Pplware

Windows Hello: wearables também vão desbloquear o Windows 10

O Windows 10 trouxe muito mais segurança para os utilizadores e para os seus dados. Este não se limitou às normais medidas de protecção do sistema operativo e foi levado mais longe, à própria identificação dos utilizadores.

Se por agora o Windows Hello apenas pode usar dados que sejam facultados ao PC, directamente, prepara-se em breve para poder usar outros dispositivos externos e que façam o reconhecimento de quem quer aceder às máquinas.

Quando anunciou o Windows Hello, a Microsoft quis que os utilizadores abandonassem os métodos tradicionais de autenticação, passando a fazer uso das suas credenciais biométricas para serem identificados perante o Windows.

Esta forma de autenticação é ainda limitada a algum hardware específico, mas muito em breve será aberta a outros fabricantes e até, segundo foi anunciado na Computex, a qualquer dispositivo wearable que consiga identificar o seu utilizador.

Na sessão de apresentação desta novidade, foi usada uma Microsoft Band para mostrar o futuro do Hello e a forma como pode ser usado. A Microsoft quer que outros fabricantes passem a adoptar esta sua framework e que a integrem os seus próprios dispositivos.

É importante notar que todos esses dispositivos externos terão de ter a capacidade de ler impressões digitais do utilizador ou realizar outro método de autenticação biométrico seguro.

Mas para além de autenticar o utilizador perante o Windows, será ainda dada a possibilidade de integrar esta autenticação com o Windows Passport, dando acesso à autenticação em sites web, via Edge, ou na própria loja de aplicações do Windows, no momento da confirmação de uma compra.

Não há ainda datas para a disponibilização desta novidade, mas o mais certo é que ela surja com a actualização de Aniversário do Windows 10, que é esperada para os próximos meses.

Exit mobile version