No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos. Apesar de hoje em dia os sistemas operativos móveis serem o centro das atenções, há sistemas que são fundamentais nas empresas e que fazem parte estrutura da Internet.
Depois de ensinarmos a instalar o Windows Server 2012, hoje vamos proceder a algumas configurações básicas.
O Windows Server 2012 foi desenhado para garantir o melhor desempenho, segurança e para ser simples de utilizar e manter. Neste sentido, esta versão do Windows oferece um conjunto de ferramentas que permitem configurar e gerir facilmente os vários componentes do servidor.
Depois de instalar o Windows Server 2012, o administrador dispõe de um “Gestor de Servidor” onde poderá:
- Configurar o servidor local
- Adicionar funções e funcionalidades
- Adicionar outros servidores para gerir
- Criar um grupo de servidores.
Hoje vamos explorar o ponto 1 – Configurar o servidor local
Acedendo a Servidor Local (menu lateral esquerdo), podemos configurar o nome do servidor, grupo de trabalho, parâmetros de rede, agregar placas de rede (Nics), activar a gestão remota, etc.
Nome da Máquina
Para mudar, por exemplo, o nome da máquina basta carregar sobre o nome actual da mesma e depois, na interface Propriedades do sistema, carregar em Alterar e indicar o novo nome. Esta operação para ser aplicada requer que o administrador reinicie o sistema.
Acesso Remoto
No caso de pretender activar o acesso remoto ao ambiente de trabalho basta activar o serviço “Ambiente de trabalho Remoto” e em seguida indicar que utilizadores têm permissão para acesso ao mesmo.
Configuração de rede
Como estamos perante um servidor, é importantíssimo que este tenha um IP estático (ou forçado via DHCP), para que o administrador saiba sempre qual o endereço atribuido ao servidor.
Para isso basta clicar em endereço IPv4, aceder às propriedades da placa, escolher Protocolo IP Versão 4 (caso tenham IPv6 na rede, podem também proceder à configuração desse protocolo).
De acordo com a rede onde o servidor irá operar, devem indicar o endereço IP, máscara, gateway e servidores de DNS.
Depois de realizadas as configurações é importante que reiniciem a máquina para que as mesmas sejam aplicadas.
Do lado direito da interface do “Gestor do Servidor” podem ver ainda se foram efectuadas algumas actualizações, activar o relatório de erros do Windows, definir o fuso horário e muito mais.
O Windows Server 2012 tem uma panóplia de configurações e serviços. Num próximo tutorial iremos ensinar como configurar o serviço Active Directory. Estejam atentos!