Pplware

Windows 10 vai ter clipboard na Cloud disponível muito em breve

O foco da Microsoft no Windows 10 tem levado a que este sistema operativo esteja constantemente a ser recheado de novas funcionalidade e de novas melhorias, dando aos utilizadores o que estes realmente necessitam.

Algumas dessas pequenas otimizações são na verdade novidades de peso que muitos vão querer usar assim que estejam disponíveis. A mais recente a surgir foi o clipboard na Cloud, que deverá chegar em breve.


Apresentado há alguns meses, o serviço de cloud clipboard da Microsoft esteve para ser incorporado no Fall Creators Update, mas acabou por ficar de fora, tal como outras novidades.

Agora voltou a surgir e sabe-se que está já nas builds daquela que será a próxima grande atualização do Windows 10, conhecida por agora como Redstone 4.

Esta novidade está ainda incompleta e em fase de desenvolvimento, o que mostra que há ainda muitos trabalho a ser feito pela Microsoft. De qualquer modo, é possível ter já acesso ao que será o clipboard na Cloud da Microsoft.

Para o chamar será necessário apenas clicar nas teclas WINKEY + v, o que dará acesso a uma lista de todos os textos, ficheiros, imagens ou outros elementos que tiverem sido copiados.

Os elementos que não estiverem locais, e que vão estar guardados na cloud da Microsoft, vão estar marcados com um símbolo de uma nuvem, indicando assim a sua localização.

Não é ainda claro como vai ser feita a gestão dos elementos deste clipboard e nem como será possível eliminar elemento que nele estejam. Só em versões posteriores será possível ter acesso a isto.

A grande vantagem deste serviço é mesmo a possibilidade de manter histórico do que é copiado no Windows, ao mesmo tempo que garante que estes elementos podem ser usados noutro computador ou num smartphone, desde que seja usado o teclado Swiftkey, que a Microsoft comprou.

Esta será mais uma grande funcionalidade do Windows 10, rumo a uma integração completa com outros sistemas e com a possibilidade de partilhar conteúdos de forma direta e dentro do ecossistema de aplicações Microsoft.

Fonte

Exit mobile version