Pplware

Windows 8.1 RT não vai conseguir correr Aplicações Universais

O Windows RT nunca foi um sistema operativo que tivesse cativado os utilizadores, em grande parte devido à sua arquitectura e às aplicações que para ele existiam.

Baseado na arquitectura ARM acabou por deixar de fora muitas aplicações que necessitavam de ser reprogramadas. A chegada da próxima actualização vem agora trazer mais um balde de água fria para os ainda utilizadores do Windows RT. Este sistema não terá a capacidade de correr as Universal Apps.

Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft está a preparar uma nova actualização para o Windows RT. Depois deste ter ficado de fora na actualização do Windows 10, sabe-se que acabará por receber pequenas alterações que o vão aproximar deste, mas apenas a nível de cosmética.

Com a chegada do Menu Iniciar do Windows 10 e de alterações no ecrã de bloqueio, o Windows RT terá uma imagem parecida com o Windows 10, mas não mais do que isso.

Algo que se especulou também foi da possibilidade deste Update 3 trazer algumas mudanças nas aplicações que podem ser executadas dentro do Windows RT.

A chegada das Universal Apps, aplicações que podem correr em qualquer uma das plataformas onde o Windows 10 está presente, prometia que o Windows RT renascesse, uma vez que devem estar preparadas para correr em processadores ARM.

Surface (RT, Surface 2 and third-party ARM-based Windows PCs and tablets) only run apps built for RT and not Universal Windows Apps. There are lots of apps that work on RT, so they’ll be able to continue to enjoy apps, games, music and movie content

Mas a verdade é que foi confirmado pela Microsoft que esta não será uma realidade possível para o Windows RT, tal como foi agora anunciado pela própria Microsoft.

Este é mais um contratempo que surge agora no Windows RT, deixando de fora, e provavelmente de vez, os utilizadores que escolheram esta plataforma.

O caminho é o Windows 10 e a Microsoft tem tentado amenizar o futuro para quem tem ainda o Windows RT. Não o irá descontinuar de vez nem terminar o suporte existente, mas deixa-o entregue aos programadores que ainda quiserem desenvolver aplicações para ele, o que cada vez é mais raro acontecer.

A decisão da Microsoft em criar esta versão especial do Windows para ARM pareceu correcta na altura em que surgiu, mas a falta de desenvolvimentos e de acompanhamento acabaram por ditar o seu futuro.

Exit mobile version