atom, criado para outras funções que não o ataque, mas com particularidades que o distinguem de todos os outros.

É então que, entre os três, nasce uma amizade que lhes mudará as existências e que os levará até onde nunca imaginaram chegar: ao campeonato mundial de boxe.

50/50 M12|BIOGRAFIA, COMÉDIA, DRAMA|EUA|100m

Realizador: Jonathan Levine Argumento: Will Reiser Intérpretes: Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick, Bryce Dallas Howard, Anjelica Huston, Serge Houde, Andrew Airlie, Matt Frewer, Philip Baker Hall, Sugar Lyn Beard, Sarah Smyth IMDB: 8,4 /10 (7 723 votos)

No filme “50/50”, que é baseada em factos reais, seguimos Adam (Joseph Gordon-Levitt), um jovem escritor de programas de rádio, a quem é diagnosticado um raro caso de cancro. Com a ajuda do seu melhor amigo (Seth Rogen), da sua mãe e duma jovem médica, Adam vai descobrir o que a vida tem de mais importante. O elenco conta com Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick, Bryce Dallas Howard, Anjelica Huston, entre outros.

Adam (Joseph Gordon-Levitt), de 27 anos, leva uma vida perfeitamente normal até ao dia em que descobre que é portador de um cancro raro e possivelmente fatal. Ao compreender a gravidade da situação, e apesar do apoio de Kyle (Seth Rogen), o seu melhor amigo, e da dedicação da sua mãe (Angelica Huston), resolve seguir o conselho do médico e procurar ajuda psicológica.

É assim que conhece a Dra. Katherine McCay (Anna Kendrick), uma psicóloga que, apesar de pouco experiente, parece compreendê-lo melhor do que ninguém e com quem ele acaba por criar um vínculo que lhe dará novas forças para prosseguir.

Consciente dos seus 50% de hipótese de sobrevivência, Adam acaba por combater a depressão e descobrir que, afinal, o sentido da vida é algo que está em constante renovação.

A COISA M16|FICÇÃO CIENTÍFICA, MISTÉRIO, TERROR, THRILLER|EUA|103m

Realizador: Matthijs van Heijningen Jr. Argumento: Eric Heisserer, John W. Campbell Jr. Intérpretes: Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton, Ulrich Thomsen, Eric Christian Olsen, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Paul Braunstein, Kim Bubbs, Jørgen Langhelle, Jan Gunnar Røise, Stig Henrik Hoff, Kristofer Hivju IMDB: 6,6 /10 (5 805 votos)

O filme “A Coisa” é uma prequela do filme de culto que John Carpenter assinou em 1982. No filme, a paranóia espalha-se como uma epidemia entre um grupo de investigadores, à medida que ficam afetados, um por um, por este mistério vindo do outro planeta.

A paleontologista Kate Lloyd (Mary Elizabeth Winstead) viajou para a uma região remota para a expedição da sua vida.

Juntando-se a uma equipa de cientistas noruegueses que se deparam com uma nave extraterrestre enterrada no gelo, descobre um organismo que parece ter morrido num acidente, há muito tempo atrás. Mas este está prestes a acordar.

Quando uma simples experiência liberta o extraterrestre da sua prisão de gelo, Kate tem de se juntar ao piloto Carter (Joel Edgerton) para impedir o monstro de os matar a todos.

E neste vasto e intenso terreno, um parasita que consegue transformar-se em tudo o que toca, irá pôr humano contra humano enquanto tenta sobreviver por si mesmo.

ISTO NÃO É UM FILME M12|DOCUMENTÁRIO|IRÃO|75m

Realizador: Mojtaba Mirtahmasb, Jafar Panahi Argumento: Jafar Panahi Intérpretes: Jafar Panahi IMDB: 8,0 /10 (125 votos)

O documentário “Isto não é um Filme” retrata um dia na vida do cineasta Jafar Panahi, que está preso em casa por meses a espera do resultado de sua sentença no tribunal de apelação. Reconhecido como um dos mais importantes realizadores da atualidade, Jafar Panahi foi preso em sua casa em Março de 2010 e condenado a 6 anos de prisão em Dezembro do mesmo ano. Impossibilitado de filmar, Panahi decide «contar» um filme em vez de o «fazer».

Preso pela primeira vez em Julho de 2009, Jafar Panahi teve o passaporte apreendido e foi proibido de sair do Irão. Preso novamente em Março de 2010, ficou encarcerado na prisão de Evin, em Teerão, até finais de Maio, saindo sob uma fiança de 145 mil euros; em Dezembro desse mesmo ano, foi condenado a seis anos de prisão e vinte anos de proibição de filmar e de sair do país.

Agora, a aguardar, em prisão domiciliária, o veredicto ao recurso interposto pelo seu advogado, Panahi e outro cineasta iraniano, Mojtaba Mirtahmasb, decidem “contar” um filme.

Assim, usando um tapete como maqueta, Panahi desenha um cenário imaginário construindo um filme onde demonstra o poder do cinema contra a repressão e liberdade de expressão, seja no Irão ou em qualquer outra parte do mundo.

Devido às restrições do realizador, este filme, em competição em Cannes 2011, chegou numa “pen” USB escondida dentro de um bolo.

OFFSIDE M12|COMÉDIA, DRAMA|IRÃO|93m

Realizador: Jafar Panahi Argumento: Jafar Panahi, Shadmehr Rastin Intérpretes: Sima Mobarak-Shahi, Shayesteh Irani, Ayda Sadeqi, Golnaz Farmani, Mahnaz Zabihi, Nazanin Sediq-zadeh, Melika Shafahi, Safdar Samandar IMDB: 7,2 /10 (3 039 votos)

O filme “Fora de Jogo” é a última longa de ficção de Jafar Panahi antes da proibição de filmar, inspirada num evento real que aconteceu com a filha do próprio realizador. O filme, em competição no Festival de Berlim de 2006, foi o vencedor do Urso de Prata.

Quem é aquele rapaz estranho que se senta, sossegado, no canto de um autocarro cheio de adeptos aos gritos a caminho do jogo de futebol? Na realidade, o rapaz tímido é uma rapariga disfarçada. Não está sozinha: no Irão, as mulheres também adoram futebol.

Antes do jogo começar, é detida à entrada e colocada no interior de uma cerca mesmo ao lado do estádio juntamente com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Serão todas entregues à polícia de costumes depois do jogo.

Mas, antes disso, serão torturadas! Terão de suportar todos os cânticos, todos os gritos de um jogo que não podem ver. Pior ainda, terão de ouvir relato da boca de um soldado que nada percebe de futebol. Ainda assim, estas jovens não desistem. Utilizam todos os truques possíveis e imaginários para ver o jogo.

OS ENCANTOS DO 6º ANDAR M12|COMÉDIA|FRANÇA|104m

Realizador: Philippe Le Guay Argumento: Philippe Le Guay, Jérôme Tonnerre Intérpretes: Fabrice Luchini, Sandrine Kiberlain, Natalia Verbeke, Carmen Maura, Lola Dueñas, Berta Ojea, Nuria Solé, Concha Galán, Marie-Armelle Deguy IMDB: 7,1 /10 (695 votos)

O filme francês “Os Encantos do 6º Andar” confronta alguns pequenos prazeres da vida de pessoas simples, as “mulheres do sexto andar”, todas elas espanholas e empregadas domésticas que trabalham para famílias burguesas. Como cenário, temos Paris dos anos 60.

Paris, anos 60. Jean-Louis Joubert, um rigoroso corretor da bolsa e pai de família dedicado, descobre que um grupo jovial de espanholas reside… no 6º andar do seu prédio burguês.

Maria, a jovem que trabalha em sua casa, ajuda-o a descobrir um universo exuberante e folclórico, um ambiente totalmente oposto aos modos austeros reinantes no seu meio.

Tocado por estas mulheres cheias de vida, ele solta-se e vive com emoção os prazeres mais simples, pela primeira vez. Mas será que podemos realmente mudar a vida aos 45 anos?

Exit mobile version