Pplware

Afinal o Windows 10 Cloud consegue correr aplicações normais

A Microsoft anda a testar novos caminhos no Windows 10. Depois de cobertas as principais plataformas onde tem presença, é agora a hora de investir noutras áreas.

Criou, para isso, o Windows 10 Cloud, um sistema que apenas correrá aplicações vindas da sua loja de aplicações, rejeitando todas as outras. Mas a verdade é que esta funcionalidade foi já contornada e o Windows 10 Cloud consegue correr todas as aplicações criadas para o Windows.

O Windows 10 Cloud é um excelente exemplo da nova política da Microsoft, mostrando que ainda existe espaço para um sistema dedicado a máquinas menos potentes e que apenas precisam de correr algumas aplicações bem tipificadas. A limitação está nas aplicações universais, que a Microsoft quer que os utilizadores obtenham da loja e que o Pplware já constatou ao testar o Windows 10 Cloud.

Todas as outras aplicações, as que correm no Windows de forma nativa, estão bloqueadas nesta versão, por razões que a Microsoft ainda não apresentou. Provavelmente esta será a forma de conseguir um sistema controlado, com aplicações à medida de máquinas menos potentes e que assim conseguem prestações aceitáveis.

Mas este limite imposto pela Microsoft demorou apenas alguns dias. Depois de ter sido lançado na Internet, de forma não oficial e sem o consentimento da Microsoft, já há quem tenha conseguido colocar o Windows 10 Cloud a correr o Chrome e outras aplicações obtidas fora da loja do Windows.

A forma de contornar este bloqueio não foi revelada, mas sabe-se que a forma de lançar as aplicações é através de comandos na Power Shell, conseguindo assim contornar o SmartScreen, que aparentemente ajuda nesta proteção contra aplicações Win32.

É curioso ver que a proteção para limitar as aplicações que foi implementada no Windows 10 Cloud está já quebrada e que poderá, por isso, sê-lo a qualquer momento mais tarde. Não se sabe se a Microsoft corrigirá esta falha ou se a deixará aberta para que possa ser usada.

Para a maioria dos utilizadores que forem usar o Windows 10 Cloud, não será necessário correr aplicações Win32 dado que tudo o que vão precisar estará na loja de aplicações do Windows. É esta a novidade do Windows 10 Cloud, que aparentemente está já ultrapassada.

Exit mobile version