O catálogo do Netflix está em constante evolução. Uma das grandes apostas do serviço tem sido na produção e criação de conteúdo próprio e exclusivo. Contudo, no seu catálogo encontramos também diversos trabalhos de terceiros.
Se no que toca a filmes o Netflix não é propriamente um serviço que se destaque pela positiva, em documentários e séries a oferta é mais diversificada. Deste modo, realizámos uma seleção de cinco séries e documentários inspiradores que pode ver no Netflix.
Black Mirror
Black Mirror começou por ser lançada em 2011 no Channel 4 do Reino Unido. Em 2015 passou para a alçada do Netflix que agora a emite.
Esta série de ficção científica é composta por quatro temporadas com poucos episódios cada uma, cujos quais não estão relacionados entre si, sendo autónomos no seu enredo. Retrata sobretudo sociedades distópicas do futuro, de uma forma bastante bem elaborada e com uma crítica bem presente às novas tecnologias e a uma certa falta de Humanidade que se verifica nos personagens.
Tem, sendo assim, um caráter um pouco sinistro e dramático que desafia e surpreende o espectador. A quinta temporada já foi confirmada, mas ainda não existem informações quanto à data de lançamento.
Jim & Andy
Man on the Moon foi um dos principais e mais aclamados trabalhos de Jim Carrey ao longo da sua carreira, rendendo inclusivamente um Globo de Ouro ao ator. Presta homenagem a Andy Kaufman e foi o ponto de partida para o documentário Jim & Andy.
Este documentário, um original Netflix, retrata e recorda os bastidores do filme passados quase vinte anos. Nessa corrente, o próprio Jim Carrey, que tem passado por vários momentos de retrospectiva ao longo da sua carreira, reflete sobre o significado da vida, da identidade, da sua carreira, entre muitos outros assuntos.
É um documentário bastante intimista e algo comovente, onde podemos conhecer mais sobre um dos melhores atores da sua geração.
Nanette
Nanette tem sido um espetáculo de stand-up comedy bastante badalado nos últimos tempos. É também um original Netflix e consiste na emissão de um espetáculo da comediante Hannah Gadsby, tendo sido estreado este ano.
O principal fator que desencadeou todas as reações a este espetáculo foi o rumo que a anfitriã decidiu tomar no seu espetáculo. Fugindo ligeiramente ao paradigma típico do stand-up comedy, Hannah entrou numa corrente de profecia e de reflexão. Temas como a infância, a orientação sexual e temas derivados, para além da igualdade de género, são abordados ao longo de quase toda a emissão.
Hannah Gadsby acabou por criar assim uma espécie de paradoxo onde usa um espetáculo de comédia para atacar algumas vertentes da comédia, estando o humor presente mas em doses menores e de forma mais discreta.
Expedition Happiness
Um autocarro escolar, um casal e um cão. É esta a base deste documentário que retrata a viagem que este casal realizou. O objetivo é passar vários meses a percorrer a América do Norte e as suas maravilhas naturais.
É interessante ver como este projeto foi realizado, começando desde o zero, e todas as implicações, aventuras e imprevistos que sucederam durante a viagem.
Para amantes de viagens e natureza, é algo obrigatório a ver.
The Redeemed and the Dominant
O CrossFit está a mudar e a ter bastante impacto no mundo do fitness. Controverso e vocacionado para a competição, esta modalidade de treino funcional tem todos os anos os CrossFit Games que reúnem os melhores atletas a nível mundial.
O documentário usa essa competição como ponto de partida e referência. São exploradas as temáticas dos treinos, o limite físico, a resistência e a polémica dopagem que muitas vezes se verifica nestes desportistas.