Por omissão, há um conjunto de aplicações universais que estão em execução em segundo plano no sistema e obviamente a consumir recursos. No entanto há aplicações que nem sequer usamos e como tal podem ser desligadas.
Hoje vamos aprender como podem facilmente desligar apps em segundo plano no Windows 10.
Sabia que há um conjunto de aplicações que correm em segundo plano no Windows 10? Estas aplicações mantêm um conjunto de informação actualizada mas para isso fazem uso do CPU/RAM. Para quê ter a app universal da Xbox se não tem uma Xbox? E a app do OneNote, usa? E o Sway…usa ou sabe o que é?
Como desligar as apps em segundo plano?
Uma das muitas coisas boas do Windows 10 é o facto do sistema permitir as mais diversas personalizações. Quem pretender desligar as apps em segundo plano, tal como já tínhamos mostrado aqui, basta que vá a Definições…
Depois Privacidade…
Depois, no menu lateral, devem escolher a opção “Aplicações em segundo plano”. Desligue as apps que podem receber informações, enviar notificações, etc. Tal como a Microsoft refere, desligar as aplicações em segundo plano ajuda a poupar energia (…e claro, outros recursos da máquina).
Como ver o Histórico das Aplicações?
Para quem quiser a quantidade de informação, tempo de CPU, tempo de placa de rede usado por essas apps basta que use o atalho “Ctrl + Shift + Esc” e aceda ao separador Histórico de Aplicações.
Desligue as apps em segundo plano é uma tarefa muito simples no Windows 10. Não se esqueçam que o desligar uma app não significa que a mesma deixe de funcionar, deixa sim é de tratar, em tempo real, de um conjunto de informação.
Não esperem também que o sistema fique muito mais rápido, mas ao desligar algumas apps há recurso que são libertados e que podem ser usados por outras tarefas.