Todos reconhecem no VLC um lugar de destaque no que toca a conteúdos multimédia. Este é aclamado como o melhor player que podemos ter e o que em mais plataformas pode ser usado.
Depois de vários meses a ser desenvolvida, chega agora a versão 3.0, que traz consigo muitas novidades. Vamos conhecê-las e mostrar que o VLC continua a ser a melhor aposta.
O VLC é um dos melhores players que podemos encontrar. Para além da sua simplicidade de utilização, tem suporte para quase todos os formatos que podemos ter acesso. A nova versão 3.0 “Vetinari” traz muitas novidades, que depois de meses em testes estão finalmente disponíveis.
Esta nova versão tem alguns pontos chave que vão agradar a todos os utilizadores. Falamos do suporte para Chromecast, que assim pode reproduzir vídeos para os quais não tem suporte e o suporte para vídeos 4K e 8K, acelerados por hardware nativamente, o que os coloca agora disponíveis para smartphones e outros dispositivos.
A demora na chegada do suporte para o Chromecast deveu-se à natureza do VLC e ao facto de ser 100% open-source. Por isso, e porque a SDK do Chromecast não é totalmente aberta, a equipa que desenvolve o VLC resolveu criar de raiz o suporte para este dispositivo.
A somar a estas novidades, encontramos também agora o suporte para vídeos de 360º e HDR. Claro que existe também pequenas melhorias na interface e as habituais correções de bugs (mais de 1500). Todas as novidades do VLC 3.0 podem ser conhecidas aqui.
O VLC 3.0. estreia também uma novidade na sua base. Esta é a primeira versão em que o código e o número é comum a todas as diferentes plataformas onde corre. De agora em diante este sincronismo deverá ser mantido.
Se são utilizadores do VLC podem atualizar já para a esta nova versão. Disponível para tantas plataformas, pode ser descarregada para Android, iOS e todas as restantes versões.