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Windows Server 2012: Como criar políticas de grupo?

No último tutorial ensinamos como a registar um Windows 10 (ou outra versão) num domínio criado no Windows Server 2012. Depois de tal configuração, o responsável pelo domínio poderá definir as mais diversas políticas de grupo. Hoje ensinamos como podem criar e aplicar as politicas criadas aos utilizadores/computadores do domínio.

Ao contrário da aplicação de politicas numa máquina local, num ambiente de domínio podemos atribuir políticas a todo o domínio, a Unidades Organizacionais, a grupos, etc.

Para a criação de políticas é necessário aceder a ferramenta “Gestão de Políticas de Grupo”.

Já dentro da ferramenta, é-nos apresentado o domínio e as respectivas Unidades Organizacionais criadas. Vamos considerar por exemplo que pretendemos uma nova politica de grupo para a Unidade Organizacional Presidência.Para criar uma politica basta seleccionar a Unidade Organizacional Presidência e depois escolher a opção “Criar um GPO neste domínio e ligá-lo aqui…”

Atribuímos um nome à política a ser criada.

Depois carregamos com o botão do lado direito do rato e escolhemos Editar

Já dentro do Editor de Gestão de Políticas de Grupo podemos definir as mais diversas políticas para os utilizadores da unidade organizacional em questão. Para tal basta seleccionar a política…

…e depois seleccionar Ativado

O que pode ser feito com ao nível de políticas?

Actualmente são muitas, mas mesmo muitas as politicas que podemos definir via Editor de Gestão de Políticas de Grupo . Por exemplo é possível:

Depois das politicas criadas, basta autenticar-se numa máquina do domínio com um utilizador pertencente à Unidade Organizacional Presidência e verificar as restrições aplicadas.

Por fim apenas referir que é muito importante que as regras/politicas estejam bem ordenadas no de Gestão de Políticas de Grupo para não se anularem umas às outras.

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