Pplware

Veja como o Windows 10 já consegue manter o seu disco limpo

A gestão de espaço em disco é uma dor de cabeça que muitas vezes temos de saber tratar. Por muito espaço que se tenha ele nem sempre chega e por vezes precisamos de eliminar dados que não queríamos.

Esta gestão no Windows 10 está facilitada, desde que o Creators Update chegou, com a automatização de muitos destes processos. Hoje vamos conhecer como os podemos aproveitar.


A mais recente grande atualização do Windows trouxe para os seus utilizadores uma novidade que, apesar de escondida, é de extrema importância e utilidade.

Finalmente passam a existir mecanismos que fazem a limpeza do disco dos PCs, eliminado ficheiros que não são usados ou as aplicações já não necessitam.

Como aceder ao Sensor de armazenamento no Windows 10

Esta novidade está escondida dentro das definições do Windows 10, com o nome Sensor de armazenamento (Storage sense). Para lhe acederem devem abrir as Definições do Windows 10 e escolher a opção Sistema.

Aí dentro devem procurar por Armazenamento na coluna da esquerda e lá vão encontrar a opção Sensor de armazenamento. Esta deve estar ativa para que esta limpeza funcione como pretendido.

Aqui podem também aceder à zona em que são configurados os diferentes parâmetros desta limpeza periódica.

Escolher o que Sensor de armazenamento elimina

As opções disponíveis são apenas 2 e focam-se na limpeza dos ficheiros temporários que as aplicações do Windows já não necessitam e na remoção de ficheiros da Reciclagem com mais de 30 dias. Qualquer uma delas pode ser ativada ou desativada.

A informação do Windows 10 não especifica quais os ficheiros que são eliminados na primeira opção, mas devem ser todos os da pasta tmp e de outras pastas similares.

Caso pretendam, podem de imediato fazer esta limpeza. Para isso está presente um botão que trata de imediato de remover os ficheiros temporários e os da reciclagem.

Esta é mais uma melhoria (silenciosa) do Windows 10, que vem melhorar a forma como os utilizadores gerem o seu espaço em disco, libertando-o da tarefa de o limpar periodicamente.

Leia também:

Exit mobile version