A Microsoft tem investido fortemente nas suas ferramentas de remotização. Foram apresentadas recentemente as versões móveis (para iOS e Android) do Ambiente de Trabalho Remoto e até a versão para OS X foi actualizada.
Mas apesar de se estar a adaptar às novas realidades dos dispositivos que os gestores de sistemas usam, a Microsoft nunca esqueceu o seu sistema operativo base. Por isso vamos trazer-vos hoje a versão para Windows 8 do Ambiente de Trabalho Remoto.
Esta aplicação segue a linha do que as versões entretanto apresentadas mostram. Integrada de forma plena no novo ambiente de trabalho, o novo Ambiente de Trabalho Remoto permite que acedam remotamente a máquinas Windows e que realizem todas as acções que fariam presencialmente.
Esta versão, criada para o Ambiente ModernUI, está reduzida ao mínimo dos elementos necessários, permitindo no entanto que os utilizadores tenham acesso aos elementos que precisam para aceder e gerir remotamente as máquinas a que precisam de aceder.
Tudo começa com a colocação do endereço IP ou o nome da máquina a que querem aceder, passando de seguida para a colocação dos dados de autenticação na mesma.
Depois disso, e caso o certificado usado pela máquina não seja reconhecido, será mostrado um alerta para informar dessa situação. Caso a máquina a que estão a aceder seja conhecida devem ignorar o mesmo.
Por fim chegam ao desktop do Windows a que querem aceder, onde podem realizar todas as tarefas que necessitam, que podem ir desde o simples apoio remoto aos utilizadores e a aplicações até à completa gestão de um servidor e dos serviços que estiver a disponibilizar.
As propriedades de cada ligação, a que acedem com um clique do botão direito do rato na zona de gestão do Ambiente de Trabalho Remoto na janela remota, permite que acedam a outras ligações que tenham abertas ou que possam fazer zoom ao ecrã. Se preferirem podem aceder novamente ao ecrã principal e abrir uma nova ligação.
O Ambiente de Trabalho Remoto no Windows 8 pode ser colocado a partilhar o ecrã com outras aplicações e assim podermos realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou recolher informações de uma janela para outra.
As definições do Ambiente de Trabalho Remoto permitem que controlem a qualidade da ligação, melhorando ou piorando a qualidade do vídeo, se o áudio é passado pela ligação ou se, por exemplo locais (impressoras, área de transferência ou microfone) que são usados no PC remoto.
Se necessitam de usar o Ambiente de Trabalho Remoto frequentemente e são utilizadores do Windows 8 então está na hora de abandonar a versão de Desktop e começar a usar a versão criada propositadamente para o Windows 8.