Pplware

Tardes de Cinema…

Nesta semana cinematográfica temos uma vez mais várias estreias a registar, entre as quais duas estreias portuguesas. Porém, o destaque da semana vai para o filme “Um Cidadão Exemplar”, com Jamie Foxx no elenco deste thriller psicológico sobre um criminoso prodígio que controla a cidade através da sua cela. Continuando nesta categoria, temos ainda “Morte no Deserto”, um filme baseado no livro de Stephen King e conta a história do professor Tom Robinson (Wes Bentley), que planeia matar um perigoso mafioso, numa tentativa de vingar a morte da sua esposa.

Temos ainda a comédia extravasante “Um Lugar para Viver” do mesmo realizador de “American Beauty” e o filme de terror “The Crazies – Desconfia dos teus Vizinhos”. Quanto aos filmes portugueses, temos o documentário “Ruínas” do realizador Manuel Mozos, que nos mostra a passagem do tempo e a sua consequência na erosão do espaço e a curta metragem “Canção de amor e saúde”, de João Nicolau.

UM CIDADÃO EXEMPLAR M16|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|109m

Realização: F. Gary Gray Argumento: Kurt Wimmer Intérpretes: Gerard Butler, Jamie Foxx, Viola Davis, Bruce McGill, Leslie Bibb, Colm Meaney, Regina Hall, Michael Irby IMDB: 7,2/10 (32 944 votos)

No filme “Um Cidadão Exemplar”, Jamie Foxx entrar no elenco deste thriller psicológico sobre um criminoso prodígio que controla a cidade através da sua cela. No resultado de um acordo, um dos assassinos da sua mulher e filho é libertado, causando o inicio de uma vingança implacável. Gerard Butler interpreta um advogado que está no seu caminho.

Clyde Shelton (Gerard Butler) é um brilhante estratega e inventor. Mas numa noite, dois ladrões invadem a sua casa em Filadélfia e matam brutalmente a sua esposa e filha, e quase o matam a ele também.

Os assassinos são capturados, e Nick Rice (Jamie Foxx) é atribuído o caso, e faz um acordo com um dos assassinos para testemunhar contra o seu parceiro para apenas ser condenado a 10 anos de prisão. Clyde não quer que Nick proponha esse acordo, mas Nick segue em frente e o acordo é aceite e então só o outro assassino é condenado à pena de morte.

Dez anos depois, o assassino é libertado da prisão, mas pouco tempo depois é encontrado morto. Clyde é preso e ele próprio confessa a Nick que foi ele o assassino, Clyde é metido na cadeia e diz a Nick que ele tem que corrigir o erro do sistema de justiça relativo ao seu caso, e que se ele assim não o fizer, todas as pessoas envolvidas no seu caso… irão morrer em breve!

Mas mesmo na prisão as ameaças de Clyde tornam-se uma realidade, e Nick tem a obrigação de parar Clyde antes que a sua família seja a próxima vítima da vingança.

UM LUGAR PARA VIVER M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|98m

Realização: Sam Mendes Argumento: Vendela Vida, Dave Eggers Intérpretes: John Krasinski, Maya Rudolph, Jeff Daniels, Maggie Gyllenhaal, Allison Janney, Chris Messina, Catherine O’Hara, Paul Schneider, Carmen Ejogo, Jim Gaffigan, Josh Hamilton, Melanie Lynskey IMDB: 7,4/10 (11 857 votos)

Sam Mendes realizador premiado pela Academia por “American Beauty”, regressa depois de ter trabalhado com a mulher (Kate Winslet) em Revolutionary Road. Chama-se “Um Lugar para Viver” e conta com John Krasinski e Maya Rudolph como protagonistas.

Quando Burt e Verona descobrem que vão ter um bebé, entram em pânico. Eles odeiam a pequena cidade onde vivem, e agora os pais de Burt estão de partida para Bruxelas, deixando-os sem qualquer tipo de apoio. Então decidem fazer-se à estrada em busca de um lugar para viver, criar raízes e constituir uma família.

Pelo caminho eles visitam uma data de velhos amigos e familiares, porém ou se deparam com famílias excêntricas, ou casais histéricos, ou então com gente extremamente inspiradora, transformando esta viagem numa experiência de partir o coração, cheia de graça e que ao mesmo tempo os encaminha para o mais inesperado lugar para viver e perceberem que afinal só precisam um do outro para construir algo muito valioso.

THE CRAZIES – DESCONFIA DOS TEUS VIZINHOS M12|TERROR, THRILLER|EUA

Realização: Breck Eisner Argumento: Scott Kosar, Ray Wright, George A. Romero Intérpretes: Timothy Olyphant, Radha Mitchell, Danielle Panabaker, Joe Anderson, Brett Rickaby, Christie Lynn Smith, Preston Bailey, Joe Reegan, Justin Welborn IMDB: 7,2/10 (6 023 votos)

“The Crazies – Desconfia dos teus Vizinhos” é a versão renovada e actualizada do filme homónimo do criador de “Mortos Vivos”. No filme, os habitantes de uma pequena cidade do Iowa, nos Estados Unidos da América são subitamente amaldiçoados por uma praga de insanidade mental, seguida de mortes, depois de uma toxina misteriosa ter contaminado as reservas de água. “The Crazies” é o cinema em estado puro, capaz de despertar emoções fortes nos espectadores.

No filme, David Dutten é o xerife de Ogden Marsh, um retrato perfeito de cidade americana com cidadãos felizes e cumpridores da lei. Mas uma noite, um deles vai ao jogo de basebol da escola com uma espingarda carregada, pronto para matar. Um outro homem põe fogo em sua própria casa, após trancar a sua esposa e jovem filho num armário no seu interior.

No período de poucos dias, a cidade transforma-se num hospício repugnante; o abastecimento de água é misteriosamente contaminado após um acidente de avião que espalhou uma arma química, deixando os seus habitantes infectados.

As pessoas que dias atrás viviam vidas sossegadas e pouco notáveis tornaram-se agora assassinos depravados e sedentos por sangue, ocultando-se na escuridão com armas e facas. O xerife Dutten tenta compreender o que está a acontecer com a terrível e absurda escalada da violência.

RUINAS M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL|60m

Realização: Manuel Mozos Argumento: Manuel Mozos Intérpretes: nada a assinalar IMDB: (ainda sem votação)

O documentário “Ruínas”, catalogado como experimental, mostra-nos a passagem do tempo pela erosão do espaço: edifícios e objectos desgastados, arquivos fantasmáticos de consulta fácil — mas entendimento delicado — aos olhos que vêem persistir a memória e evadir-se o sentido. Ainda assim, o realizador Manuel Mozos, optou por não abordar a questão de uma forma nostálgica. Partindo de uma perspectiva poética que convida à reflexão, deixa ao critério do espectador qualquer pigmentação emocional, de forma que cada um pode «fazer o seu próprio filme», como referiu numa entrevista ao Ípsilon em Abril.

Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria acção humana modificaram e modificam.

Com o tempo tudo deixa de ser, transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios.

Não interessa aqui explicar porque foram criados e existiram, nem as razões porque se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) do nosso país.

MORTE NO DESERTO M18|THRILLER|EUA|89m

Realização: Jeff Beesley Argumento: Richard Dooling Intérpretes: Christian Slater, Emmanuelle Vaugier, Wes Bentley, Robert Benz, Darla Biccum, Greg Bryk, Melany Burant, Simon Chin, Amy Matysio, Al Sapienza, Sharmaine Yeoh IMDB: 5,7/10 (1 409 votos)

O filme “Morte no Deserto” é baseado no livro de Stephen King e conta a história do professor Tom Robinson (Wes Bentley), que planeia matar o mafioso James Dolan, interpretado por Christian Slater, numa tentativa de vingar a morte da sua esposa (Emmanuelle Vaugier), que foi executada por ele após testemunhar uma queima de arquivos importantes…

Robinson (Wes Bentley) planeia vingar a sua esposa (Emmanuelle Vaugier) assassinada quando esperava testemunhar contra o notório e intocável mafioso de Las Vegas, Jimmy Dolan (Christian Slater), que se desloca pelo deserto Mojave no seu indestrutível Cadillac.

Dolan é um criminoso do pior. Ele tem um negócio de tráfico de mulheres que lhe anda a dar cabo do juízo por motivos de logística: com a subida do preço da gasolina já não compensa traficar mulheres de “má qualidade”, pois o preço por volume de transporte não lhe cobre a margem.

“Morte no Deserto” adapta um conto de Stephen King publicado em 1993 na popular colectânea “Nightmares and Dreamscapes” e é uma história com vários apontados curiosos, como o autor do Maine já nos habitou quando não está a escrever dentro da área do Fantástico.

CANÇÃO DE AMOR E SAÚDE M12|CURTA, DRAMA|PORTUGAL|34m

Realização: João Nicolau Argumento: João Nicolau Intérpretes: Norberto Lobo, Marta Sena, Helena Carneiro, Andreia Bertini, Helena Carneiro IMDB: (ainda sem votação)

O filme “Canção de amor e saúde”, de João Nicolau, foi eleito a melhor curta-metragem de ficção do Festival Internacional de Cinema de Belfort, em França. O filme português integrava a secção competitiva internacional e foi eleito pelo júri o melhor entre as dez curtas-metragens candidatas. “Canção de amor e saúde” apresenta, em meia hora, uma fantasia de amor sobre João, um rapaz que faz chaves, e Marta, estudante de Belas-Artes, que lhe pede um dia para fazer a cópia de uma chave especial.

João é o único empregado visível no estabelecimento comercial Chaves Morais. É também o filho do proprietário e não se coíbe de se ausentar do serviço para auscultar o sopro imaterial do seu coração gastando moeda atrás de moeda na Máquina do Amor. Marta do Monte é uma estudante de Belas Artes portadora de uma inusitada encomenda. A chave que para ela João copia abre mais que uma porta.

Exit mobile version