Pplware

Tutorial: Como registar um Windows 10 no domínio

No Pplware temos abordado as características e funcionalidades do Windows Server 2012.  Depois de efectuarmos as primeiras configurações e de já termos criado o domínio – ver aqui, hoje, em pleno feriado, vamos aprender como podem registar uma máquina com Windows 10 (pode ser outra versão) no domínio criado.

 

Cenário

Para a elaboração deste tutorial,vamos considerar que temos as seguintes configurações:

Configuração do lado do Cliente

Caso não tenham um servidor de DNS na rede, podem mapear o nome do domínio para o IP através do ficheiro hosts (isto na máquina cliente). Para isso basta abrir o Notepad, em modo de administrador, e acrescentar a linha:

192.168.22.200 pplware.com

Nota: Esta passo é opcional se estiverem a usar outro servidor de DNS que não o configurado no controlador de domino.

 

Do lado do cliente devem também mudar o endereço do servidor de DNS. Para este tutorial, o servidor de DNS é o mesmo que o servidor que serve de controlador de domínio.

Como registar um Windows 10 no domínio?

Para registar um Windows no domínio, nesta caso o Windows 10, basta aceder ao explorador e em cima de “Meu Computador”, carregar no botão do lado direito do rato e escolher a opção Propriedades.

Em seguida carregamos em “Alterar Configurações

Nas Propriedades do Sistema carregamos no botão Alterar

Na interface para alterações de nome/domino basta que indiquem um nome para o vosso PC e também qual o domínio à qual a máquina vai pertencer.

O sistema irá solicitar as credenciais (de domínio) para acesso e registo no domínio.

Caso as credenciais estejam correctas, em breves segundos o vosso sistema passará a fazer parte do domino indicado.

Para que tudo funcione correctamente, é importante que se reinicie o computador para que sejam aplicadas as alterações.

Servidor

Vamos agora criar um utilizador no domínio, para que seja utilizador na máquina cliente. Para criar um utilizador basta indicar o nome próprio, Apelido, Nome completo, o nome de inicio de sessão do utilizador, entre outros. Depois é carregar em Seguinte.

Em seguida escolhemos a password para o utilizador. Podemos ainda “obrigar” a que o utilizador muda a password na primeira vez que faça inicio de sessão, definir se a palavra-passe expira, se a conta está desactivada, etc.

Por fim basta confirmar as configurações e carregar em concluir.

Uma vez criado o utilizador, vamos novamente ao cliente e na interface de autenticação escolhemos Outro Usuário (A versão que temos do Windows 10 está em Pt-Br).

Em seguida indicamos o nome do utilizador do domínio (Nota: Caso não apareça a informação sobre o domínio, podem fazer ppinto@pplware.com) e a respectiva password.

E está feito! Se o utilizador e a password estiverem correctos, temos acesso ao Windows 10, através de um utilizador do domínio.

Esperamos que tenham gostado! Num próximo tutorial iremos ensinar como podem aplicar politicas. Alguma dúvida, questão ou dificuldade de implementar, deixem em comentário que teremos todo o gosto em vos ajudar.

Exit mobile version