Pplware

Windows Phone: Programadores ganham mais de 10.000€ mês

No segmento dos sistemas operativos móveis, o Windows Phone é sem margem para dúvidas aquele que menos utilizadores tem.  A Apple com o iOS e a Google com o Android lideram quase a totalidade do mercado e, por consequência, ambos os sistemas têm milhares de apps disponíveis.

Mas sabia que os programadores para Windows Phone ganham o dobro dos programadores para Android e iOS?

O estudo InMobi’s State of Mobile App Developers foi realizado pela InMobi que avaliou as receitas de mais de 1000 programadores em todo o mundo (a maioria dos programadores é do sexo masculino). De acordo com os resultados, 21% dos programadores desenvolvem para Windows Phone, 57% para o sistema operativo móvel da Apple e 86% para o popular Android.

Curiosamente os programadores do Windows Phone foram os que tiveram mais retorno como mostra o gráfico seguinte, um valor de 11 400 dólares (cerca de 10 500 euros) em média de receita por mês. O estudo revela que os programadores de iOS têm um retorno mensal médio de 4 900 dólares (cerca de 4 482 euros), enquanto os programadores de apps para Android têm um rendimento mensal na ordem dos 8 100 dólares (cerca de 7 409 euros).

Obviamente que estes valores apresentados são para programadores de referência. Mas é interessante verificar que alguns deles ganham mais de 10 mil euros mês.

 

Mas porque é que o Windows Phone dá tanto dinheiro?

A Inmobi explica que a store do Windows não está tão fragmentada como a do iOS ou Android.

Since Windows has only a niche audience, the app store is not as fragmented as the Android and iOS counterparts. Hence app discoverability is way easier and the competition among apps is much lesser. Thus developers on the Windows App Store seem to enjoy the highest monthly revenue.

Curiosamente 28% dos programadores esperam que os seus negócios na área do Windows Phone aumentem, enquanto apenas 16% acham que o negócio vai diminuir.

Os resultados apresentados por este estudo são curiosos e mostram que afinal o Windows Phone pode ser uma plataforma para gerar um bom volume de receita. Além disso, o desenvolvimento de apps para o segmento comercial, onde o Windows lidera, pode ainda trazer mais valor aos programadores.

O estudo completo pode ser lido aqui.

Exit mobile version