Windows 7 cresce e domina 60% do mercado dos Desktops
Todos nós sabemos que o sistema operativo Windows é o mais usado em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, a Apple tem vindo a crescer bastantee o GNU/Linux passou a ser uma alternativa ainda mais credível para ambientes domésticos (em especial o Ubuntu e derivados).
Dados divulgados recentemente pela Net Applications mostram que, apesar do crescimento do sistema operativo da Apple e do Linux, o Windows continua a dominar por completo no segmento dos desktops. Mas há uma novidade… a adopção do Windows 7 cresceu nos últimos meses.
Para quem não conhece, a Net Applications é uma empresa que realiza estudos analíticos com base em informações “passadas” pelos browsers dos utilizadores, num conjunto alargado de sites.
Como sabemos, a Microsoft vai lançar já no próximo dia 29 de Julho o Windows 10 e o curioso é que a adopção do Windows 7 tem vindo a crescer nestes últimos meses tendo já ultrapassado marca de quota de mercado de 60%. Os dados revelam ainda que o Windows 7 foi o sistema operativo que mais cresceu em Junho (cerca de 3,2%) e que o Windows 8.1 passou finalmente o velhinho Windows XP. Mas, na verdade, o Windows 8/8.1 continuam com uma margem de adopção muito reduzida.
O Windows 7 vai manter, certamente, a primeira posição durante mais algum tempo sendo que, em Setembro de 2012, ultrapassou o Windows XP e, desde então, que se mantém na liderança. Em Maio de 2014 ultrapassou a maraca dos 50% e, em 2015, este sistema tem continuado em alta.
Com o crescimento do Windows 7, regista-se uma quebra na adopção do Windows Vista e também do Windows XP. No geral, o Windows perdeu ligeiramente participação no mercado dos PCs tendo o Mac OS X e Linux subido ligeiramente.
A Net Applications obtém informações mensalmente dos utilizadores em mais de 40 mil sites de clientes, num universo de 160 milhões de utilizadores únicos.