Pplware

Tardes de Cinema…

Nesta semana cinematográfica, temos muitas estreias nas salas de cinema portuguesas com destaque para o trailer de vampiros “Daybreakers”; para a comédia romântica “Tamara Drewe” que conta com a bela Gemma Arterton; e ainda para o trailer “Na Senda dos Condenados”.

Estreiam ainda os filmes “Sininho Salva as Fadas”, destinado aos mais novos; a comédia “Ponha Aqui o seu Dentinho”, uma paródia sobre vampiros; o drama “La Pivellina”; o filme “Hachiko – Um Amigo para Sempre”, baseado numa história verídica; o filme português “Embargo”, baseado na obra de Saramago; a comédia/drama “Comer Orar Amar”, com Julia Roberts e Javier Bardem; e, por fim, “O Filme do Desassossego”, um projecto cinematográfico de João Botelho. Esperemos que gostem…

DAYBREAKERS – O ÚLTIMO VAMPIRO M12|ACÇÃO, DRAMA, FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR, THRILLER|AUSTRÁLIA|98m

Realização: Peter Spierig, Michael Spierig Argumento: Peter Spierig, Michael Spierig Intérpretes: Ethan Hawke, Willem Dafoe, Claudia Karvan, Michael Dorman, Sam Neill, Vince Colosimo, Isabel Lucas, Harriet Minto-Day, Jay Laga’aia, Damien Garvey IMDB: 6,6 /10 (28 604 votos)

O enredo do filme “Daybreakers” consiste na disseminação de uma praga, no ano 2019, que transforma a maioria da população humana em vampiros.

Com a escassez de sangue humano, as raças de vampiros dominantes capturam os poucos resistentes da raça humana que são caçados e transportados para bancos de sangue.

Entretanto, um hematologista (Ethan Hawke) trabalha com um pequeno grupo rebelde, que tenta proteger a todo o custo os restantes humanos (Willem Dafoe, Claudia Karvan) tendo em vista a cura do vampirismo.

Daybreakers foi escrito e realizado pelos irmãos australianos Michael e Peter Spierig. A sua mais recente experiência em cinema ocorreu a 2003 com a realização de Undead.

TAMARA DREWE M12|COMÉDIA, ROMANCE|REINO UNIDO|111m

Realização: Stephen Frears Argumento: Moira Buffini, Posy Simmonds Intérpretes: Gemma Arterton, Roger Allam, Bill Camp, Dominic Cooper, Luke Evans, Tamsin Greig, Jessica Barden, Charlotte Christie, Josie Taylor, Bronagh Gallagher IMDB: 6,9 /10 (854 votos)

“Tamara Drewe” traz-nos a história de uma jovem mulher, uma jornalista sexy e divertida.

Quando a mãe morre, deixa-lhe a casa na aldeia em que cresceu, o que a obriga a voltar e a reencontrar o seu passado. A vida na aldeia é profundamente abalada com a sua chegada.

Tamara era um patinho feio, mas soube reinventar-se e transformar-se numa mulher fatal (com uma pequena ajuda da cirurgia plástica). Os locais mal a reconhecem e à medida que espalha à sua volta um rasto de inveja, Andy, um antigo namorado tenta reencontrar a centelha que já existiu entre os dois.

Mas Tamara, apesar de ser uma rapariga moderna, independente e cheia de ambição, continua a ser uma mulher vulnerável.

SININHO SALVA AS FADAS M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, FAMILIAR, FANTASTICO|EUA

Realização: Bradley Raymond Argumento: Carolyn Gair, Bob Hilgenberg Intérpretes: Michael Sheen, Mae Whitman, Kristin Chenoweth, Lucy Liu, Pamela Adlon, Raven-Symoné, Jesse McCartney, Jeff Bennett IMDB: 6,8 /10 (200 votos)

Anos antes de conhecer Wendy e os Meninos Perdidos, Sininho conhece Lizzy, uma menina com uma inabalável crença no poder do pó mágico e nas terras mágicas das fadas.

Durante a visita de Verão das fadas às planícies floridas de Inglaterra, dois mundos completamente diferentes encontram-se pela primeira vez e Sininho desenvolve uma ligação muito especial com uma curiosa criança necessitada de uma amiga.

Enquanto as suas amigas fadas se aventuram numa corajosa missão de salvamento, Sininho arrisca-se imenso, colocando a sua própria segurança e o futuro de todas as fadas em risco.

PONHA AQUI O SEU DENTINHO M12|COMÉDIA|EUA|90m

Realização: Jason Friedberg, Aaron Seltzer Argumento: Jason Friedberg, Aaron Seltzer Intérpretes: Matt Lanter, Jenn Proske (Becca), Bradley Dodds, Michelle Lang, Marcelle Baer, Chris Riggi, Charlie Weber, Anneliese van der Pol, Ken Jeong IMDB: 3,3 /10 (7 612 votos)

Os criadores de “Date Movie”, “Epic Movie” e “Meet the Spartans” criaram sobre o género de vampiros, especialmente “The Twilight Saga”, um spoof movie. “Ponha Aqui o seu Dentinho” é uma paródia de vampiros realizada por Jason Friedberg e Aaron Seltzer.

O filme é uma sátira de filmes com vampiros, especialmente da saga “Crepúsculo”.

Becca está dividida entre dois rapazes: um misterioso, temperamental e incrivelmente pálido e outro estável e doce que a faz lembrar um “irmão mais novo gay”.

Na sua busca por decidir entre os dois, ela tem de sobreviver a um jantar de família sem se tornar ela própria a refeição, o que é ainda mais difícil quando outro grupo de vampiros – muito semelhantes aos Black Eyed Peas – está também determinado em comê-la.

À medida que o baile de finalistas se aproxima, Becca tem algumas decisões difíceis a tomar, contando para isso com a ajuda de todos, desde Alice – de um misterioso país das maravilhas – a Lady GaGa!

NA SENDA DOS CONDENADOS M16|ACÇÃO, THRILLER|REINO UNIDO|117m

Realização: Kari Skogland Argumento: Martin McGartland, Nicholas Davies Intérpretes: Ben Kingsley, Jim Sturgess, Kevin Zegers, Nathalie Press, Rose McGowan, Tom Collins, William Houston, Michael McElhatton, Laura Hughes IMDB: 6,9 /10 (3 789 votos)

“Na Senda dos Condenados”, do realizador Kari Skogland, conta a chocante história real de Martin McGartland, que quando jovem, no final dos anos 80, é recrutado pela polícia britânica para espionar as operações do grupo paramilitar IRA. O filme tem estreia nacional agendada para esta semana…

Inspirado na autobiografia de Martin McGartland, “Na Senda Dos Condenados” (“Fifty Dead Men Walking”) é um thriller de acção sobre o trabalho infiltrado de um agente secreto para a Empresa Britânica de Serviços de Segurança, na Irlanda do Norte, nos anos 80.

Durante 4 anos, e até à sua traição e consequente descoberta, estima-se que McGartland tenha sido responsável pelo salvamento de mais de 50 homens.

LA PIVELLINA M6|DRAMA|ITÁLIA

Realização: Tizza Covi, Rainer Frimmel Argumento: Tizza Covi Intérpretes: Tairo Caroli, Asia Crippa, Patrizia Gerardi, Walter Saabel IMDB: 7,5 /10 (135 votos)

“La Pivellina” traz-nos a história de Asia, uma menina de dois anos abandonada pela mãe que é acolhida por um casal que trabalha no circo. Patty e Walter vivem num parque de rulotes nos arredores de Roma, onde um grupo de pessoas à margem da sociedade sobrevive ao Inverno com dificuldade. Com a chegada da pequena Asia, o ambiente decadente subitamente ilumina-se…

Patty e o marido, Walter, são artistas circenses a viverem num parque de campismo nos arredores de Roma.

Num dia de Inverno, Patty encontra, abandonada e ao frio num parque infantil, uma menina de dois anos com um bilhete de uma mãe desesperada a pedir que cuidem da criança.

Mesmo contra a vontade de Walter, a mulher resolve manter a criança consigo e, com o passar do tempo, todos se redescobrem no seio daquela família. Assim vão nascendo vínculos que se tornam cada vez mais fortes.

Até ao dia em que Patty recebe uma carta da mãe da criança a informar que está de regresso. E, repentinamente, tudo à sua volta parece desmoronar-se…

Um filme, de Tizza Covi e Rainer Frimmel, premiado em Cannes, Gijón e Valdivia (Chile).

HACHIKO – AMIGO PARA SEMPRE M12|DRAMA, FAMILIAR|EUA|93m

Realização: Lasse Hallstrom Argumento: Kaneto Shindô, Stephen P. Lindsey Intérpretes: Richard Gere, Joan Allen, Jason Alexander, Cary-Hiroyuki Tagawa, Erick Avari, Davenia McFadden, Desiree April Connolly, Ben Skinner, Gloria Crist, Robbie Sublett, Kevin DeCoste, Roy Souza IMDB: 8,1 /10 (10 888 votos)

Quando Hachiko, um pequeno cão da raça akita, é encontrado perdido numa estação de comboios por Parker (Richard Gere), ambos se identificam rapidamente. O cão acaba por conquistar todos na casa de Parker, mas é com ele que acaba por criar um profundo laço de lealdade. Baseado numa história real, “Hachiko: Amigo para Sempre”, é um emocionante filme sobre lealdade.

O filme é baseado na história verídica de um cão chamado Hachiko, que em pequeno foi encontrado por um professor que o acolheu. Com o tempo Hachiko e o seu dono (Parker Wilson) criaram um grande amizade, e Hachiko começou a esperar pelo seu dono, todos os dias na estação de comboio que existia na pequena vila onde viviam.

Todos os dias durante alguns anos, Hachiko esperava que o seu dono regressa-se do trabalho para voltarem juntos para casa, mas um dia Parker não voltou… O seu dono tinha morrido, e Hachiko sabia-o, mas durante cerca de 10 anos Hachiko voltou todos os dias à estação e esperou, na esperança que o seu dono volta-se.

EMBARGO M12|COMÉDIA, DRAMA|PORTUGAL|83m

Realização: António Ferreira Argumento: José Saramago, Tiago Sousa Intérpretes: Filipe Costa, Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, José Raposo, Fernando Taborda, Laura Matos, João Caetano, Eloy Monteiro, Nuno Ávila, Sandor Garcia IMDB: (ainda sem votação)

“Embargo” será a terceira adaptação de José Saramago ao cinema, depois de “Jangada de Pedra”, de Georges Sluizer (2000), e “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008), de Fernando Meirelles. Realizado por António Ferreira, o filme teve antestreia no Fantasporto em Março deste ano e, se se mantiver o plano de lançamento depois da morte de Saramago, será estreado nas salas de Cinema a 30 de Setembro deste ano.

Nuno é um homem que trabalha numa roulotte de bifanas, mas que inventou uma máquina que promete revolucionar a indústria do calçado – um digitalizador de pés.

No meio de um embargo petrolífero e deparando-se com uma estranha dificuldade, Nuno tenta obstinadamente vender a máquina, obcecado por um sucesso que o fará descurar algumas das coisas essenciais da sua vida.

Quando Nuno fica estranhamente enclausurado no seu próprio carro e perde uma oportunidade única de finalmente produzir o seu invento, vê subitamente a sua vida embargada…

COMER ORAR AMAR M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|133m

Realização: Ryan Murphy Argumento: Ryan Murphy, Jennifer Salt, Elizabeth Gilbert Intérpretes: Julia Roberts, Javier Bardem, I. Gusti Ayu Puspawati, Hadi Subiyanto, Billy Crudup, Viola Davis, A. Jay Radcliff, Mike O’Malley, James Franco, Ryan O’Nan, Gita Reddy IMDB: 4,7 /10 (3 401 votos)

“Comer Orar Amar”, baseado no livro de Elizabeth Gilbert, tem como protagonistas Julia Roberts e Javier Bardem. A actriz americana interpreta a escritora e Bardem é Felipe, por quem a autora se apaixona durante uma viagem a Bali. O livro já foi lançado em Portugal, com o título de “Comer, Rezar, Amar”. O filme, que estreia esta semana nas salas mundiais, ainda não tem data prevista para Portugal.

“Comer Orar Amar” é uma adaptação do livro homónimo, escrito por Elizabeth Gilbert e que conta a sua própria história, depois de uma arrasadora crise existencial e de um divórcio difícil, quando decide partir à aventura e à descoberta de si mesma.

Dividida entre o desejo dos prazeres mundanos e a aspiração a uma transcendência divina, Liz Gilbert (Julia Roberts) experimenta as delícias da dolce vita em Itália e o rigor ascético na Índia.

Finalmente, já na Indonésia, acaba por encontrar o amor (Javier Bardem).

FILME DO DESASSOSSEGO M12|DRAMA|PORTUGAL|90m

Realização: João Botelho Argumento: João Botelho, Fernando Pessoa Intérpretes: Alexandra Lencastre, Catarina Wallenstein, Margarida Vila-Nova, Rita Blanco, Miguel Guilherme, Filipe Vargas, Eric Santos, Ana Moreira, José Eduardo IMDB: (ainda sem votação)

“O Filme do Desassossego” é mais um projecto cinematográfico de João Botelho em que o realizador pretende adaptar à grande tela o “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa. João Botelho diz que esta obra de Fernando Pessoa “é um livro fantástico, terrível, demente” e tem três indicações de carácter cinematográfico. O filme terá cerca de duas horas, será adaptado aos dias de hoje e contará com o actor Cláudio Silva como protagonista, além de pequenas participações de actores que integram habitualmente os filmes de Botelho.

Lisboa, hoje. Um quarto de uma casa na Rua dos Douradores. Um homem inventa sonhos e estabelece teorias sobre eles. A própria matéria dos sonhos torna-se física, palpável, visível. O próprio texto torna-se matéria na sua sonoridade musical.

E, diante dos nossos olhos, essa música sentida nos ouvidos, no cérebro e no coração, espalha-se pela rua onde vive, pela cidade que ele ama acima de tudo e pelo mundo inteiro.

Filme desassossegado sobre fragmentos de um livro infinito e armadilhado, de uma fulgurância quase demente mas de genial claridade. O momento solar de criação de Fernando Pessoa. A solidão absoluta e perfeita do EU, sideral e sem remédio. Deus sou eu!, também escreveu Bernardo Soares.

Exit mobile version