Os assistentes virtuais estão cada vez mais presentes e em cada vez mais plataformas. Se já os podemos usar nos smartphones e até nos computadores, há novos espaços que estão a conseguir conquistar.
Depois da Xbox One ter recebido a Cortana, esta consola irá em breve receber a Alexa e o Google Assistant.
Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft tem estado a trabalhar para integrar a Alexa com a Cortana e assim permitir um maior controlo externo sobre os sistemas. As provas foram já dadas e o esforço continua.
É também conhecido que desde que a Microsoft terminou o Kinect que não existe uma forma direta de controlar a Xbox, quer por voz quer por gestos. É possível a utilização de uns headphones para dar ordens à Cortana, mas a experiência é totalmente diferente.
For those wondering about my actual JOB – I’m going to help figure out how to grow Alexa/Echo presence in gaming. It’s a different spin on what I’ve done before but still keeps me close to the industry. Going to be a fun adventure I can tell already. Cool ideas? Hit me up.
— Albert Penello (@albertpenello) May 23, 2018
Não é por isso estranho que surjam agora indicações claras de que a integração da Xbox One com as assistentes virtuais disponíveis no mercado vá acontecer.
De acordo com uma imagem recebida pelo site Windows Central, as novas builds que estão a ser testadas ainda internamente na Microsoft, vão trazer para a Xbox One a capacidade desta se interligar com a Alexa, Google Assistant e a Cortana.
Ao escolher esta opção os utilizadores vão ser encaminhados para as apps que vão permitir a interligação entre estas plataformas. Não se sabe ainda o nível de integração destas assistentes com a Xbox e nem se vão trazer de volta todas as capacidades que o Kinect tinha.
Esta chegada das assistentes virtuais da concorrência à Xbox não parece descabida, dada a integração que a Microsoft tem procurado fazer com os sistemas rivais. Está presente já no Android e no iOS com as mais recentes versões do Office e do Edge.