A Microsoft tem estado a fazer uma remodelação profunda nos seus serviços e nas suas aplicações. Tudo se prepara para receber o novo Windows 10 e por isso as melhorias são preparadas para esta chegada.
Depois de outras mudanças terem tido já lugar, foi hora de terminarem com os serviços multimédia da Xbox e lançarem o Groove e o Movies and TV.
Lentamente, e de forma bem decidida, a Microsoft tem conseguido realizar uma mudança em toda a sua linha de oferta de conteúdos e de serviços. São aplicações que até há pouco tempo gravitavam noutros sistemas seus e que de forma pouco uniforme serviam os utilizadores.
Mas esses são tempos que ficam agora para trás e que surgem com novas ofertas, adaptadas ao que os utilizadores pretendem e necessitam, sempre em torno da próxima novidade de peso, o Windows 10.
Como parte desta mudança a Microsoft anunciou agora que o Xbox Music muda de nome e de imagem e passa a chamar-se Groove. A mudança realizou-se para tornar o serviço mais identificável. Chegará primeiro ao Windows 10 e alargar-se-à depois aos restantes sistemas, nos próximos meses.
Para além da óbvia mudança na interface, que está agora adaptada à utilização em dispositivos com suporte para toque, toda a experiência do Groove se centrará na audição de música.
O serviço terá um custo de 9,99 dólares mensais ou 99 dólares anuais. Os actuais utilizadores do Xbox Music vão ser a sua subscrição transitar directamente para o novo serviço. A integração com o OneDrive garante que os utilizadores podem ouvir os seus ficheiros de música em qualquer lado, independentemente da sua origem.
Tal como o Groove, também o Movies and TV segue a mesma linha de renovação que foi iniciada. Esta nova aplicação, dedicada aos conteúdos de vídeo, permite que os utilizadores importem os seus vídeos e que os assistam em qualquer dispositivo.
A integração com o OneDrive será a responsável por esta utilização transversal, dando as mesmas funcionalidades que vamos poder ter no Groove.
Com uma integração grande com a loja do Windows, será possível aos utilizadores comprarem ou alugarem novos filmes, alargando ainda mais a sua utilização.
Esta é uma das últimas novidades que vamos poder ver a chegar ao Windows 10, agora que está praticamente terminado e pronto para ser lançado, já no próximo dia 29 de Julho.