Lançado em 2015, o Apple Music é o serviço de streaming (transmissão) de música da gigante de Cupertino, sendo já uma das suas fontes de receita em maior crescimento. Ainda assim, o rival Spotify tem reforçado a sua liderança.
Verdade seja dita, quando a Apple apresentou este serviço, notamos desde logo um imenso potencial. Seria de esperar que grande parte dos utilizadores de iPhone e utilizadores do ecossistema iOS e mesmo macOS optassem pela solução da própria empresa.
Perante o enorme poder de marketing e influência de mercado da Apple, seria de esperar que a ultrapassagem do Spotify fosse um dado adquirido. Agora, perante os novos factos apresentados pela Statista, verifica-se a situação inversa.
Spotify cresce e distancia-se do Apple Music
Não só o Spotify continua a crescer, no número de assinantes mensais, bem como o seu ritmo de crescimento supera largamente o da Apple. Por outras palavras, os utilizadores estão mais dispostos a pagar pelo serviço premium do Spotify do que pelo da rival, Apple.
O Spotify é o líder indiscutível na tabela de assinantes mensais. Com cerca de 96 milhões de subscritores em dezembro de 2018, a empresa sueca alarga a sua margem de liderança face à sua maior rival, o serviço equivalente da tecnológica de Cupertino.
Mais ainda, de acordo com o relato da Fortune, esta tendência deverá manter-se durante grande parte de 2019. Seria de esperar que todo o poderio económico da Apple ajudasse a empresa a superar os pioneiros no serviço de streaming de música. Infelizmente (para a Apple), tal não se avista no horizonte.
Alarga-se a vantagem do Spotify perante o Apple Music
A disparidade entre o número de subscritores é já de 50 milhões e a tendência é clara. O ritmo de crescimento da empresa sueca tem superado o da sua rival mais próxima, não sendo previsível uma inversão do status quo num futuro próximo.
Adicionalmente, o número de utilizadores pagos em ambas as plataformas ou serviços de streaming também tem crescido. Algo que não deixa de trazer cada vez mais lucros para a empresa de Tim Cook, ainda que não lhe consiga obter a liderança neste mercado.
Fazendo um ponto de situação, no início de 2018 a diferença de subscritores era de 20 milhões. No final desse mesmo ano a diferença já era de 50 milhões, de acordo com os dados fornecidos pelas empresas.
Assim, o Spotify começa o ano de 2019 com um total de 207 milhões de utilizadores ativos. Destes, cerca de 96 milhões são assinantes mensais dos seus serviços de streaming. O Apple Music apresenta “mais de 50 milhões” de assinantes, tal como a empresa declarou no seu mais recente relatório fiscal.
Qual é o seu serviço de música favorito?
Entretanto, o Spotify fez saber, através de uma publicação no seu blog oficial, que vai continuar a aumentar a sua oferta de serviços. A ênfase será agora colocada na disponibilização de podcasts e novos formatos de áudio, sendo este um dos objetivos de Daniel Ek, o CEO da empresa.
Já a título de curiosidade, a Apple disponibiliza três pacotes pagos para o seu serviço (após o 1.º mês gratuito). Os seus valores começam nos 3,49 € por mês, até aos 10,99 € por mês no pacote familiar. Por sua vez, o Spotify apresenta dois tipos de assinatura, o Free (gratuito) e o Premium (pago). Por sua vez, este último tem um custo mensal de 6,99 €, oferecendo também o 1.º mês de utilização.
Por fim, os serviços da Spotify são extremamente populares na Europa. É aqui, no velho continente, onde se situam mais de 40% dos seus assinantes mensais.