Pplware

Ataque à HBO: as ameaças, a divulgação de informação…

… e a (aparente) despreocupação da HBO.

As grandes produtoras de filmes e séries estão cada vez mais na mira dos piratas informáticos. Agora o alvo é a HBO.

Na semana passada falou-se na divulgação do guião do 4º episódio da temporada em exibição da série Game of Thones, mas agora a ameaça vai mais longe; há guiões de outras séries e informação “prejudicial” à HBO que pode chegar à Internet… mas a HBO não parece muito preocupada (ou será que está?).


Recentemente, surgiram notícias de que à Netflix haviam roubado a última temporada de Orange is the New Black, acabando esta por chegar à Internet mesmo antes do seu lançamento na plataforma oficial. Antes havíamos assistido a uma novela idêntica com o último filme dos Piratas das Caraíbas a ser roubado à Disney. Agora o caso é com a HBO.

 

O ataque

O ataque por parte dos piratas informáticos deu-se há cerca de duas semanas, com a HBO a confirmar o roubo de pelo menos 1,5TB de informação, com episódios de séries ainda por transmitir, com guiões, dados pessoais de funcionários e informação sensível sobre a estação que, a ser divulgada, pode prejudicá-la.

 

Game of Thrones na mira

Um dos maiores sucessos de sempre das séries de televisão é uma das envolvidas neste ataque, os guiões de cinco episódios foram roubados, e o do quarto parece ter sido mesmo divulgado antes do episódio ser transmitido.

Ao mesmo tempo que tudo isto aconteceu e que multiplicavam os spoils do episódio pela Internet, surgiu um ficheiro para donwload com o episódio completo, por alegado erro do canal Star India.

Se isto teve algum efeito negativo contra a audiência do 4º episódio? Não, de todo. Este foi o episódio mais visto de sempre da série nos Estados Unidos, com 10,2 milhões de espectadores em direto.

 

Pedido de resgate milionário

Parece que Game of Thrones é a mais pequena das preocupações da estação e trunfo dos próprios hackers. Os 1,5 TB de informação usurpada à HBO incluem dados dos atores das séries e dos funcionários da empresa, dados relativos à situação financeira da empresa e episódios exclusivos de outras séries.

Para os piratas informáticos, esta informação vale qualquer coisa como 6 meses salário dos hackers, cerca de 6 milhões de dólares. Este valor foi aparentemente exigido à estação sob a ameaça de serem divulgados novos dados.

O pedido de resgate foi divulgado em forma de vídeo pelos piratas informáticos e onde se pode ler a informação valor exigido: “We often launch two major operations in a year and our annual income is about 12-15 million dollars… You pay our 6 month salary in bitcoin and we get away from your map.”

 

A resposta oficial da HBO

Ao Mashable um porta-voz da HBO enviou o seguinte comunicado:

A HBO acreditava que outros leaks poderiam surgir deste incidente cibernético quando o confirmamos a semana passada. Como dissemos, a análise forense está em andamento. Embora tenha sido relatado que uma série de e-mails foi divulgada, a investigação até o momento não nos deu um motivo para acreditar que nosso sistema de e-mail tenha sido comprometido de forma total. Continuamos a trabalhar 24 horas por dia com empresas externas de segurança cibernética e com a polícia para resolver o incidente. Enquanto isso, os nossos funcionários dedicados continuam a concentrados em oferecer a alta qualidade de entretenimento e serviços dos quais somos conhecidos.

A posição da HBO parece ser tão assertiva quanto à não negociação com os hackers que o resgate pedido não foi pago, no entanto, o prometido foi cumprido e já foram divulgados vários dados, entre os quais episódios da próxima temporada de Curb Your Enthusiasm, que só devem ser transmitidos em outubro.

Perante isto a empresa volta a reforçar a sua posição:

Não estamos em contacto com os hackers e não vamos voltar a comentar cada vez que novas informações forem divulgadas

 

Será mesmo assim?

Esta posição da HBO não é inédita já que não é a primeira empresa que (aparentemente) não cede a chantagens. No entanto, um e-mail divulgado refere que a HBO terá oferecido aos hackers 250 mil dólares por terem descoberto as vulnerabilidades do seus sistema, um valor, ainda assim bastante abaixo do exigido.

Esta história parece não ter fim à vista e possivelmente ainda deverão surgir informações sensíveis para a HBO, caso esta não ceda à chantagem… Cá estaremos para acompanhar.

Exit mobile version