Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme de ação “O Último Reduto”, que nos leva numa aventura medieval do sangrento cerco que o Rei João e um pequeno grupo de mercenários fez ao castelo de Rochester em 1215. Destaque ainda para a estreia de “A Casa dos Sonhos”, um filme de suspense sobre uma família que, inadvertidamente, se muda para uma casa onde ocorreram terríveis assassinatos.

Estreia ainda o filme “Millennium 3”, a última da triologia adaptada do livro de Stieg Larsson, falecido em 2004; o musical francês “Os Bem-Amados”; o filme brasileiro “Os Famosos e os Duendes da Morte”, onde jovem de 16 anos, residente numa pequena cidade rural do sul do Brasil, relaciona-se com o resto do mundo através da Internet; e por fim a curta-metragem portuguesa “Voodoo”.

O ÚLTIMO REDUTO M12|ACÇÃO, AVENTURA|REINO UNIDO|121m

Realizador: Jonathan English Argumento: Jonathan English, Erick Kastel, Stephen McDool Intérpretes: Kate Mara, Brian Cox, Paul Giamatti, Charles Dance, Jason Flemyng, James Purefoy, Derek Jacobi, Mackenzie Crook, Vladimir Kulich, Jamie Foreman, Bree Condon IMDB: 6,2 /10 (7 238 votos)

“O Último Reduto”, realizado e escrito por Jonathan English, traz-nos uma aventura medieval do sangrento cerco que o Rei João e um pequeno grupo de mercenários fez ao castelo de Rochester em 1215, e ao qual um grupo de cavaleiros templários resistiu durante meses. James Purefoy, Brian Cox e Paul Giamatti desempenham os principais papeis.

A 15 de Junho de 1215, um diploma formal, a “Magna Carta”, defendia o direito dos homens livres contra o poder absoluto e despótico dos monarcas ingleses, que se tornavam automaticamente sujeitos à lei.

O rei João I (Paul Giamatti), então regente de Inglaterra, foi forçado a aceitar e a assinar o acordo e obrigado a devolver o castelo de Rochester ao arcebispo da Cantuária (Charles Dance).

Mas, sem aceitar a derrota que aquele documento implicava, decide criar um exército de mercenários e recuperar o poder através do terror e da violência, dando origem a uma revolta entre os barões. É é assim que, cercado no castelo por um exército implacável, um grupo de homens valentes se une contra um rei e a sua sede de poder.

Realizado por Jonathan English, um filme de acção e aventura baseado na verdadeira história do cerco ao castelo de Rochester que, apesar de ter terminado em tragédia, se tornou num dos símbolos de liberdade e luta contra o absolutismo.

A CASA DOS SONHOS M12|DRAMA, MISTÉRIO, THRILLER|EUA|92m

Realizador: Jim Sheridan Argumento: David Loucka Intérpretes: Daniel Craig, Naomi Watts, Rachel Weisz, Marton Csokas, Claire Geare, Taylor Geare, Rachel G. Fox, Mark Wilson, Jonathan Potts, Jane Alexander IMDB: (ainda sem votação)

Há quem diga que todas as casas têm memórias. Mas para um homem, a sua casa é o local que ele mataria para esquecer. “A Casa dos Sonhos” com Daniel Craig, Naomi Watts e Rachel Weisz, é um filme de suspense sobre uma família que, inadvertidamente, se muda para uma casa onde ocorreram terríveis assassinatos… apenas para descobrir que o novo alvo… são eles.

Will e Libby Atenton (Daniel Craig e Rachel Weisz) e as filhas pequenas de ambos trocam Manhattan por Nova Inglaterra em busca de mais sossego. Mas a casa para onde se mudam, que de início parecia o lugar com que sempre sonharam, começa a revelar pormenores assustadores relacionados com a antiga família que a habitava.

É então que descobrem, através de Ann Patterson (Naomi Watts), que, alguns anos antes, foram ali encontradas mortas uma mulher e duas crianças supostamente assassinadas por Peter Ward, o marido, hoje internado num hospital psiquiátrico.

Assustado mas determinado a desvendar o mistério por detrás do crime, Will resolve visitar Peter, cujo passado lhe desperta a curiosidade. É então que, no hospital, lhe é revelado algo terrível que nunca poderia imaginar: ele e Peter Ward são a mesma pessoa…

Entre duas realidades paralelas que não consegue compreender, este homem vai ter de encontrar as respostas que o ligam ao passado e, para isso, apenas poderá contar com o auxílio de Ann que, aparentemente, também guarda os seus próprios segredos.

MILLENNIUM 3 – A RAINHA NO PALÁCIO DAS CORRENTES DE AR M16|CRIME, DRAMA, THRILLER|SUÉCIA|147m

Realizador: Daniel Alfredson Argumento: Ulf Ryberg, Stieg Larsson Intérpretes: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Michalis Koutsogiannakis, Lena Endre, Annika Hallin, Jacob Ericksson, Sofia Ledarp, Anders Ahlbom, Georgi Staykov IMDB: 7,0 /10 (13 349 votos)

Realizado por Daniel Alfredson, “Millennium 3 – A Rainha no Palácio das Correntes de Ar” é a adaptação do terceiro tomo da trilogia “Millennium” de Stieg Larsson, falecido em 2004, antes de poder ver a sua obra tornar-se um fenómeno da literatura mundial.

Neste episódio final da trilogia, Lisbeth Salander (Noomi Rapace) está em estado crítico, com uma bala alojada na cabeça, na unidade de cuidados intensivos de um hospital numa cidade sueca.

Ela luta pela vida e por mais do que um motivo: se e quando recuperar, ela será levada para Estocolmo para ser julgada por três assassinatos.

Com a ajuda do seu amigo, o jornalista Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist), Lisbeth não só terá que provar a sua inocência, mas também terá de identificar e denunciar aqueles que têm permitido que os mais vulneráveis, como ela, sofram abusos e violência.

E, por conta própria, ela terá de se vingar – contra o homem que tentou matá-la, e contra as instituições corruptas do governo que quase destruíram a sua vida.

OS BEM-AMADOS M12|DRAMA, MUSICAL, ROMANCE|FRANÇA|139m

Realizador: Christophe Honoré Argumento: Christophe Honoré Intérpretes: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Ludivine Sagnier, Louis Garrel, Milos Forman, Paul Schneider, Radivoje Bukvic, Michel Delpech, Omar Ben Sellem, Dustin Segura-Suarez IMDB: 6,3 /10 (141 votos)

“Os Bem-Amados” que se passa em Paris, nos anos 60, até Londres, nos nossos dias: Madeleine e a filha Vera deambulam pelas suas vidas e pelas dos homens que amam. Mas o amor pode ser luminoso e amargo, feliz e doloroso. E será capaz de resistir à passagem do tempo? Um elogio do género feminino e da paixão, com deslumbrantes explosões musicais. O filme conta ainda com a participação especial do premiado realizador checo Milos Forman.

Duas gerações de mulheres, Madeleine e Vera, mãe e filha. As suas vidas e os seus amores, as suas ilusões e desenganos.

Esta é a história delas e dos homens que amaram, seja no passado de Madeleine, na década de 60, com a emancipação feminina e o amor livre, ou na fuga ao compromisso que marca a geração de Vera, durante os anos 90 e passagem do século.

Um musical escrito e realizado por Christophe Honoré (“Em Paris”) que tem no elenco alguns dos mais importantes actores franceses da actualidade: Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Louis Garrel e Ludivine Sagnier.

OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE M12|DRAMA|BRASIL|95m

Realizador: Esmir Filho Argumento: Esmir Filho, Ismael Caneppele Intérpretes: Áurea Baptista, Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Henrique Larré, Samuel Reginatto IMDB: 6,8 /10 (258 votos)

No filme brasileiro “Os Famosos e os Duendes da Morte”, um jovem de 16 anos, residente numa pequena cidade rural do sul do Brasil, relaciona-se com o resto do mundo através da Internet. Fã de Bob Dylan, refugia-se entre blogs e salas de chat. Mas a chegada à cidade de um misterioso rapaz que se assemelha a Bob Dylan fá-lo mergulhar em lembranças e num mundo para além da realidade.

Mr. Tambourine (Henrique Larré) é um jovem de 16 anos, fã de Bob Dylan, a viver numa pequena aldeia brasileira de cultura alemã e cujo maior sonho é assistir ao vivo a um concerto do seu ídolo.

Isolado num lugar onde pouco ou nada lhe desperta interesse, viaja pelo mundo através da internet, onde encontra novos lugares e conhece pessoas iguais a si.

Até conhecer o recém-chegado Julian e a sua história sinistra – o estranho vai transformar-se então numa obsessão que alimentará os dias até então tranquilos de Mr. Tambourine.

A partir do livro homónimo do escritor brasileiro Ismael Caneppele – que assina o argumento e ainda assume o papel de Julian -, a primeira longa-metragem de Esmir Filho é um drama melancólico sobre a adolescência.

VOODOO M12|CURTA, DRAMA|PORTUGAL|30m

Realizador: Sandro Aguilar Argumento: Sandro Aguilar Intérpretes: Isabel Abreu, Filipe Duarte, Albano Jerónimo IMDB: 6,1 /10 (8 votos)

A curta metragem de Sandro Aguilar “Voodoo” gira à volta do conceito da magia empática e dos seus dois princípios básicos, a Lei da Similaridade e a Lei do Contágio ou do Contacto.

Toda a magia empática baseia-se em dois princípios: o primeiro, chamado Lei da Similaridade, diz que “a imitação produz a realidade”, ou que o efeito é igual à sua causa; o segundo, chamado Lei do Contágio ou do Contacto, diz que coisas que tenham estado em contacto continuam a influenciar-se mutuamente à distância, mesmo depois de separadas.

Um homem temeroso conhece uma mulher inquieta. Acredita em magia?

Exit mobile version