Por Ricardo Vieira para o Pplware. Alex Proyas realiza, Nicolas Cage lidera. O filme da semana é S1nais do Futuro, um thriller apocalíptico em jeito de blockbuster.
AS RUÍNAS (the ruins)
Terror|EUA|93 min Realização: Carter Smith Argumento: Scott B. Smith Intérpretes: Jonathan Tucker, Jena Malone, Shawn Ashmore IMDB: 6,0/10 (17 953 votos) RT: 46% (78 críticas)
Um grupo de amigos descobre um remoto parque arqueológico na selva mexicana. Lá, deparam-se com algo mortal a viver entre as ruínas e começam uma luta brutal pela sobrevivência.
As ruínas é um filme de terror longe de ser genial, mas ainda assim recomendo a sua visualização. A sua trama foca-se essencialmente na constante tensão psicológica que os personagens vão enfrentando, quando encurralados. Sim, existe gore e violência.
Algum até gratuito, mas é bastante interessante o desenvolvimento dado a cada um dos jovens. Tenso em algumas situações, bem montado e dirigido por Carter, a fita conta também com boas interpretações, apesar do elenco ser desconhecido. No entanto tem as suas falhas. Como disse está longe de ser uma obra genial.
Algumas cenas são ridículas, mas tentem ver alguma originalidade na história. Pelo menos é bem melhor que muitos dos recentes horror-teen que estrearam nas nossas salas.
Uma nota final para o poster de promoção que é um dos melhores dos últimos tempos. Finalizando, na minha opinião, merece ser descoberto.
THE INTERNATIONAL – A ORGANIZAÇÃO
(the international) Thriller|EUA|118 min Realização: Tom Tykwer Argumento: Eric Singer Intérpretes: Clive Owen, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl IMDB: 6,8/10 (6 981 votos) RT: 58% (186 críticas)
Louis Salinger, Agente da Interpol e Eleanor Whitman, Assistente do Procurador Geral de Manhattan, estão decididos a desmascarar um dos mais poderosos bancos do mundo. Dispostos a tudo para descobrir as actividades ilegais de que suspeitam, Salinger e Whitman seguem o dinheiro de Berlim a Nova York, a Milão e Istambul. As suas vidas já estão em risco, uma vez que os objectivos do banco têm de ser atingidos a todo o custo – até mesmo com assassínios…
Clive Owen, que recentemente fez par com Julia Roberts no filme “Duplicity”, traz mais uma vez o seu carisma para o grande ecrã. Desta vez, a actriz que contracena com o actor britânico, é Naomi Watts, actriz talentosa que participou em filmes como “King Kong”, “21 Grams” ou, mais recentemente no filme de terror “Funny Games”.
São dois cabeças de cartaz de um filme de espionagem que tem tido uma recepção morna por parte da crítica e por parte do público. Recomendo, a quem procurar para esta semana um bom entretenimento com muitas perseguições, tiroteios e conspirações.
S1NAIS DO FUTURO (knowing)
Thriller|EUA|121 min Realização: Alex Proyas Argumento: Ryne Pearson, Julien Snowden, Stiles White Intérpretes: Nicolas Cage, Chandler Canterbury, Rose Byrne IMDB: 6,8/10 (13 020 votos) RT: 34% (145 críticas) Quando uma cápsula do tempo é aberta na escola do filho, o professor depara-se com um estranho mapa numérico.
Descodificado, este mapa mostra profecias assustadoras: são datas de cada uma das maiores catástrofes globais dos últimos 50 anos, como terramotos, incêndios e tsunamis, tudo em perfeita sequência. O problema é que algumas datas estão por vir, e portanto novos desastres para acontecer.
Nicolas Cage é um actor de talento inegável mas, ultimamente, as suas escolhas nos filmes a participar têm sido particularmente más. O que espero sinceramente é que este S1nais Do Futuro mostre de novo Cage em grande forma.
A pontuação no IMDb e RT não são grande coisa, no entanto muitas pessoas dizem que este é o filme catástrofe dos últimos anos. Talvez seja mais uma fita de amor-ódio, não sei.
O que sei é que Proyas, o realizador, deixa sempre a sua marca pessoal nos filmes que faz. Para mim, Proyas é um realizador especial, diferente até. Tem no seu currículo filmes de culto como O Corvo (o melhor filme, mas de longe, da saga e convém dizer que ele recusou fazer sequelas, porque dizia que não fazia sentido) ou Cidade Misteriosa, este último talvez desconhecido do grande público, mas que é um dos grande filmes da década de 90.
A seguir realizou o Eu, Robot, um filme mais mainstream, mas ainda assim muito interessante, que tinha Will Smith no principal papel. Este S1nais do Futuro é, portanto, o seu quarto filme e, espero eu, mais um produto de qualidade. Pode-se equipar ao seu último trabalho, EU, Robot, na medida em que é claramente mais comercial apelando a uma audiência muito maior.
Apesar da sua componente comercial, penso que existirá um bom argumento pelo meio. Estou em pulgas para ver o que Proyas trouxe até nós desta vez. Uma vez ele disse: não faço filmes pensando apenas no dinheiro. Faço-o para mim e para o público. Assim o espero.
RESTANTES ESTREIAS
Um Amor de Perdição, Um Segredo Muito Nosso, La Caja-Quatro Mulheres e um Morto
SUGESTÃO DA SEMANA
O Despertar Da Mente (eternal sunshine of the spotless mind) de 2004 Realizador: Michel Gondry
Uma história de amor nada linear e com uma mestria narrativa exemplar. O filme mistura realidade com sonho, presente com passado e futuro. Apesar desse ambiente quase fantástico já por si excelente porque qual o sentimento mais sobrenatural do que o amor, a relação amorosa no centro da história é de uma profunda credibilidade verdadeiramente emocionante.
Jim Carrey e Kate Winslet estão perfeitos com o primeiro muito sóbrio e demonstrando mais uma vez que é muito mais do que um simples actor de comédias (remember “Truman Show” e “Man on the Moon”) e a segunda num papel difícil mas muito convincente.